Você sabe como fazer um planejamento de RH eficiente?

2022-12-13T11:13:53-03:0012 December, 2022|Gestão de Pessoas, Tecnologia para RH|

Fazer um planejamento de RH eficiente é primordial para garantir o sucesso do setor, na gestão estratégica de pessoas. Quer saber como fazer o seu? Acompanhe nesse artigo.

A gestão estratégica de pessoas, certamente, é a principal responsável pelo sucesso de um negócio. Afinal, investir nas pessoas as tornam preparadas para alcançar os objetivos do planejamento estratégico da empresa.

Principalmente considerando as mudanças no papel do setor de recursos humanos, ao longo dos anos. De setor burocrático e responsável por operacionalizar a admissão e rescisão de pessoas, à atuação estratégica de alinhamento entre as necessidades da empresa e as expectativas dos profissionais.

No entanto, para que esse trabalho seja realizado de forma eficaz, realizar o planejamento de RH é primordial. Afinal, será esse planejamento de RH que permitirá que as ações do setor sejam realizadas conforme as necessidades da empresa.

Sendo assim, no artigo de hoje, queremos trazer para você algumas dicas de como realizar um planejamento de RH de forma eficiente.

Essa eficiência garantirá que o setor de recursos humanos atue com excelência em seu papel de parceiro com a liderança em busca dos objetivos da organização.

Quer entender melhor? Acompanhe com a gente!

Do que se trata esse planejamento?

Um planejamento é um documento que diz quais são os passos que você precisa para alcançar um determinado objetivo. Em se tratando de um planejamento de RH, não é diferente.

Ele trata de um conteúdo que relaciona todas as ações do setor de recursos humanos que precisam ser realizadas ao longo de um determinado período.

Esse planejamento garantirá que o setor de recursos humanos estenda sua atuação para além das atividades operacionais, priorizando as ações estratégicas da gestão de pessoas.

Ele abordará os principais planos do setor, para garantir uma formação de uma equipe de alto performance, como avaliações de desempenho, planos de desenvolvimento individual, contrato de metas etc.

Mas não se trata apenas do desenvolvimento das pessoas. O planejamento de RH também deve contemplar as ações de employee experience. Ações essas que garantirão não só a satisfação do cliente interno, como também impactação do clima organizacional, garantindo um ambiente de trabalho que seja desafiador e motivador na mesma medida.

Em suma, um planejamento de RH tem como foco elaborar planos de ação para que tanto colaboradores quanto liderança sejam capazes de alcançar os objetivos propostos e atenderem as expectativas coletivas.

Comece pela tecnologia

A primeira dica, obviamente, é a respeito das ferramentas que seu RH irá utilizar para desenvolver um planejamento eficaz. Nesse sentido, contar com um bom software de RH faz toda a diferença não só para o desenvolvimento do planejamento, mas também para a execução dele.

Exemplo disso, é que, se seu planejamento prevê o desenvolvimento de pessoas, contar com um software que apoie a avaliação de desempenho, e o acompanhamento desse desempenho faz toda a diferença.

Sendo assim, a melhor dica que podemos te dar, é a plataforma SER HCM, da SER.

Com a SER HCM é possível elaborar o planejamento de RH e ainda colocar em prática cada uma das ações em gestão de pessoas. Nossa solução para gestão estratégica de pessoas conta com módulos de desempenho e desenvolvimento e planejamento estratégico, que podem apoiar com excelência o planejamento de RH da sua empresa.

Mas a SER HCM oferece muito mais! Além de diversas soluções para a gestão de pessoas da sua empresa, é possível ainda customizar os processos ao perfil da equipe e contar como atendimento high touch.

É o jeito SER de oferecer para sua empresa a melhor solução tecnológica para gestão de pessoas.

E é muito simples conhecer essa ferramenta. Basta entrar em contato com nossa esquipe de especialistas e solicitar uma demonstração.

Dê atenção ao diagnóstico organizacional

Contratada a tecnologia certa para sua empresa, é hora de realizar um diagnóstico dela. E esse diagnóstico precisa identificar quais são as necessidades da empresa, seus pontos críticos e até pontos fortes.

Entender as necessidades da empresa ajudará a construir o plano de ação correto, com as devidas soluções.

Por outro lado, saber quais são os pontos fortes pode facilitar a construção desse plano, já que você já sabe com quais forças pode contar para alcançar seus objetivos.

No entanto, para que seja possível construir um planejamento de RH adequado, esse diagnóstico precisa vir acompanhado de quais são as metas da empresa, os objetivos a longo prazo e suas intenções no mercado em que atua.

Não se esqueça de separar as necessidades da organização, das necessidades de cada setor. Em geral, os objetivos macros precisam contar com os objetivos de cada equipe e ou setor. Entender isso é de extrema importância para garantir um planejamento de RH que alcance toda a empresa.

Trace metas e objetivos

Diagnóstico realizado e necessidades identificadas, é hora de definir os objetivos e traçar as metas para alcançá-las.

Aqui, conhecer os objetivos da empresa e do negócio com profundidade, faz toda a diferença. Afinal, só é possível alinhar as necessidades da empresa e as expectativas dos talentos, se o RH sabe as estratégias do negócio.

Sendo assim, conhecendo os objetivos da organização, é preciso entender os objetivos do próprio setor de recursos humanos.

Só para exemplificar, se um dos objetivos da empresa é a expansão dos negócios, o RH terá como objetivo a contratação, treinamento e integração dos talentos que participarão dessa expansão. Da mesma forma, é possível que o RH precise construir um plano de sucessão, que permita o desenvolvimento de novos líderes que participem dessa expansão.

Com isso, dá para entender, como os objetivos do RH, precisam estar alinhados aos objetivos da empresa.

Sendo assim, nessa etapa, o setor de recursos humanos precisa propor soluções para as questões levantadas no diagnóstico organizacional.

Desenvolva um plano de ação

Objetivos traçados, é hora de desenvolver um plano de ação. Se as etapas anteriores forem realizadas de forma correta, o plano de ação tende a ser eficaz.

Portanto, não desconsidere as outras etapas. Se o diagnóstico for feito de maneira correta, e os objetivos estiverem alinhados as necessidades da empresa, seu plano de ação será eficaz e assertivo.

Aproveite esse momento para mapear os processos. Isso facilitará não só a montagem do plano de ação, como sua execução. Sendo assim,

Monitore seus resultados

O que torna um planejamento de RH eficiente, além dos passos anteriores, é o acompanhamento dos resultados.

Dessa forma, é crucial realizar um monitoramento que permita que o RH analise as estratégias e melhore os processos. Esse monitoramento precisa ser um processo contínuo, portanto, não existe o momento certo de fazê-lo.

Afinal, os processos mudam e geralmente acompanham a dinâmica da organização. À medida que a empresa amadurece, que os colaboradores ficam mais inteirados de suas atividades e o negócio cresce, os processos vão de modificando para atender as novas demandas.

Sendo assim, o monitoramento permite que seu planejamento de RH seja reajustado, caso necessário.

Concluindo

O planejamento de RH é a chave de sucesso para os processos em gestão de pessoas. Ele permite que o setor de recursos humanos se organize, para atender as necessidades da empresa em relação a gestão do capital intelectual da organização.

No entanto, ele não é um processo rápido e realizado uma única vez. E o que o torna eficiente é exatamente isso. Por ser realizado ao longo de toda a atuação do RH, o planejamento permite que esse setor faça a adequação dos planos à jornada da empresa e dos talentos.

Com isso, consegue alcançar as situações que surgem de forma inesperada, atuando de forma preventiva e antecipada aos problemas.

Portanto, se planejar para atender às expectativas da empresa, frente as mudanças que ocorrem no mercado, torna o RH mais estratégico e eficiente. Consequentemente, essa atuação estratégica contribui para a satisfação e retenção de talentos em sua empresa.

E aí, conseguiu entender a importância de realizar um planejamento de RH eficiente?

Quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas? Então não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos por aqui e você recebe em primeira mão, em sua caixa de e-mails.

Aproveite para curtir a SER nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades que temos para sua empresa.

Compartilhar este Artigo

One Comment

  1. […] assim, com base nessas métricas, o RH pode atuar de forma estratégica na gestão de pessoas. Com os dados em mãos é possível melhorar a comunicação interna, a […]

Leave A Comment

Go to Top