Comunicação da equipe e desempenho: qual a relação?

2021-11-04T10:28:47-03:004 November, 2021|Não categorizado|

Entenda nesse artigo a relação existente entre a comunicação da equipe de RH e o resultado do negócio e potencialize o desempenho da gestão de pessoas de sua empresa.

Que a comunicação é um dos maiores desafios de qualquer grupo, não há dúvidas. E isso nos mais diversos ambientes, grupos sociais ou culturais.

Isso porque comunicação não se resume a entrega de informação. Mas sim há um complexo processo de troca de informações que sejam claras, objetivas e assertivas.

Dentro do ambiente organizacional esse é um desafio potencializado. A diferença de perfil dos profissionais torna a comunicação das equipes ainda mais complexa. Isso considerando que as diversas pessoas de uma mesma empresa podem possuir uma linguagem própria. Assim, dificultando algumas vezes que as informações sejam repassadas de forma objetiva ou com a clareza necessária ao cumprimento dos papéis de cada membro do grupo.

Sendo assim, a comunicação da equipe de forma assertiva é um desafio a ser superado pela gestão de pessoas. Afinal, ela se faz primordial para o alcance de resultados no negócio.

É claro que parte dessa comunicação acontece na relação líder x liderado. E é muito importante que nesse caso, a liderança esteja preparada para estabelecer uma comunicação que seja clara, objetiva e inspiradora.

Dessa forma, o papel da liderança está em promover o engajamento e a motivação de sua equipe, para alcance de metas e resultados estabelecidos pela organização.

Mas existe uma outra comunicação muito importante para o alcance dos resultados da empresa: é aquela que deve acontecer entre equipes de RH que comprometem o resultado de todas as outras equipes. E é sobre essa comunicação que queremos falar nesse artigo. Acompanhe com a gente.

Dentro de uma empresa, todo trabalho é conjunto

Só para exemplificar, mesmo que o principal nicho de uma empresa seja vendas, essa empresa conta com setores que executam tarefas que não estão relacionadas com seu negócio propriamente dito. Afinal, para que exista uma equipe de vendas, é preciso que exista o desenvolvimento do produto a ser vendido. Além disso, a contratação e desenvolvimento de colaboradores que executem a venda propriamente dita, até um setor de logística para mapear o recebimento e entrega de qualidade.

Ou seja, dentro de uma empresa, existem pequenas outras empresas, que funcionam como centro de apoio ao negócio principal. Isso faz com que, para alcançar um resultado promissor e garantir que o planejamento estratégico da empresa seja cumprido, todos os centros de apoio trabalhem em parceria, objetivando um resultado comum.

E é aqui que se encontra um grande desafio para o setor de recursos humanos: como garantir que todos os setores estejam amparados no mesmo objetivo e consigam conversar com o RH de maneira eficiente.

Essa comunicação interfere diretamente nos resultados da organização. Afinal, para garantir que as equipes estejam preparadas para os desafios do negócio, é preciso que o RH e a liderança estejam bem alinhadas quanto as necessidades de cada grupo de trabalho.

Complexo? Sim! Mas ao mesmo tempo simples de ser resolvido. A partir da utilização das ferramentas corretas é possível promover o alinhamento de informações entre todos os setores e o de recursos humanos. Propiciando com isso, um mapeamento de necessidades que permita que esse setor atenda de forma eficiente as demandas apresentadas.

SER HCM

Certamente contratar um software que promova a organização de processos em gestão de pessoas é uma decisão que coloca a empresa em vantagem competitiva. Afinal, é a gestão do capital intelectual que promove o crescimento do negócio através da atração de talentos, desenvolvimento de habilidades, motivação e engajamento.

Pensando nisso, a SER desenvolveu a SER HCM, uma ferramenta de gestão de pessoas que permite não só a automação dos processos do RH, como propicia a melhoria de comunicação das equipes.

Através do monitoramento de dados de avaliações de desempenho, pesquisa de clima, métricas e indicadores de cada setor, é possível estabelecer transparência de dados e informações que são primordiais para o planejamento de ações do RH.

Além disso, a ferramenta SER HCM permite a integração de todas as informações de seus colaboradores. Com isso, o risco de perda de dados que são primordiais à tomada de decisão quanto ao capital intelectual da organização é mitigado.

Comunicação da equipe: desempenho e desenvolvimento

Quando falamos da comunicação da equipe e utilização de ferramentas tecnológicas para automação de processos, podemos vincular tudo isso ao desempenho e desenvolvimento da equipe de RH e da empresa como um todo.

Afinal, a partir da automatização de processos burocráticos, a equipe de recursos humanos pode focar em sua principal atividade: a gestão das pessoas que compõe o time.

Além disso, a SER HCM possui em seus módulos, funcionalidade voltadas exatamente para a construção de processos de desempenho e desenvolvimento da equipe. Dessa forma, através da implantação de gestão de métricas, de desempenho e feedback contínuo, sua empresa ganha mais um apoio na promoção de uma melhor comunicação da equipe.

Em resumo, a partir da informatização de processos, implantação de ferramentas como SER HCM e facilitação de uma comunicação assertiva da equipe. O resultado é o crescimento sustentável do negócio e a vantagem competitiva da empresa frente ao mercado em que ela atua.

Concluindo

O processo de comunicação da equipe de RH que garante sucesso no negócio precisa contar com informações claras, ágeis, objetivas, corretas e confiáveis. A responsabilidade de atrair, contratar e desenvolver talentos exige que esse setor tenha em mãos dados confiáveis que permitam o mapeamento de perfil das equipes e da própria organização.

Nesse sentido, falhas de comunicação podem comprometer o desenvolvimento de ações eficientes, que garantam a construção de uma equipe de alta performance. O que, certamente, produz impactos negativos não só no setor de recursos humanos, como em toda a organização.

A melhor estratégia de enfrentamento à comunicação deficiente é a adoção de ferramentas que permitam o acesso a informações claras e objetivas.

Conforme apresentamos, com a ferramenta SER HCM, sua equipe conta com o apoio de uma solução totalmente customizada à sua cultura organizacional, que permite a análise de dados confiáveis e facilita o People Analytics na gestão de pessoas.

Sua empresa já conhece a SER HCM? Não? Então entre em contato conosco. Nossa equipe irá te apresentar todas as possibilidades dessa ferramenta. Que, respeitando a cultura e o jeito de ser de sua empresa, irá impactar a comunicação da equipe, promovendo resultados promissores para o seu negócio.

E se você gostou desse artigo e quer receber conteúdos em gestão de pessoas que promovam insights em sua equipe de RH, não deixe de assinar nossa newsletter.

Compartilhar este Artigo

3 Comments

  1. Ilda Aurora Luís Macungo 24 de November de 2021 at 06:11 - Reply

    Muito Obrigado pela informação foi de grande ajuda. Como sempre

    • Rafaela Pelisson 25 de November de 2021 at 09:51 - Reply

      Olá Ilda, ficamos muito felizes e agradecidos com o seu comentário. Que bom que estamos te ajudando!!!!
      Temos muitos conteúdos legais em nosso blog, já conferiu?

  2. […] disso, o Recursos Humanos é responsável pelo plano de carreira dos funcionários, pela comunicação interna, por definir os cargos e salários de cada um, pela segurança do trabalho e qualidade de vida […]

Leave A Comment

Go to Top