Como o Chat GPT pode ajudar o RH na gestão de pessoas

2023-04-04T17:43:01-03:004 April, 2023|Não categorizado|

O Chat GPT é um modelo de inteligência artificial que está transformando a relação das pessoas com a tecnologia. No RH ele pode contribuir para tornar a gestão de pessoas mais assertiva e eficiente. Quer saber como? Então esse artigo é para você.

Os avanços da tecnologia têm transformado a forma como as pessoas se relacionam entre si. A sociedade responde a esses avanços, criando novas formas de se posicionar, de consumir e até de viver.

No mercado de trabalho, não é diferente.

A tecnologia proporciona vantagens e desafios para empresas e colaboradores. No entanto, cada desafio é uma oportunidade de mergulhar no universo da tecnologia e criar possibilidades tanto para as pessoas, quanto para o negócio.

A inteligência artificial, nesse sentido, é uma dessas oportunidades. Principalmente, quando a inteligência artificial se trata do Chat GPT.

Certamente você já ouviu falar do Chat GPT. Inclusive, ele tem sido tema de grandes debates no mercado de trabalho e até nas mídias.

Como toda tecnologia que surge, existem grandes vantagens e também perguntas a serem respondidas. No entanto, as vantagens sobrepõem as dúvidas que ainda existem e mostram que é possível utilizar o Chat GPT dentro das organizações, para promover inovação e automatização de processos.

Sendo assim, como na SER nós somos apaixonados por tecnologia e pela forma como ela pode revolucionar a gestão de pessoas, não poderíamos deixar de trazer para você, as novidades dessa tecnologia.

No artigo de hoje vamos te contar o que é o Chat GPT e de que forma ele pode contribuir para otimizar a gestão estratégica de pessoas da sua empresa.

Quer saber mais? Então vem com a gente!

Tecnologia na gestão de pessoas

Certamente, a tecnologia já é parceira do RH há bastante tempo. Inclusive, quando falamos do papel do RH dentro das organizações, falamos das diversas mudanças que ocorreram nesse setor, com o advento da tecnologia.

Inclusive, o setor responsável pela gestão do capital intelectual das empresas depende da tecnologia em grande parte de sua atuação operacional. Afinal, as relações de trabalho também foram impactadas pela tecnologia e os colaboradores passaram a entender o espaço de trabalho, como um local de realizações profissionais que atravessam a vida pessoal de cada um deles.

Nesse sentido, dentro das organizações, foi preciso quebrar limitações de distância e melhorar a comunicação, para garantir continuidade e qualidade em cada processo.

Sendo assim, os processos burocráticos foram perdendo espaço na agenda dos profissionais de RH, que precisam focar em práticas de humanização nas relações de trabalho.

Nesse sentido, a tecnologia se tornou primordial para garantir que os desafios fossem vencidos. E no RH, a utilização de um software em gestão de pessoas, é uma questão de sobrevivência.

SER HCM: solução em tecnologia para o RH

A adoção de tecnologias no setor de recursos humanos, contribui todos os dias para que os profissionais da área estejam mais próximos das pessoas. Com isso, podem acompanhar de perto o desenvolvimento de cada talento e propor ações personalizadas às necessidades da equipe.

Inclusive, a automatização de processos permite que a equipe de RH disponha de tempo para atender as estratégias focadas em pessoas.

Além disso, a tecnologia permite a implantação de outros processos que fazem parte da gestão estratégica de pessoas, como avaliação de desempenho, pesquisa de clima, contrato de metas, entre outros.

Implantar tecnologia na gestão de pessoas de sua empresa é muito simples. Basta escolher um bom software de RH, que permita a integração de processos no setor.

Nossa dica aqui é que você conheça a SER HCM, uma solução em gestão estratégica de pessoas desenvolvida pela SER.

A SER HCM permite que diversos processos do setor de RH sejam automatizados e otimizados. Com isso, gera menor custo nos processos, menor desgaste da equipe e maior controle dos índices primordiais para o seu RH.

Quer conhecer essa ferramenta? Basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas e solicitar uma demonstração.

Novas tecnologias: a inteligência artificial e o Chat GPT

A Inteligência Artificial (IA) é um campo da ciência da computação. Seu principal objetivo é o desenvolvimento de algoritmos e sistemas que podem executar tarefas que normalmente exigem inteligência humana.

Só para exemplificar, é possível ainda, através da IA realizar reconhecimento de fala, visão computacional, tomada de decisão, aprendizado e pensamento. Em outras palavras, a IA é a capacidade das máquinas de realizar tarefas que, até então, só podiam ser executadas por seres humanos.

Ela é frequentemente utilizada em aplicações como chatbots, sistemas de recomendação, reconhecimento de fala, detecção de fraude, processamento de linguagem natural, diagnóstico médico, entre outras.

A Inteligência Artificial alimenta-se por grandes somas de dados e algoritmos de aprendizado de máquina, que permitem que as máquinas aprendam e melhorem suas habilidades com o tempo.

Dentre os modelos de Inteligência Artificial, o Chat GPT tem ganhado destaque no mundo da tecnologia.

Ele é um exemplo de tecnologia de Processamento de Linguagem Natural (PLN) que tem como objetivo compreender e produzir linguagem humana natural de forma autônoma.

Treinado em um grande volume de dados linguísticos, o Chat GPT é capaz de gerar respostas para perguntas e esclarecimentos solicitados pelos usuários.

Ele pode ser utilizado em diversas aplicações, como chatbots, assistentes virtuais e sistemas de recomendação de conteúdo, entre outros.

CTAs- 30 anos de SER

O Chat GPT no RH

Considerando a necessidade de o RH manter uma atuação cada vez mais estratégica na gestão de pessoas, tecnologias em IA, como o Chat GPT, podem proporcionar facilidade e otimização nos processos.

O Chat GPT pode ajudar o setor de Recursos Humanos de várias maneiras, como:

1.Triagem inicial de candidatos

O Chat GPT pode ser programado para fazer uma triagem inicial de candidatos com base em critérios específicos, como experiência, habilidades e formação acadêmica na seleção de candidatos.

Isso pode economizar tempo e esforço do RH ao lidar com um grande volume de currículos, tornando o funil de recrutamento mais rápido e eficaz.

2.Respostas a perguntas comuns dos funcionários

Você pode usar o Chat GPT  para responder a perguntas comuns dos funcionários, como benefícios, política de férias e direitos trabalhistas.

Essa é uma funcionalidade que permite que a equipe de RH disponha de tempo para de conscentrar em tarefas estratégicas da gestão de pessoas.

3.Suporte ao processo de integração de novos funcionários

Outra funcionalidade do Chat GPT, que pode contribuir para o setor de RH é a programação para fornecimento de informações sobre a empresa, sua cultura e políticas. Além disso, é possível utilizá-lo para esclarecer dúvidas dos novos talentos, durante o processo de integração.

4.Análise de sentimentos

O Chat GPT pode ser um grande aliado da gestão de pessoas na pesquisa de clima.  É possível usar esse modelo de IA analisar os sentimentos dos funcionários com base em feedbacks e pesquisas de satisfação, permitindo que o RH tome medidas para melhorar o ambiente de trabalho e a experiência dos funcionários.

5.Treinamento e desenvolvimento de habilidades

Outra funcionalidade do Chat GPT que pode ser bastante útil ao setor de recursos humanos é sua utilização em processos de treinamento e desenvolvimento.

Com a utilização desse modelo de IA é possível desenvolver habilidades em seus colaboradores, com conteúdo personalizado para atender às necessidades individuais.

Concluindo

A Inteligência Artificial tem se mostrando cada vez mais inovadora e surpreendente. Sua utilização permite não só a otimização de processos, como a construção de relações cada vez mais próximas entre a tecnologia e as pessoas.

As expectativas é que num futuro bem próximo, essa relação seja tão próxima, que seja impossível dissociar os resultados como humanos ou tecnológicos.

Cabem ainda diversos questionamentos a serem respondidos, principalmente no campo ético da utilização da IA. No entanto, no espaço de trabalho é possível criar resultados exponenciais através do trabalho colaborativo entre humanos e a tecnologia.

Em suma, o Chat GPT pode ajudar o RH a economizar tempo e recursos, melhorar a eficiência e aumentar a satisfação dos funcionários.

E aí, preparado para inserir essa tecnologia no setor de RH da sua empresa?

Que tal receber dicas e novidades a respeito da gestão estratégica de pessoas na sua empresa? Basta assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos fantásticos para você aqui no blog da SER, e você recebe em primeira mão, na sua caixa de e-mails.

Aproveite para seguir a SER nas redes sociais e ficar por dentro de tudo que rola pelo LinkedIn, Facebook e Instagram.

 

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top