5 dicas para implementar uma cultura de colaboração na sua empresa

2020-04-01T09:28:03-03:0026 July, 2018|Gestão de Pessoas|

A cultura de colaboração representa o espírito de equipe e união na empresa, que é fundamental para que todos possam trabalhar em harmonia. Quer saber como criá-la? Continue a leitura!

A cultura organizacional é um dos elementos mais importantes de qualquer negócio. Ela define o que é prioridade, influencia a imagem institucional e o comportamento dos funcionários. Há diversos tipos de cultura, e uma delas é a de colaboração.

Inicialmente, uma empresa não tem uma identidade cultural específica. Mas com o tempo e algumas intervenções, ela pode ser moldada de acordo com o desejado. Leia este post e entenda como intervir na criação da cultura de colaboração. Boa leitura!

1. Melhore a comunicação interna

Para que haja uma cultura de colaboração, em primeiro lugar, é preciso uma comunicação funcional. É muito difícil colaborar, seja com o líder ou com os colegas de trabalho, sem que exista um diálogo que funcione de verdade.

Há muitas maneiras de melhorar a comunicação interna. Por exemplo, é possível criar murais de recados e grupos nas redes sociais corporativas. O mais indicado é centralizar o diálogo em um software específico para o RH, pois esse método se mostra mais eficaz.

2. Ofereça momentos de descontração

Outra dica fundamental é oferecer mais momentos de descontração a seus colaboradores, inclusive fora da empresa. O happy hour após o expediente ou a prática de esportes, como o arvorismo ou a canoagem, podem fazer toda a diferença. Ao final, os talentos da sua companhia se sentirão mais motivados, envolvidos e dispostos a unir forças em busca do sucesso.

3. Seja um líder democrático

Outro fator crucial é a própria liderança. Alguns líderes assumem papel autocrático: centralizam demais tudo o que é feito e microgerenciam seus subordinados. Logo, não há muita oportunidade para arquitetar uma cultura de colaboração na empresa.

Comunicação interna

Nesse caso, é preciso valorizar e ouvir um pouco mais os próprios funcionários, de maneira a envolvê-los na tomada de decisões e até na criação de metas SMART. Assim, o espírito de coletividade poderá ser desperto, o que é um grande passo para a criação da cultura desejada.

4. Valorize a equipe como um todo

Em geral, os elogios são feitos de modo individual e respeitando as competências técnicas e comportamentais de cada indivíduo. Isso funciona muito bem como estímulo individual, mas deixa a desejar quando o foco é incentivar toda a equipe.

Reserve um tempo para reconhecer o que o time — não os funcionários de modo individual — tem feito nos últimos tempos na empresa. Faça elogios e críticas construtivas. Desse modo, você vai conseguir despertar o que há de melhor no grupo.

5. Esclareça que tipo de cultura quer criar

Como dito, no início a cultura dentro de uma empresa não tem uma forma muito definida: ela vai se moldando aos poucos. No entanto, quando os talentos entendem o que você quer construir e observam o que está sendo feito na prática, eles passam a entender e a viver essa experiência.

Então, não deixe de falar com os seus colaboradores sobre a cultura que você quer construir, assim como lembre-se de explicitar as vantagens de desenvolvê-la na empresa.

Agora que você já está por dentro do assunto e entende as principais dicas para criar uma cultura de colaboração, não deixe de aplicá-las na prática. Melhore o diálogo interno, tenha momentos de descontração, seja um líder democrático, reconheça o potencial do time e, por fim, esclareça que tipo de cultura você quer construir. Assim, o sucesso é garantido!

Gostou das nossas dicas? Então continue aprendendo. Conheça 4 tipos de funcionários e saiba como lidar com eles. Vamos lá!

Compartilhar este Artigo

Go to Top