4 maneiras de fazer a otimização de processos de RH em sua empresa

2020-03-09T14:59:58-03:0013 December, 2018|Gestão de Pessoas|

Estabelecer metas para o setor e ter uma equipe organizada são apenas 2 das 4 maneiras que apontamos como necessárias para fazer uma otimização de processos de RH. Confira mais em nosso conteúdo!

A otimização de processos de RH é indispensável para garantir a competitividade da empresa. Isso porque apenas quando o setor de Recursos Humanos trabalha em uma velocidade capaz de acompanhar possíveis mudanças. A organização pode estabelecer novas rotas e traçar estratégias coerentes com o mercado.

Porém pode ser um caminho um pouco confuso se você não sabe exatamente como fazer essa otimização. Então para ajudar nesse processo, indicamos neste post 4 estratégias para você estruturar essas mudanças e manter a relevância da empresa em relação à concorrência. Acompanhe!

A importância do planejamento

O primeiro passo para a otimização de processos do RH é o planejamento. Isso porque o departamento leva a responsabilidade de unir as equipes produtivas às metas determinadas pela diretoria ― praticamente um elo de ligação entre as duas pontas da hierarquia corporativa.

Quando os processos voltados à otimização são realizados de maneira desordenada, causa impactos diretos aos resultados da empresa e ao engajamento dos trabalhadores. Isso pode provocar uma queda brusca de produtividade ou até a demissão em massa.

4 estratégias para promover a otimização de processos de RH

Abaixo, destacamos 4 ações que podem ser tomadas para otimizar o departamento de Recursos Humanos.

1. Realizar atividades operacionais de forma mais automática

O RH realiza uma série de atividades importantes para a corporação, mas que tomam um tempo muito precioso. Dentre elas por exemplo, podemos citar o controle das horas trabalhadas, os cálculos dos direitos rescisórios, atividades relacionadas à gestão de pessoas, entre outros.

Várias dessas atividades podem ser otimizadas com a contratação de um bom software de RH, que faça com que esses processos sejam concluídos em menos tempo e maior precisão. Isso garante não só a exatidão das informações como liberando a equipe de Recursos Humanos para outras atividades.

2. Estabelecer metas para o setor

O estabelecimento de metas ajuda a manter a equipe mais produtiva e focada em um objetivo que realmente venha a trazer resultados para a empresa. Com isso, os profissionais se mantêm engajados e sabem para onde devem ir. Além disso eles apresentam uma visão muito clara de tudo o que precisa ser resolvido.

Isso também vale para o RH. Procure entender qual é a prioridade agora: aumentar a retenção? Fazer contratações melhores? Afiar a gestão de pessoas?

Dados e produtividade

Sabendo quais são os gargalos e o que precisa ser resolvido, o RH consegue empenhar esforços na direção dessa meta e trazer resultados palpáveis para a organização.

3. Ter uma equipe integrada

Outra maneira de garantir que os processos de RH sejam produtivos é trabalhar na integração da equipe. É indispensável que os funcionários estejam focados e empenhados em uma só direção, sabendo das responsabilidades de cada um e colaborando entre si para que consigam alcançar as metas.

Para isso, promova eventos e treinamentos que incentivem a formação de uma equipe coesa e que saiba trabalhar dentro da pluralidade representada pela presença de diversos talentos.

4. Investir na comunicação interna

Grande parte dos problemas internos da empresa são provocados pela falta de comunicação. Sendo assim, investir neste diálogo ajuda a manter os funcionários engajados e evitar rumores que prejudicam o andamento dos processos.

Essa necessidade é ainda maior quando se trata de um setor tão ligado intimamente ao desenvolvimento dos funcionários como é o RH, que exerce um trabalho ativo de gestão de pessoas.

É importante que o departamento tenha acesso fácil a todas as informações relacionadas aos funcionários e suas performances, permitindo, assim, um alinhamento de decisões e coerência em relação à qualquer mudança.

Em suma, saber como promover a otimização de processos de RH da maneira correta é essencial. A empresa consegue manter a sua relevância diante das mudanças bruscas do mercado de maneira estruturada e robusta.

Se você achou que este conteúdo pode ajudar a administrar melhor o Recursos Humanos da sua organização, aproveite para seguir os perfis da Ser HCM no Facebook e Linkedin!

Compartilhar este Artigo

Go to Top