Feedback é um presente ou uma crítica?

2020-04-06T11:05:15-03:0024 September, 2012|Gestão de Desempenho|

O feedback é uma ferramenta extremamente poderosa de gestão para alinhar e colocar todos no caminho correto.

Antes de mais nada precisamos definir o que é um Feedback estruturado, pois muitos acreditam que fazer comentários positivos, até mesmo parabenizando , ou negativos, cobrando alguma mudança de postura, ou correções, são feedbacks, mas não são.

O Feedback estruturado implica em envolvimento, empatia e esforço, precisa ser preparado com antecedência, conter fatos e dados.

Guia completo de avaliação de desempenho

Para tanto, é necessário cobrir os seguintes aspectos:

1)

Entender o momento atual e futuro do profissional. Precisa levar em conta o estágio em que ele se encontra, se é júnior ou sênior, pois devemos esperar as entregas compatíveis com esse estágio, e não obstante é nossa função como gestor atuar como coaching e direcionar o colaborador para atividades onde ele poderá desempenhar o seu melhor. Muitas vezes temos pessoas super boas em relacionamento que estão  em áreas operacionais ou de análise, devemos ajudar a direcionar o plano de carreira.

2)

Ter clara a capacitação do funcionário para exercer as atividades e qual é o plano de crescimento. Outro ponto de grande importância é a capacitação para exercer determinada atividade, pois as vezes entregas inferiores tem a ver com falta capacitação e não de competência e um ou dois cursos podem resolver, devemos investir onde a pessoa pode produzir mais para empresa e para ele mesmo.

Os resultados esperados são:

1 – Alinhamento de expectativas

Eu acredito que o alinhamento de expectativas é a parte mais importante do feedback, pois as pessoas (chefe e subordinado) interpretam que de ambos os lados já se sabe o que é esperado, mas isso não é verdade. Portanto, de tempos em tempos é necessário discutir esse tema. Precisamos escutar os nossos colaboradores para saber o que eles esperam de nós e da empresa e por outro lado precisamos alinhar essas expectativas com o que nós esperamos deles e o que a empresa espera deles e por último o que podemos oferecer no médio e longo prazo.

2 – Definição de metas para colaborador, chefe e empresa

depois dessa conversa é necessário definir metas de médio e longo prazo para voltarmos a discutir evoluções nos próximos 3 meses.

O Feedback estruturado orienta, motiva e traz resultado para empresa, chefe e subordinado.

É um verdadeiro xarope para gestão!

Espero que tenham gostado e invistam um tempo de feedback com o seu time.

Compartilhar este Artigo

One Comment

  1. […] feita condiz com a observação que você realizou. Além disso, é importante oferecer feedback apresentando os pontos positivos e negativos e propor novas soluções, caso seja […]

Leave A Comment

Go to Top