Tendências em LMS: como escolher a melhor opção para sua equipe?

2023-03-31T17:20:38-03:0031 March, 2023|Não categorizado|

Implantar o LMS em sua empresa depende da escolha do melhor modelo de aprendizagem. No artigo de hoje, vamos te apresentar as tendências em LMS e te ajudar a escolher aquela que irá transformar a educação corporativa da sua empresa. Acompanhe com a gente.

Certamente, a educação corporativa é uma das melhores estratégias dentro da gestão de desempenho, para conduzir a equipe à melhoria contínua.

Quando falamos em educação corporativa, inclusive, falamos da preocupação da empresa não somente de atrair os melhores talentos do mercado, como também de desenvolver talentos, transformando-os em equipes de alta performance.

Nas últimas semanas nós trouxemos para vocês alguns artigos falando sobre LMS: do que se trata, como implantar e quais as vantagens desse modelo de educação corporativa. Com o intuito de te mostrar como a implantação de um modelo de LMS em sua empresa pode transformar a cultura organizacional.

É possível através do LMS, promover uma cultura de aprendizado contínuo, e, com isso, promover melhoria de processos e maior qualidade nas entregas.

Num mercado que se transforma todos os dias, essas são vantagens competitivas, uma vez que sua equipe estará pronta para os desafios do negócio.

Além disso, o investimento no desenvolvimento de seus talentos, é uma forte ação de employer branding, atraindo para sua empresa os olhos do mercado de trabalho.

No entanto, não é possível implantar essa tecnologia, sem conhecer quais são as tendências em LMS que estão disponíveis no mercado. Afinal, se o intuito é promover transformação na maneira como seus colaboradores aprendem, serão essas tendências em LMS que permitirão maior engajamento e maior produtividade.

Dessa forma, nesse artigo, queremos te contar quais modelos de LMS estão surgindo no mercado e as vantagens de cada um deles. Certamente, sua escolha será muito mais assertiva.

Vem com a gente saber mais!

Primeiro, escolha sua tecnologia!

Em suma, decidir pela implantação de uma ferramenta como o LMS é o primeiro passo para transformar a cultura de aprendizagem da sua empresa. O apoio de uma ferramenta tecnológica permite que o LMS contribua para a formação de uma equipe preparada para os desafios e mudanças do mercado.

Em geral, tecnologias voltadas para a gestão de pessoas, além de permitir a implantação do LMS ainda permitem que a gestão de desempenho dessa equipe seja realizada de forma otimizada.

Sobretudo, podemos dizer que esse modelo de tecnologia é primordial para acompanhar o desenvolvimento da sua equipe.

Inclusive, a gestão de desempenho através de Software de RH, contribui para um planejamento mais eficaz dos treinamentos. Além disso, permite a análise de dados de produtividade e aproveitamento de cada treinamento, que será disponibilizado através do LMS.

Sendo assim, podemos afirmar que a gestão de desempenho é importante antes e durante a utilização de uma plataforma LMS.

Dessa forma, a utilização de um software de RH torna a gestão de desempenho mais rápida, assertiva e eficiente.

Vem conhecer a SER

No entanto, é preciso atenção na escolha de um software de RH que integre todas essas funcionalidades. O ideal é que sua escolha seja feita relacionando custo x benefício dentre as ofertas disponíveis no mercado.

Falando nisso, você sabia que a SER conta com diversos módulos, integrados, que permitem não só a gestão de desempenho, mas a utilização desses dados para a construção de um planejamento estratégico de pessoas mais eficaz?

Além disso, a SER HCM conta com um módulo de LMS, que oferece não só os treinamentos, mas a integração com outros módulos como Avaliação de Desempenho, PDI, Dossiê profissional.

Vale a pena conhecer essa ferramenta que tem transformado a gestão de pessoas das empresas num processo mais estratégico e eficiente.

Para isso, basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas, e solicitar uma demonstração. Aqui na SER tecnologia é nossa paixão, mas além disso, nosso objetivo é levar até sua empresa inovação na gestão estratégica de pessoas, oferecendo todo o suporte na implantação através de um atendimento high touch.

Além da customização de todos os módulos, respeitando quem sua empresa é.

E o que vem de novo por aí?

Algumas das tendências em LMS que vamos apresentar aqui, já vem sendo usadas no mundo em educação corporativa.

Certamente nem todas com a mesma intensidade. No entanto, isso não impede que elas possam ser usadas individualmente ou até em conjunto para oferecer a melhor experiência de aprendizagem para seus talentos.

E olha só o que as tendências em LMS que separamos para mostrar pra você!

  1. Microlearning

O Microlearnig é um conceito que enfatiza a aprendizagem por meio de pequenos módulos de ensino que podem ser acessados em qualquer lugar e a qualquer momento.

As plataformas LMS podem integrar recursos de microlearning, como vídeos curtos, jogos educativos e questionários, para tornar a aprendizagem mais interativa e envolvente.

A vantagem é que seus colaboradores podem ter acesso a um conteúdo rico em informações, num período curto de tempo. Dessa forma é possível que eles façam isso num momento de pausa da jornada de trabalho, sem, no entanto, terem qualquer tipo de prejuízo na produtividade.

  1. Aprendizagem personalizada

A tecnologia de aprendizado adaptativo está em ascensão, permitindo que o conteúdo de aprendizagem seja adaptado às necessidades individuais de cada usuário.

As plataformas LMS estão integrando esses recursos para criar uma experiência de aprendizado personalizada para cada aluno. Inclusive, esse é um conceito de extrema relevância em empresas que promovem a diversidade.

Afinal, cada pessoas, em cada geração, possui necessidades diferentes e todas devem ser incluídas numa cultura de aprendizado contínuo.

  1. Integração com plataformas de redes sociais:

As plataformas LMS estão se integrando cada vez mais com plataformas de redes sociais para incentivar a colaboração e o aprendizado social.

Com isso, seus colaboradores podem compartilhar conhecimento, colaborar em projetos e interagir com colegas de trabalho em uma plataforma familiar.

Considerando o quanto as redes sociais já fazem parte da rotina das pessoas, essa é uma tendência em LMS que permite que as redes sociais sejam usadas para disseminar conhecimento e novos aprendizados.

Aprendendo com os erros

  1. Aprendizagem baseada em jogos

O aprendizado baseado em jogos está se tornando cada vez mais popular. As plataformas LMS estão incorporando recursos de jogos, como gamificação e simulação, para tornar a aprendizagem mais divertida e interativa.

A gamificação, inclusive, é uma tendência em LMS capaz de gerar integração entre as mais diferentes gerações dentro da organização, também contribuindo para a construção de novos conhecimentos através da diversidade.

Afinal, quem não gosta de um bom game e de uma pitadinha de competição?

  1. Aprendizado móvel

Com o aumento do uso de smartphones e tablets, a aprendizagem móvel se tornou uma tendência popular.

Na era da transformação tecnológica constante, é muito comum que grande parte das soluções estejam na palma da mão. Ou seja, na tela do smartphone!

Sendo assim, as plataformas LMS estão se adaptando para permitir que os usuários acessem conteúdo de aprendizagem em dispositivos móveis. Além de permitir que a análise de dados dessas aprendizagens também esteja disponível para a liderança com a mesma facilidade de acesso.

  1. Aprendizagem colaborativa

Por fim, uma das tendências em LMS que separamos aqui é a aprendizagem colaborativa.

Esse é um modelo de aprendizagem em que os usuários aprendem em grupos ou em equipes. Sendo assim, as plataformas LMS estão incorporando recursos de colaboração, como fóruns, chats e grupos de estudo, para incentivar a colaboração e o compartilhamento de conhecimento.

Concluindo

Essas são algumas das principais tendências em LMS que podem ser implantadas em sua empresa. Cada tendência pode trazer benefícios únicos para a aprendizagem de seus funcionários, mas é importante lembrar que a escolha da melhor plataforma LMS para sua empresa depende de suas necessidades específicas.

O ideal, como sempre falamos aqui, é que você tenha várias soluções dentro de uma mesma plataforma, de maneira que seja possível ter relatórios de dados mais completos e eficientes.

E aí, agora que você já sabe o que é, as vantagens, como implantar e as tendências em LMS, que tal começar hoje mesmo a construção da educação corporativa da sua empresa?

Certamente, sua equipe só tem a ganhar.

Aproveite então para assinar a newsletter da SER e ficar por dentro de todas as novidades em gestão estratégica de pessoas para sua empresa.

E não deixe de nos seguir nas redes sociais e receber diversas dicas no LinkedIn, Instagram e Facebook.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top