Como fazer uma gestão de pessoas de forma inovadora?

2022-09-01T09:28:52-03:0023 abril, 2020|Gestão de Pessoas|

Uma gestão de pessoas inovadora é primordial para o sucesso do negócio. Acompanhe nesse artigo o que é necessário fazer para tornar a gestão de pessoas de sua empresa exponencial.

Com o avanço das mudanças, cada dia mais rápido e significativo na sociedade, as empresas precisam buscar formas de se manterem competitivas no mercado. Obviamente, todo negócio se trata de pessoas e suas relações. Nesse sentido, é na gestão de pessoas que as ações devem ser iniciadas.

Dentre essas ações, o desenvolvimento de uma cultura de inovação e o preparo da empresa para atender as necessidades e exigências do mercado.

Sendo assim, podemos afirmar que criar um ambiente favorável à inovação é desafiador. Da mesma forma que fazer uma gestão de pessoas que realmente traga resultados positivos para os negócios.

A empresa que não possui um modelo de gestão estruturado e inovador precisa, portanto, fazer uma reavaliação interna, definir objetivos estratégicos e criar processos e cargos que atendam a esses objetivos organizacionais.

Além disso, se não for o principal, é fundamental ter uma gestão estratégica de pessoas, onde os colaboradores são os responsáveis pelo desenvolvimento e crescimento da empresa, juntamente com a liderança.

Atrair e reter talentos, gerir o conhecimento, qualificar e capacitar pessoas, garantir processos sucessórios e ter um ambiente motivador de trabalho são elementos de prioridade da maioria das empresas. Por isso, as companhias que desejam permanecer no mercado de trabalho, mantendo colaboradores satisfeitos e produzindo mais, precisam adotar novos modelos estratégicos para sua equipe.

É necessário tempo e dedicação para fazer uma gestão inovadora. Por isso, convido você a continuar essa leitura, entender melhor sobre o assunto e descobrir quais são as melhores ações para gerir seu negócio com sucesso.

Desenvolvendo uma gestão estratégica e inovadora

Primeiramente, precisamos entender o que é uma gestão estratégica de pessoas. Sendo assim podemos dizer que a gestão de pessoas é estratégica, quando ela traz o desenho de políticas, processos e metodologias referente às necessidades da organização e dos colaboradores.

Ou seja, visa garantir que as práticas e políticas de recursos humanos estejam funcionando para garantir o crescimento da empresa.

Além disso, atua como base para uma cultura de alta performance, onde valorização e reconhecimento dos profissionais da empresa é o foco do RH. Consequentemente, esses colaboradores trabalham engajados, motivados e com altos índices de produtividade.

Já por gestão de pessoas inovadora, entendemos ser aquela que se antecipa as necessidades do mercado, da empresa e dos colaboradores. Com isso, permite a sustentabilidade do negócio, o fortalecimento da marca empregadora e cria um ambiente de experiências para o colaborador.

Promover uma gestão de pessoas inovadora, capaz de atingir os melhores resultados, tornou-se uma exigência. Para assegurar a saúde financeira e a permanência da organização no mercado, uma política efetiva de inovação deve fazer parte da estratégia empresarial.

Para te ajudar a entender na prática as ações que tornam o seu RH estratégico e inovador, separamos algumas dicas importante. Veja a seguir essas dicas e se prepare para fazer uma gestão de sucesso.

1- Políticas de Recursos Humanos

Certamente, estabelecer as diretrizes e políticas de Recursos Humanos a serem adotadas para que exista um norte a ser seguido pelos colaboradores, é o primeiro passo para uma gestão de pessoas inovadora.

A definição dessas políticas é o momento de reforçar os valores, princípios e objetivos da organização. Além disso, é importante definir as regras de ética e conduta adequadas dentro e fora do ambiente de trabalho.

Assuntos como remuneração, benefícios, plano de carreira, treinamentos para qualificação e capacitação, avaliação de desempenho, comunicação interna, precisam ser bem claras e definidas.

Para o profissional são pontos de interesse que impactam diretamente na sua satisfação com o ambiente de trabalho, além de interferir em seu desempenho.

Importante salientar que esse processo não deve ser feito uma única vez. É preciso que as políticas de RH sejam constantemente atualizadas para atender as mudanças do mercado e expectativas da organização.

2- Inove o processo de recrutamento e seleção

Certamente, um processo de recrutamento e seleção bem executado é muito importante para encontrar os profissionais ideais para a organização. As empresas mais atentas ao mercado realizam processos inovadores de recrutamento para atrair e conquistar cada vez mais candidatos qualificados.

Processos inovadores contribuem para captar talentos que se encaixam com a cultura organizacional, atendendo aos objetivos do planejamento estratégico. Sobretudo, contribuem para que a equipe seja formada por profissionais de alta performance.

No entanto, para garantir um funil de recrutamento eficiente, é importante, ao publicar vagas abertas, utilizar-se de uma comunicação clara e objetiva. A divulgação de informações de forma transparente, permite que a aplicação à vaga seja de candidatos com o perfil necessário à posição disponível.

Sendo assim, é necessário que o RH conheça cada cargo e as atividades dentro da organização, além das competências necessárias para ao desempenho da função. Inclusive, esse é um conhecimento que pode ser desenvolvido através do mapeamento de cargos.

Atualmente, é possível encontrar no mercado métodos e ferramentas inovadores para um processo de recrutamento moderno. Só para exemplificar, a gamificação tem sido bastante utilizada nesses processos.

Isso porque é possível analisar as habilidades técnicas e a personalidade de um candidato por meio de jogos. E ainda, através do recrutamento online e entrevistas por vídeo, utilizando uma plataforma digital, possibilitar o encontro entre empresa e candidatos, encurtando distâncias e tornando esse processo mais eficiente.

 3- Promova a capacitação dos colaboradores

Com o mercado em constantes transformações, é preciso que as organizações também acompanhem os seus colaboradores. Sendo assim, é essencial que haja uma atualização constante por parte dos gestores e profissionais, visando a capacitação e desenvolvimento de novas competências.

No entanto, para garantir profissionais altamente capacitados e comprometidos, é preciso investir também na inovação dos processos.

Dessa forma, promover programas de treinamento e qualificação para colaboradores, baseado em uma avaliação de desempenho é uma forma de inovar a gestão de pessoas.

Afinal, não basta que os gestores observem a necessidade de desenvolvimento e faça uma escolha puramente subjetiva. O investimento em avaliações sistemáticas permite que haja isonomia e imparcialidade na escolha daqueles que serão beneficiados pelos programas de desenvolvimento.

Esse é um processo que garante oportunidade para aqueles que podem se destacar. Sobretudo, melhorando a produtividade da equipe e atingindo o máximo de eficiência. Sendo assim, é interessante que a empresa cultive o incentivo aos colaboradores de sempre procurar a evolução pessoal e profissional.

Para isso, investir em programas de lifelong learning e melhoria contínua, é essencial.

4- Tenha um software de gestão de pessoas

A tecnologia é uma grande aliada no crescimento e sucesso dos negócios.

Sendo assim, é primordial que a empresa tenha um software de RH para realizar a gestão da sua equipe. Existem softwares que oferecem otimização no processo de recrutamento e seleção e que permite ao recrutador escancear automaticamente os dados de um currículo, sem a necessidade de digitação.

Além disso, é possível reunir todas as informações sobre o desempenho do colaborador em um único local, de fácil acesso. Além de permitir a geração de relatórios com dados que auxiliam o líder a reconhecer aqueles que realmente são os melhores membros da equipe.

Nossa dica aqui é você conheça a SER HCM. Essa é uma ferramenta tecnológica desenvolvida pela SER, para apoiar o RH na gestão estratégica de pessoas. Além de permitir a implantação de diversos processos, a SER HCM pode ser totalmente customizada as necessidades e processos que já existem em sua empresa.

Sobretudo, ela permite a gestão automatizada e eficiente no RH, e ainda garante a inovação através da atualização de processos e melhoria contínua.

ebook software para gestão de pessoas

5- Comunicação assertiva

Para uma gestão ser estratégica, a comunicação precisa ser clara, transparente e objetiva. Isso permitirá que todos os setores estejam alinhados com as ações e processos que são importantes para a organização.

Também é importante estimular o feedback contínuo entre colaboradores e liderança.

Por meio do feedback, o gestor ajuda o colaborador a enxergar como seus esforços individuais contribuem para alcançar os objetivos estratégicos da organização. Assim, reforçando o seu papel dentro da empresa, o que é essencial para a sua motivação. Além disto, norteia todos os colaboradores em prol do mesmo objetivo.

No entanto, é preciso ressaltar que o processo de comunicação não está ligado somente a uma cultura de feedback. Comunicação vai além disso, passando pela transmissão transparente de informações e construção de vínculos de confiança entre empresa e colaboradores.

Sendo assim, é necessário preparar a liderança para desenvolver escuta ativa e empática e comunicação não violenta com a equipe. Tudo isso através do desenvolvimento de habilidades comportamentais como inteligência emocional, negociação, resolução de conflitos e liderança.

Concluindo

Vimos como é importante ter uma gestão de pessoas mais estratégica e inovadora na organização. A gestão possui papel essencial no planejamento e execução das metas e objetivos institucionais. Ela valoriza a autonomia dos colaboradores, promove a qualidade de vida no trabalho e ajuda a difundir a cultura organizacional.

Sendo assim, a organização do trabalho irá melhorar de forma contínua, promovendo aumento de produtividade e manutenção da saúde e bem-estar no trabalho.

Por fim, a gestão inovadora é aquela que modifica pessoas e processos dentro da empresa, respeitando, porém, que as mudanças ocorrem a todo tempo. Sendo assim, é necessário acompanhamento do mercado e suas tendências para sair à frente na competitividade.

Quer saber mais sobre isso? Não deixe de assinar nossa Newsletter! Toda semana temos conteúdos novos, diretamente em sua caixa de e-mails.

E se você quer saber mais sobre a SER e entender como funcionam nossas soluções para gestão estratégica de pessoas, entre em contato conosco e solicite uma demonstração.

Gostou da leitura? Compartilhe nas suas redes sociais!

Compartilhar este Artigo

6 Comentários

  1. […] rumos que afetam totalmente a postura do colaborador dentro da empresa, assim como a qualidade do relacionamento entre ele e o […]

  2. […] As empresas, de modo geral, estão ligadas às novidades do mercado e às exigências dos seus clientes e colaboradores. Buscando melhores resultados e aderindo às tendências mais avançadas no mundo corporativo, as organizações investem em recursos tecnológicos para modernizar os seus serviços, principalmente na área de gestão de pessoas. […]

  3. […] criação do plano de remuneração variável envolve toda a gestão de pessoas com a parceria dos setores financeiros e de planejamento. Veja a seguir e entenda melhor como […]

  4. […] seus colaboradores a compreender a importância de participar das palestras corporativas facilita a gestão de pessoas e aumenta a […]

  5. […] SER é uma empresa focada e especializa em Gestão Estratégica de Pessoas, portanto, oferece soluções aos seus clientes, com facilidade e sem perder a identidade da sua […]

  6. […] retorno, conhecido como feedback, pode vir da direção, da equipe de RH, dos colegas e até de subordinados do profissional. Porém, sua eficiência depende da forma como […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo