Como acontece a implantação do LMS?

2023-03-20T17:25:19-03:0020 March, 2023|Não categorizado|

Acompanhe nesse artigo algumas dicas para tornar a implantação do LMS em sua empresa em sucesso.

Desenvolver pessoas e tornar seus profissionais em talentos exponenciais: esse é o objetivo de uma cultura de aprendizado contínuo. Para promover essa cultura é preciso investir em educação corporativa e implantar ferramentas que permitam a aplicação de treinamentos constantes e eficientes.

A essa altura, você já sabe que estamos falando do LMS. Afinal, essa é uma das ferramentas mais promissoras da educação corporativa.

O LMS permite a construção de um time bem integrado, habilitado para os desafios do mercado e para a entrega de resultados

Inclusive, num mercado passando por constantes evoluções e mudanças, uma equipe bem preparada pode ser o diferencial competitivo que o seu negócio precisa.

E a implantação do LMS possibilita exatamente isso: a formação continuada que transformará sua equipe de profissionais em um time de alta performance.

No entanto, é muito comum que as pessoas tenham dúvidas de como realizar a implantação do LMS e garantir o sucesso nessa jornada de construção de uma cultura focada em lifelong learning.

E é exatamente por isso, que nós preparamos esse artigo para você! Aqui nós vamos trazer as melhores dicas de implantação de LMS, para te auxiliar nessa jornada.

Quer conhecer os detalhes? Então vem com a gente!

Implantação vem antes de utilização

Talvez essa seja uma dúvida bem comum: implantação e utilização são a mesma coisa?

E a resposta a essa pergunta é: não.

A implantação de LMS é o momento de planejamento e adequação da ferramenta à cultura da empresa.

Na fase de implantação existe a escolha da ferramenta ideal, definição dos requisitos, o planejamento dos treinamentos, o layout.

Nesse momento são realizadas reuniões de apresentação, definições e alinhamentos. O período vai depender da estrutura, dos ajustes e de uma ´série de decisões que serão tomadas ou adiadas em cada encontro.

Esse período é primordial para que, no lançamento, seus colaboradores tenham a melhor experiência na utilização da plataforma LMS.

Claro, após o lançamento, novos ajustes podem ser necessários. Afinal, a utilização é que permitirá a validação de cada ponto implantado.

O mais importante, no entanto, é que sua equipe tenha melhor experiência em educação corporativa, capaz de transformar a gestão do conhecimento da sua empresa.

1 – Entenda o momento do seu negócio

Implantar um processo de aprendizagem contínua pode ser a melhor escolha, quando pensamos na estratégia de desenvolver pessoas. Mas será que é a melhor estratégia para sua empresa?

Por isso, antes de tomar essa decisão, é preciso entender a disponibilidade da sua empresa. E essa disponibilidade está ligada a uma série de fatores. Os investimentos numa cultura de aprendizado contínuo envolvem o investimento financeiro, tecnológico, emocional, de pessoas.

Escolher uma tecnologia, investir financeiramente na implantação dela, envolver as pessoas numa nova cultura e principalmente, ter as pessoas chaves que tornarão o processo efetivo, são apensas alguns dos desafios.

Por isso essa é uma tomada de decisão que exige uma análise prévia de cada situação.

Daí é possível montar um plano estratégico para implantação do LMS.

2 – Escolha sua ferramenta

Identificado os investimentos que serão feitos, é hora de escolher a ferramenta certa. E essa escolha precisa considerar o perfil dos seus colaboradores, a cultura da sua empresa e os processos que estão envolvidos na gestão de desempenho da empresa.

O ideal é que a tecnologia escolhida permita a integração de dados relacionados ao desempenho de seus talentos como avaliação de desempenho, PDI, contrato de metas, dossiê profissional, entre outros.

Dessa forma, fica mais fácil analisar os dados de cada colaborador e até ter um perfil coletivo do seu time.

Falando nisso, você sabia que a SER HCM possui um módulo de LMS?

Desenvolvida pela SER para oferecer a melhor tecnologia em gestão estratégica de pessoas para sua empresa, a SER HCM conta com diversos módulos que permitem a otimização de processos no RH.

Seus módulos são integrados e permitem a construção de relatórios que cruzam dados de desempenho, educação corporativa e dossiê profissional, só para exemplificar.

Com isso, sua equipe de RH está preparada para apoiar a liderança na tomada de decisão estratégica em relação ao capital intelectual da empresa.

E conhecer essa ferramenta é muito fácil. Basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas e solicitar uma demonstração.

3 – Planejamento é essencial

Ferramenta escolhida, é hora do planejamento estratégico!

Aqui é preciso realizar o diagnóstico organizacional voltado para aprendizagem: quais são as deficiências? Quais GAPs precisam ser tratados? Quais as vantagens que um sistema de treinamentos como o LMS pode promover para a empresa?

Essas são perguntas que devem ser respondidas para que seu planejamento consiga atender as necessidades da empresa e da equipe.

Dessa forma fica mais fácil entender quais treinamentos serão implantados primeiro e como a plataforma escolhida vai contribuir para a resolução dos problemas encontrados.

Lembre-se que o planejamento irá direcionar a escolha de treinamentos.

4- Escolha os treinamentos

Identificadas as necessidades é preciso escolher quais treinamentos serão implementados através do LMS.

Aqui é preciso ter em mente que apesar de quase todos os treinamentos possibilitarem a aplicação do e-learnig, nem todos terão efetividade através da plataforma LMS.

Portanto, escolha com cuidado os treinamentos que farão parte da plataforma. Uma boa dica é começar pelos treinamentos voltados para cultura, conduta, utilização de tecnologias e sobre a atuação da empresa.

Outro ponto importante na fase de escolha é a modalidade. É possível escolher gamificação, vídeo aulas, fóruns, entre outros.

Além disso é possível ainda escolher entre comprar conteúdos prontos ou produzir os próprios conteúdos.

O ideal é que essa escolha leve em consideração o perfil dos seus talentos e a cultura organizacional.

5 – Defina as parcerias

Um processo de implantação de LMS envolve diversos setores da empresa: TI e RH principalmente. Além disso, é preciso envolver os parceiros externos, que serão responsáveis pela implantação da ferramenta tecnológica.

Como todo projeto, a implantação de LMS precisa contar com um gestor, que será responsável por acompanhar o escopo de implantação e cumprimento dos prazos estabelecidos.

Já o líder é aquele que trabalhará diretamente com a empresa fornecedora da tecnologia, acompanhando todo o processo de aderência, implantação e suporte.

Além dessas figuras centrais é preciso ainda contar com um especialista em e-learning, alguém da área de treinamento e desenvolvimento e um especialista em TI.

O ideal é que essa equipe não seja muito extensa, para facilitar a comunicação e troca de ideias. Mas é primordial que ela tenha pelo menos um representante de cada área que falamos acima.

Mãos à massa!

Tudo pronto? Definida equipe, escopo, escolhidos treinamentos, identificados os gaps, é hora de tirar o seu projeto do papel.

Tenha em mente que sua empresa passará por uma transformação cultural. Sendo assim, é possível que surjam resistências. Nesse momento o RH tem um papel crucial: investir na comunicação, sensibilização e engajamento da equipe nessa transformação.

Os resultados são positivos e impactam toda a empresa.

Bora começar?

Mas se você ainda não tem certeza, tudo bem! A gente já preparou um material cheio de esclarecimentos para você. E ele está aqui.

E mais, nos próximos dias vamos trazer as principais tendências do LMS, para te ajudar na definição do seu projeto. Para ficar por dentro de todas essas novidades, corre pra assinar nossa newsletter. Assim você não perde os próximos post e ainda recebe em primeira mão todas as novidades que a nossa equipe preparou para seu RH.

E aproveite para seguir a SER nas redes sociais. Tem grandes dicas rolando pelo LinkedIn, Facebook e Instagram.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top