A tecnologia na gestão RH: qual a sua importância?

2022-06-15T17:04:18-03:0015 June, 2022|Sem categoria|

A tecnologia não deve ficar apenas nos processos produtivos. A sua aplicação na gestão dos recursos humanos pode levar a resultados surpreendentes na gestão de pessoas.

As empresas procuram por soluções capazes de otimizar os processos internos e melhorar os resultados, aumentando o ROI e alavancando os resultados. A aplicação da tecnologia na gestão dos RH, assim como em outros departamentos, promove a conquista desses objetivos e fornece o apoio necessário para uma gestão mais profissional, rigorosa e baseada em dados.

Importa esclarecer, que o uso de tecnologia na gestão de pessoas, não pretende, de todo, a substituição das pessoas por máquinas ou promover a robotização dos departamentos.

Se o avanço da tecnologia trouxe consigo a insegurança dos profissionais quanto ao seu futuro no mundo do trabalho, a aplicação de tecnologia na gestão dos recursos humanos promove a conciliação entre a otimização dos processos, através da automação, com a capacidade crítica e emocional das pessoas, procurando alcançar resultados exponenciais para o futuro das organizações.

O uso destas soluções digitais é essencial para que a organização possa promover o desenvolvimento do seu capital humano e acompanhar, de maneira clara, as consequências dessa prática. A adaptação à transformação digital é uma importante estratégia de competitividade da sua empresa no mercado, garantindo sua sustentabilidade.

Quer compreender melhor qual o impacto da tecnologia na gestão dos recursos humanos? Mostramos-lhes algumas das vantagens da implementação da tecnologia:

Uso de softwares

Implementar softwares de recursos humanos adaptados às atividades de gestão de talentos faz com que a área de Recursos Humanos tenha uma atuação muito mais estratégica, em virtude de o departamento ter disponível ferramentas que permitem o acompanhamento de todos os resultados e o alinhamento de todas as ações de acordo com os objetivos da empresa.

Estes softwares promovem a organização e otimização das tarefas, facilitando o acesso ao dados e informações de maneira rápida, precisa e segura. Por outro lado, sem estes softwares, este acompanhamento fica muito mais difícil, chegando mesmo a impedir o processo de gestão em algumas situações.

Automatização de processos

A implantação de um software na área de recursos humanos dispensa sistemas de controlo manuais e pouco eficientes, permitindo a automatização de tarefas. Deste modo, permite uma maior clareza no processo, reduz as falhas tornando o trabalho mais preciso, apoia na realização das avaliações de desempenho e do estudo e análise da cultura organizacional.

Baseado em informações corretas, o departamento de recursos humanos da empresa tem segurança no momento da tomada decisões e tem informação relevante para disponibilizar aos diretores sobre quais e quando devem ser promovidas as mudanças.

Mensuração de resultados

O uso da tecnologia favorece o acompanhamento dos resultados, permitindo que os recursos humanos saibam exatamente qual foi o ROI de determinada estratégia e quais os ajustes mais adequados para melhorar esse desempenho.

Para o processo de recrutamento e a seleção, por exemplo, trata-se de uma excelente abordagem, já que possibilita a compreensão do tempo consumido durante o processo seletivo e os resultados que esse profissional apresentou.

A gestão de pessoas também é favorecida pela tecnologia ― os líderes conseguem confirmar com segurança e rigorosa se os colaboradores estão realmente a conseguir evoluir de forma positiva e conforme o desejável, através de um acompanhamento mais próximo, utilizando as funcionalidades de feedbacks e da realização de ações de formação.

Redução de custos

O uso de tecnologia na formação e desenvolvimento reduz drasticamente o investimento necessário para a sua implementação. As aulas podem ser gravadas em vídeo, o que aumenta a acessibilidade, dispensa a presença física do colaborador e custos inerentes à realização da formação.

Também é possível reduzir custos no processo de recrutamento, aplicando testes online, permitem identificar algumas das competências dos candidatos, possibilitando uma triagem rápida e eficiente.

Estas são apenas algumas das funcionalidades que diminuem os custos de atividades necessárias da gestão de recursos humanos. A tecnologia permite o desenvolvimento de diversas ferramentas, que podem ser adaptadas a contextos diferentes e assim contribuir de forma extraordinária na gestão de pessoas.

É possível também reduzir substancialmente o consumo de papel, aumentar as suas capacidades na gestão de informações relevantes na área dos recursos humanos, permitindo que o departamento de recursos humanos assuma seu papel mais estratégico na definição e desenvolvimento dos objetivos estratégicos, sendo um parceiro estratégico para o crescimento e sustentabilidade da empresa.

Guia completo sobre software para gestão de pessoas

Principais Tecnologias

Contudo, ainda não conhece as principais tecnologias aplicadas na área de recursos humanos, vamos apresentar-lhe algumas

1-Formação e Desenvolvimento

Uma das principais atividades da área de recursos humanos é promover a formação focada no desenvolvimento de talentos de uma organização. Sendo assim, tendo em vista a necessidade de oferecer planos personalizados à cultura de cada empresa, uma das tecnologias em recursos humanos que está amplamente implementada nas organizações são as plataformas virtuais de ensino.

Esse movimento tem vindo a crescer nas organizações, nos últimos anos, e com a crise pandémica as universidades corporativas ganharam ainda mais força.

As vantagens que podemos enumerar são várias como: o baixo custo de manutenção, o acesso fácil e em qualquer lugar, os cursos podem ser customizados às necessidades da empresa, e de fácil utilização. O resultado obtido é formações eficientes e com aplicação prática nas rotinas de trabalho. Inclusive, e como já foi referido, com a possibilidade de gravar as sessões de formação, em formato de vídeo, ficando posteriormente disponíveis para que o colaborador possa visualizar sempre que entender.

2 – Gamificação

Vencer desafios, alcançar os objetivos e garantir a bonificação. Esse é o conceito mais simples da gamificação.

Recorrendo às técnicas usadas nos jogos virtuais, esta tecnologia aplicada na gestão de recursos humanos procura criar, através de um ambiente lúdico, o planeamento estratégico, o comprometimento da equipa e o seu envolvimento na conquista dos objetivos estratégicos da organização.

A implantação da gamificação como tecnologia na gestão dos recursos humanos contribui para aumentar os índices de satisfação. Além disso, promove a motivação da equipa, otimiza as tarefas diárias, facilita todo o processo de aprendizagem. Afinal é muito melhor aprender de forma divertida!

3- Inteligência Artificial

A inteligência artificial como tecnologia nos recursos humanos tem como principal objetivo incrementar a gestão do capital intelectual de sua empresa. Sem a pretensão de substituí-lo, concilia a interação perfeita entre a emoção e a capacidade analítica humana com a utilização de algoritmo inteligente.

Como resultado, esta interação é capaz de otimizar a gestão de pessoas. Deste modo, promove a aceleração do crescimento da empresa, através da melhoria de vários processos, desde da atração, seleção, à retenção e desenvolvimento de talentos.

Como exemplos de sua aplicação existem: o uso da biometria nos acessos à organização e registo de ponto, o uso de assistentes virtuais capazes de fazer o reconhecimento de emoções nos processos de seleção e identificar as características que mais se adequem à cultura organizacional e, até, podem esclarecer dúvidas dos colaboradores sobre os processos da área de gestão de recursos humanos.

4- Big Data

O Big Data já é uma realidade nas empresas, incluindo na área de gestão de recursos humanos, visando a otimização de processos em ambientes corporativos. Uma de suas aplicações mais conhecidas é no People Analytics. Dados coletados dos colaboradores podem apoiar a sua organização na definição de estratégias mais eficientes para potenciar os resultados e aumentar a produtividade.

5- Virtualuzação do trabalho

A crise pandémica originou uma série de mudanças que impactaram de forma definitiva o mercado de trabalho.

Podemos identificar algumas dessas mudanças, como por exemplo a aceleração da transformação digital no trabalho. Atualmente, o teletrabalho é uma realidade vivenciada pela maioria das organizações.

Se o distanciamento social imposto pela pandemia exigiu da área de gestão de recursos humanos uma adaptação às mudanças em tempo recorde, também demonstrou inúmeras vantagens. Estas vantagens foram não só ao nível da redução de custos, mas também no impacto provocado pela integração de diversas tecnologias, que promoveram a possibilidade do trabalho remoto e impactaram a forma como as empresas olham para os seus colaboradores.

A partir da utilização de softwares específicos é possível também aceder a informações, que antes só eram possíveis de coletar presencialmente, e de forma eficaz.

Todas estas alterações permitem manter a satisfação das equipas, contribuindo de forma direta para o equilíbrio entre a vida pessoa e a profissional. De forma indireta, as consequências verificam-se ao nível dos resultados entregues e dos níveis de satisfação dos colaboradores.

Outra tendência que ganhou destaque em 2020 foi o estabelecimento do diálogo online através da interação com plataformas de comunicação.

Conclusão

Concluindo, a aplicação da tecnologia na gestão de recursos humanos não é mais uma promessa futura. Está bem presente e promove a garantia de uma melhor gestão do capital intelectual das organizações. É importante que o gestor de recursos humanos esteja consciente das novas tendências nesta área, nomeadamente sobre a aplicação da tecnologia na gestão de pessoas; esteja disponível para inovar, e que compreenda o valor que pode agregar e os resultados que pode alcançar com todas estas novas tendências e mudanças.

Agora que ficou claro a importância da aplicação da tecnologia na área dos recursos humanos, como pode impactar os processos internos, tornando-os mais precisos e rápidos, e quais as principais tendências que as empresas estão a adotar, a questão seguinte é como escolher a ferramenta mais adequada para a sua organização.

A SER tem uma vasta experiência no desenvolvimento de soluções que respondem e adequam-se a diferentes atividades de responsabilidade na área de recursos humanos. Disponibiliza funcionalidades que permitem uma gestão estratégica das pessoas e promove a sustentabilidade de sua empresa.

Gostava de conhecer melhor a nossa ferramenta? Entre em contato e peça uma demonstração!
Se gostou deste artigo, compartilha nas suas redes sociais.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top