Plano de Sucessão e Avaliação de Desempenho: qual a relação?

Você já pensou que avaliação de desempenho pode ser a melhor ferramenta para apoiar o plano de sucessão de sua empresa? Não? Então esse artigo é para você!

Quando o setor de recursos humanos atua de forma estratégica na gestão de pessoas, essa atuação busca se antecipar as necessidades que podem surgir no mercado. Necessidades essas que vão desde as mudanças que acontecem no mercado financeiro, quanto aquelas que são específicas do ramo de atuação da empresa.

Dessa forma, um RH preparado para os desafios é aquele que consegue olhar para o cenário externo e propor ações que coloquem a empresa em vantagem competitiva frente à concorrência.

Certamente, uma das formas de fazer isso é através do desenvolvimento de pessoas.

Esse desenvolvimento é de extrema importância para garantir que a empresa esteja preparada para os desafios do mercado em que atua. Quanto mais bem preparada uma equipe, maior assertividade diante das situações que atravessam o negócio.

No entanto, existe um outro processo que visa garantir a continuidade do crescimento da empresa: o plano de sucessão. Ele visa identificar os talentos aptos a assumirem papéis de maior complexidade e estratégicos dentro da organização.

Entretanto, o plano de sucessão está diretamente ligado a uma ferramenta primordial no desenvolvimento de pessoas: a avaliação de desempenho.

Essa ferramenta é tão importante para garantir a eficiência do plano de sucessão da sua empresa, que esse artigo trata exatamente sobre isso: a relação que existe entre eles.

Então, vamos entender melhor essa relação? Acompanhe com a gente esse artigo.

Usando a tecnologia a favor da sua empresa

Antes de mais nada, a gente precisa falar sobre tecnologia né?

Somos apaixonados por tecnologia e pela forma como ela é capaz de transformar o setor de recursos humanos. Aqui na SER, impactar a gestão de pessoas transformando seu time em uma equipe de alta performance, é a nossa missão!

Por isso, a SER criou a SER HCM, uma solução em gestão estratégica de pessoas que oferece a automatização de processos, sem perder a personalidade do seu negócio.

Com a SER HCM é possível realizar a gestão estratégica do capital humano da sua empresa de forma simples e eficiente. Inclusive, com o módulo de desempenho e desenvolvimento, seu RH pode realizar a avaliação de desempenho que será usada no apoio ao plano de sucessão.

Plano de sucessão esse, que faz parte do planejamento estratégico de pessoas.

Para conhecer essa ferramenta é muito simples. Basta entrar em contato com a equipe da SER e solicitar uma demonstração.

Avaliação de desempenho: acompanhando a performance da equipe

A avaliação de desempenho é um modelo de avaliação que busca mensurar a performance de um profissional durante um determinado período.

O objetivo dessa avaliação é identificar os pontos de melhoria da equipe. Com isso, munir o RH de dados que permitam a construção de ações de desenvolvimento desses pontos de melhoria.

Além disso, ela possibilita a mensuração das habilidades técnicas e comportamentais. Como resultado, permite a construção de um perfil detalhado do time.

Dessa forma, a avaliação de desempenho permite que o RH avalie o colaborador a partir de critérios pré-definidos. Desse modo, ela é capaz de apontar tanto o desempenho da equipe, quanto o desempenho da própria empresa.

Ou seja, a avaliação de desempenho é uma ferramenta estratégica que permite que o setor de recursos humanos identifique qual a posição da empresa frente ao mercado em que ela atua.

Esse modelo de avaliação é um dos processos da gestão de desempenho, que conta ainda com PDI, contrato de metas, feedback contínuo.

Mas aqui nós queremos falar especificamente da avaliação de desempenho e de como ela pode garantir a eficiência do seu plano de sucessão.

Avaliação de desempenho e plano de sucessão

Certamente, se você está sempre por aqui, já sabe do que se trata o plano de sucessão, né?

Mas se você é novo por aqui, a gente vai te contar.

O plano de sucessão é um processo da gestão estratégica de pessoas, que visa identificar  e desenvolver talentos. Com o intuito de preparar sucessores para cargos estratégicos e de grande complexidade dentro da organização.

Sendo assim, ele é um planejamento de cada cargo de forma hierárquica e de qual trajetória seus talentos precisarão percorrer para assumir posições maiores, de acordo com a estratégia da empresa.

Em suma, o plano de sucessão é crucial para garantir a evolução das pessoas dentro da organização e consequentemente, preparar a empresa para o crescimento. Ou seja, ele deixa claro o propósito da empresa!

Dessa forma, a relação entre avaliação de desempenho e plano de sucessão, está na identificação de talentos!

Se por um lado, o plano de sucessão precisa saber quem são as pessoas chave da empresa que poderão assumir posições estratégicas, por outro lado, a avaliação de desempenho ajudará nessa identificação.

Concluindo

Os processos da gestão estratégica de pessoas precisam ser integrados para garantir a eficiência na análise de dados. A falta de um ciclo de gestão de desempenho, pode impedir que a sucessão da empresa seja feita de maneira idônea e meritocrática.

Os danos disso são muitas vezes irreversíveis. Afinal, a falta de transparência nos processos de sucessão quebra o vínculo de confiança entre empresa e colaboradores. Com isso, gera desmotivação, ruídos de comunicação e queda na produtividade.

Na pior das hipóteses, ainda aumenta os índices de turnover, incentivando os pedidos de demissão voluntária e impactando negativamente clima organizacional.

A boa notícia é que investindo no desenvolvimento de processos claros, o resultado é a experiência exponencial dos seus talentos, com ganhos excepcionais para ambos os lados.

Ou seja, vale a pena investir no desenvolvimento do seu RH! Certamente a implantação de um ciclo de gestão do desempenho, atrelado ao seu pano de sucessão garantirão não só a formação de uma equipe de alta performance, como o sucesso do seu negócio.

Ficou claro como a avaliação de desempenho é importante para a eficiência do seu plano de sucessão? Quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas e transformar o RH da sua empresa? Assine nossa newsletter.

Toda semana tem conteúdos novos, diretamente em sua caixa de e-mails.

Aproveite para nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades da SER.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top