Aprenda a usar o People Analytics na gestão de pessoas

2020-04-06T10:49:55-03:008 January, 2018|Talent Management, Tecnologia para RH|

Conheça o People Analytics e saiba como otimizar as funções do seu RH com essa nova forma de gerenciar o capital humano.

Várias empresas já estão colhendo os benefícios de utilizar o People Analytics na gestão de pessoas. Grandes nomes, como a pioneira Google, fazem parte desse grupo. E por quê? Porque essa tecnologia muda, de fato, a forma de gerenciar o capital humano.

Quer transformar a gestão de pessoas da sua empresa em fonte de crescimento para os negócios? Aprenda a usar o People Analytics!

Saiba o que é uma gestão de pessoas estratégica

Gestão estratégica é uma noção que vem sendo bastante difundida no meio empresarial. De uma vez por todas, organizações de todo o mundo compreenderam que o papel do setor de RH vai muito além de oferecer suporte e armazenar dados e arquivos dos colaboradores.

Hoje, o RH ocupa um lugar de destaque nas empresas modernas, tornando-se uma força geradora de inteligência e resultados surpreendentes.

As duas principais consequências do abandono do modelo tradicional de gestão são a liderança no mercado e a atração de grandes talentos.

Veja, então, como obter essas vantagens através desse novo jeito de gerenciar seu negócio.

Entenda o People Analytics na gestão estratégica

Primeiramente, vamos explicar melhor o que é o People Analytics. Podemos começar falando que se trata de uma tecnologia de utilização de dados para compreender o comportamento das pessoas no ambiente organizacional.

É uma forma de conhecer o capital humano mais profundamente, por meio de informações coletadas direta ou indiretamente, descobrindo o que faz os colaboradores felizes, o que os motiva no trabalho, bem como outras informações que contribuem para os resultados do negócio.

People Analytics- entenda tudo sobre esta tendência

Dentre as fontes de coleta de dados, as empresas podem utilizar até mesmo as redes sociais ou, se preferirem, instrumentos próprios como os de avaliações.

Tudo o que a empresa precisa para analisá-los e gerar um conteúdo significativo é um software de gestão ou um Data Scientist que possa associar esses resultados ao que a organização quer descobrir.

Veja a importância de conhecer o capital humano

A Google, como dito anteriormente, foi a pioneira na utilização desse método e, como todos sabem, a satisfação de seus colaboradores é um de seus pontos estratégicos.

O desafio do RH estratégico

Para implementar um sistema de gestão de pessoas baseado em dados como feito pela Google, os pontos principais são:

  • incluir a participação da equipe na transição;
  • adotar uma ferramenta aprovada em consenso;
  • criar ações de marketing interno em torno da ferramenta;
  • iniciar a prática por onde for mais urgente.

A importância do People Analytics e, consequentemente, do conhecimento maior sobre o capital humano é a capacidade de engajamento que as empresas passam a ter. O envolvimento de colaboradores é o que os torna empenhados e motivados a produzirem com cada vez mais qualidade.

Equipes fiéis e satisfeitas com o seu trabalho geram clientes com o mesmo nível de satisfação e fidelidade, criando uma cultura benéfica em torno da marca.

Já sabe qual será o seu primeiro passo para implementar essa prática no RH? Siga nossas páginas no Facebook e no LinkedIn e veja outros conteúdos que podem ajudar você!

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top