Indicadores de clima organizacional ideais para a sua empresa

2022-12-29T10:30:48-03:0011 abril, 2019|Gestão de Pessoas|

O clima organizacional é um fator determinante para a felicidade no trabalho e para um bom desempenho dos funcionários! Confira quais são os principais indicadores de clima organizacional para medi-lo, neste artigo. 

O clima organizacional é um ótimo termômetro para as organizações. Ou seja, em um ambiente de trabalhado harmonioso e produtivo, os funcionários têm um desempenho melhor e as relações de trabalho são baseadas na confiança e no respeito.

Trabalhar em um local organizado e ter as ferramentas necessárias para desenvolver as tarefas faz a diferença. Um bom clima organizacional, além de influenciar na produtividade de sua equipe, impactará a atração e retenção de talentos.

Afinal, ações de employee experience são uma excelente forma de fortalecer a marca empregadora. O que fará com que sua empresa atraia os talentos mais promissores do mercado.

Ou seja, o clima organizacional acaba influenciando positivamente a formação de equipe de alta performance. Consequentemente, aumenta a competitividade de sua empresa no mercado.

No entanto, além do espaço físico e dos instrumentos de trabalho, existem outros componentes que influenciam no clima organizacional.

É para aferir se as coisas andam bem na sua instituição que existem os indicadores de clima organizacional. Então, com essas métricas, você descobrirá se é preciso realizar mudanças e em que é preciso mexer.

No artigo de hoje queremos trazer para você alguns indicadores de clima organizacional e a importância dele. Vamos conhecer um pouco mais sobre o assunto?

Acompanhe com a gente o artigo.

Um acompanhamento constante

Primeiramente entenda que, para garantir uma boa gestão, além de definir os indicadores de clima organizacional, é preciso medi-los com uma periodicidade frequente. Posteriormente, acompanhar esses indicadores é essencial para entender os rumos que a organização está tomando.

Dessa forma é necessário que seu setor de recursos humanos se programe para implementar essa rotina nos seus afazeres.

Sendo assim, com base nessas métricas, o RH pode atuar de forma estratégica na gestão de pessoas. Com os dados em mãos é possível melhorar a comunicação interna, a motivação dos trabalhadores e o engajamento dos funcionários, só para exemplificar.

Inclusive, investir no bem-estar no trabalho e na satisfação dos colaboradores é fundamental, afinal, os colaboradores são os primeiros clientes de qualquer empresa. Como clientes internos, eles se tornam defensores da empresa e se preocupam em encantar o cliente externo.

Daí a importância de estabelecer indicadores e acompanhá-los, para entender como anda o ambiente organizacional.

Portanto, os indicadores de clima organizacional trarão todos os elementos que você precisa para uma gestão humanizada e voltada não apenas para os resultados, mas também para o colaborador.

Utilize a tecnologia na gestão do clima organizacional

Acompanhar as métricas relacionadas ao clima organizacional é primordial para garantir a experiência do seu colaborador.

No entanto, realizar o acompanhamento das métricas de forma manual, além de trabalhoso, aumenta o risco de erros da mensuração dos dados.

Dessa forma, a contratação de um software de RH faz toda a diferença na gestão do clima organizacional. Sugerimos, portanto, que você conheça a SER HCM.

A SER HCM é uma solução em gestão estratégica de pessoas desenvolvida com toda a experiência da SER. Composta por módulos que permitem a gestão integrada de informações de seus colaboradores, a plataforma conta com um módulo de Pesquisa de Clima e gestão do clima organizacional.

Para conhecer essa ferramenta, basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas e solicitar uma demonstração.

Confira a seguir as principais métricas para entender o clima organizacional!

1- Absenteísmo

Se sua empresa tem um número alto de funcionários que faltam regularmente ou, então, que sempre chegam depois do horário, cuidado!

Esse é um indicativo de que o clima organizacional não vai bem. Esse colaborador pode ter desenvolvido um bloqueio por não se sentir confortável no ambiente de trabalho. Bem como um histórico de doenças que podem ser reflexo de um ambiente complicado.

Um clima organizacional tóxico impacta não somente a produtividade e engajamento do seu colaborador, como pode proporcionar o desenvolvimento de doenças do trabalho, como a síndrome de burnout.

Portanto, acompanhar os índices de assiduidade e absenteísmo é de extrema importância para entender como o clima organizacional impacta o bem-estar de seus colaboradores.

2- Turnover

Quando a rotatividade de funcionários é muito alta é preciso entender os motivos disso. Pode ser reflexo de um recrutamento mal-feito ou, então, de uma falta de perspectiva de crescimento dentro da organização, só para exemplificar.

Nesse sentido, entrevistas de desligamento são uma importante ferramenta dentro desse processo de entendimento.

Sendo assim, os dados de turnover são indicadores de climas que devem ser constantemente acompanhados com o intuito de trazer clareza sobre a forma como seu talento enxerga a empresa.

3- Qualidade de feedback

Dentre os indicadores de clima organizacional, o feedback é importantíssimo. Portanto, ao dar o retorno sobre uma avaliação de desempenho, não deixe o funcionário no escuro. Seja claro, objetivo e respeitoso em suas colocações. O feedback precisa acrescentar algo à vida do trabalhador.

Construir uma cultura de feedback não é muito confortável no início, mas é compensador. Uma comunicação horizontal e clara traz diversos benefícios, inclusive no clima organizacional. Dessa forma, não se atenha à avaliação de desempenho. Permita-se incluir o feedback no dia a dia da organização.

E lembre-se de elogiar um bom trabalho na mesma proporção em que é preciso apontar os erros. Silêncio não é sinônimo de elogio.

4- Produtividade

A produtividade é um dado muito analisado pelas empresas, pois tem reflexo direto nos resultados da organização. Aumentar esse indicador é a busca de todo gestor. No entanto, esse indicador é mais importante do que pode parecer.

Afinal, o aumento da produtividade é um efeito positivo de uma boa gestão de todos os outros indicadores. Podemos afirmar, portanto, que um trabalhador satisfeito e bem assistido pela empresa superará as expectativas de sua liderança.

5- Retrabalho

Acompanhar os índices de retrabalho são uma importante forma de entender como o clima organizacional impacta a qualidade das entregas de seus colaboradores. Afinal, quando o ambiente organizacional é motivador e instigante, a qualidade do trabalho tende a ser excepcional.

Portanto, esse é um importante indicador de clima organizacional a ser acompanhamento pelo setor de recursos humanos.

ebook cultura organizacional

Dicas para investir em um bom clima organizacional

Ter bons indicadores de clima organizacional e acompanhá-los é muito importante para entender como seus colaboradores enxergam a empresa e seus valores.

No entanto, é preciso utilizar esses indicadores para trazer transformações na cultura organizacional que sejam relevantes. Dessa forma, entender o que cada indicador mede e o que é possível mudar é primordial.

Exemplo disso são os indicadores de turnover. Eles podem indicar desde uma liderança despreparada para a gestão, como a falta de perspectiva de crescimento na organização. Sendo assim, cabe ao RH investir no desenvolvimento de uma liderança inspiradora.

Por outro lado, ter um plano de carreira estruturado que permita ao colaborador alinhar suas expectativas, projetar o crescimento e trabalhar para que isso aconteça, motivará sua equipe.

Vislumbrar a ascensão profissional e conhecer o trajeto a ser percorrido para conquistar os objetivos, sabendo das oportunidades e dos desafios, contribui para um bom clima organizacional.

Mas não para por aqui.

Indicadores de absenteísmo também podem indicar um ambiente organizacional insalubre. Da mesma forma, indicadores de produtividade podem indicar carência de treinamentos ou sobrecarga de atividades.

Portanto, esteja atento a cada um dos indicadores e aproveite para aplicar pesquisas pontuais que tragam maior clareza aos dados levantados através desses indicadores.

Concluindo

Indicadores de clima organizacional envolvem toda a estrutura da organização.

Portanto, sua empresa só terá os resultados almejados se sua equipe como um todo, andar bem. Para isso, é preciso escolher bons líderes, ter um RH competente, atuante e oferecer benefícios competitivos  e excelentes condições de trabalho aos colaboradores.

Coletar todos esses dados pode ser um grande desafio, mas todo esse processo é facilitado pela tecnologia. Com a ferramenta ideal e uma plataforma inteligente, os gestores terão todas as informações necessárias e estarão aptos a tomar as decisões estratégicas acertadas.

O mais importante é que o setor de recursos humanos esteja atento a cada indicador e use os dados para promover um ambiente harmonioso e motivador. Certamente, essa é a estratégia mais eficaz de promover crescimento e sustentabilidade para seu negócio.

Gostou deste artigo? Então siga as nossas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos como este! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

E se você quiser conhecer melhor o mundo da gestão estratégica de pessoas, não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos por aqui que podem chegar primeiro na sua caixa de e-mails.

Compartilhar este Artigo

Ir ao Topo