Soft-First: Foco nas Habilidades

O mundo está mudando “na nossa vez” e nos vemos imersos em uma realidade cada vez mais tecnológica, complexa, ambígua e marcada por mudanças constantes! Com isso enfrentemos alguns desafios e dúvidas.

Como podemos nos preparar para um cenário ainda desconhecido por nós? Qual tipo de problema enfrentaremos? Quais ferramentas utilizaremos? Qual será o impacto do avanço tecnológico nas profissões?

Enquanto ainda não temos todas as respostas, nossa sugestão é focar no desenvolvimento das habilidades necessárias para aumentar as possibilidades de sucesso em um cenário ainda desconhecido por nós! Soft-first consiste no desenvolvimento de habilidades consideradas importantes dentro do contexto onde estamos inseridos.

Em 2023, o Fórum Econômico Mundial elencou um conjunto de habilidades consideradas fundamentais ao profissional do futuro e nós iremos nos aprofundar em cada uma delas ao longo das próximas semanas! Voltamos na próxima quinta-feira! Fique por dentro!

Confira o que rolou em nossa Newsletter interna!

Para Inspirar

Compartilhamos um trecho da mensagem inspiradora escrita por Luciene Grossi, time de tecnologia, em homenagem ao Dia da Mulher: “Do feminino vem o aroma, o perfume, o eixo, a força que permite a vida se projetar, se movimentar. Mulheres restritas aos bastidores por trás de grandes homens. Mulheres brilhantes a frente de grandes projetos.

Na modernidade, perdidas nos afazeres, no cuidar, no performar, assumimos e acumulamos papéis, sobrecarregadas deixamos a essência cair pelo caminho. Nos reinventamos a cada amanhecer, nos fortalecemos, e continuamos. Estamos cada vez mais presentes e tecendo os desenhos, os nós, as franjas do tecido social. Parabéns as mulheres que de tudo um pouco fazem e de nada se ausentam”.

SER Indica

A procura da Felicidade

O filme conta a história real de Chris Gardner, pai solteiro que passa por sérios problemas financeiros devido a uma manobra comercial sem bases sólidas de possíveis compradores. Após algumas tentativas de superação, chama a atenção de um executivo, pela agilidade e persistência – características fundamentais para quem deseja desenvolver o comportamento empreendedor.

O Dilema das Redes

Neste intrigante documentário produzido pela Netflix, especialistas em tecnologia do Vale do Silício soam o alarme do perigoso impacto das redes sociais na humanidade como um todo. O motivo? A capacidade de afetar o comportamento e as emoções dos usuários, além de monitorar e gravar cada uma de suas ações!

Conheça o Thiago Fernandes | Diretor de Operações Casting

Nosso Diretor de Operações foi o terceiro entrevistado para a Newsletter. Thiago iniciou seus estudos em informática aos 9 anos, por meio de um curso técnico realizado em Itanhaém, litoral de São Paulo. Em 2020, graduou-se em Engenharia de Software; e, em breve, concluirá sua pós-graduação em Engenharia e Arquitetura de Software, pela FIA. Também possui certificações em metodologias ágeis, gestão de projetos e liderança.

Dentro de uma empresa norteada pela autonomia, Thiago reforça que os relacionamentos devem ser pautados pela lealdade, honestidade, sinceridade e empatia! Também acredita que, na era do conhecimento, um bom líder tem como missão equilibrar o alcance dos objetivos, com respeito ao próximo e desenvolvimento de talentos, a fim de tornar os membros do time cada vez mais gabaritados para atuar nas respectivas áreas. Tem um estilo de liderança focada no exemplo, colocando em prática diariamente os valores da empresa e demonstrando as competências essenciais para o sucesso no trabalho. Entre todas suas atribuições, Thiago considera a liderança sua grande prioridade e afirma “ao analisar minha trajetória, acredito que hoje faço exatamente o que sempre quis fazer e, apesar dos desafios inevitáveis do dia a dia, me sinto muito realizado!” Pondera que nossos problemas residem nas conversas difíceis que evitamos, portanto elas devem acontecer mesmo que momentaneamente causem desconforto a fim de chegarmos no comprometimento necessário para solução de problemas simples e complexos.

Interdisciplinar, Thiago se interessa por e-sports, jogos, mitologia, economia, astronomia e, especialmente, cosmologia! O interesse pela cosmologia nasceu por influência do seu tio materno que o presenteou com um telescópio aos 10 anos! Com o tempo, o fascínio por essa área do conhecimento apenas cresceu, pois ela traz reflexões e respostas científicas a temas essencialmente filosóficos, tais como de onde viemos e para onde iremos! O tio também influenciou seu gosto por rock. Na guitarra, Thiago gosta de tocar Millenium Sun, Nothing to say e Rebirth do Angra, sua banda preferida. Recém-casado, está vivendo um momento especial, de novos aprendizados e planejamento para o futuro: construir sua casa e ter filhos! Nas horas vagas, gosta de sair para jantar e recomenda o Terraço Itália, em São Paulo; e o Fonte Leone, em Santo André, onde servem um excelente camarão à grega.

Indicações do Thiago: Séries da vida: The Big Bang Theory e The Mentalist Livro que o influenciou: O homem mais rico da Babilônia

Compartilhe esse Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Search
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Útlimos Artigos

Newsletter

Increva-se na nossa Newsletter e fique por dentro das novidades do mercado!