Você sabe o que é blended learning? Descubra aqui!

2022-01-10T10:54:51-03:003 setembro, 2020|Educação Corporativa|

Conheça o blended learning e descubra como impulsionar os programas de treinamento de sua empresa e desenvolver uma equipe de alta performance.

Certamente, o advento da tecnologia surgiu para revolucionar as formas de trabalho e as relações sociais. Passando pela forma como nos comunicamos até pelas novas formas de aprendizagem e troca de experiências.

Em meio a tantas novidades e avanços tecnológicos, o surgimento do ensino a distância veio como uma grande vantagem, não somente na educação, mas como oportunidade no ambiente corporativo. É muito comum os treinamentos corporativos presenciais, mas o ensino tradicional vem se transformando ao longo do tempo.

Acompanhando essas mudanças, é muito importante que o RH esteja atento as novas ferramentas que surgem. Afinal, para garantir que o processo de treinamento seja satisfatório, é primordial ofertar possibilidades que alcancem perfis diferentes com a mesma eficiência.

Há diversas vantagens no ensino a distância, porém não são todas as pessoas que se adaptam com tanta facilidade a essa modalidade. Sendo assim, para lidar com esses desafios e garantir o aprendizado de todos os seus colaboradores, muitas organizações estão investindo no blended learning.

Esse modelo de ensino traz uma combinação do ensino presencial e a distância, visando aperfeiçoar e desenvolver as competências dos profissionais. São diversos métodos que possibilitam um aprendizado eficaz e de qualidade, permitindo que os colaboradores troquem experiências e se sintam engajados.

Continue a leitura e entenda o que é blended learning e como essa metodologia pode ajudar na aprendizagem dos seus colaboradores.

Afinal, o que é blended learning?

O blended learning também é conhecido como ensino híbrido. Essa modalidade combina aulas online com aulas presenciais, possibilitando maior flexibilidade e eficiência no processo de aprendizagem dos profissionais. O aluno tem a opção de adquirir conhecimento em sala de aula ou em um ambiente virtual por meio de plataformas digitais.

Com o blended learning, o colaborador tem a comodidade de estudar no seu ritmo, no local mais confortável ou, ainda, reforçar seu conhecimento e realizar a interação com outros alunos dentro de sala de aula. O conteúdo é disponibilizado nas plataformas online para que o colaborador possa acessar e estudar a qualquer tempo.

Outra novidade dessa modalidade é a possibilidade de realizar bate-papos virtuais; vídeo, materiais, debate em sala e esclarecer dúvidas com o especialista. Todo conteúdo é preparado, visando a melhor adaptação de cada colaborador, seu ritmo de assimilação dos conteúdos e a necessidade de engajamento.

Nas organizações, o blended learning é uma excelente ferramenta para engajar os profissionais, desenvolver e potencializar as competências necessárias para o sucesso dos profissionais e, consequentemente, do negócio. O setor de Recursos Humanos acompanha todo o processo de implantação e a eficácia dessa modalidade.

Além disso, é uma oportunidade de manter seus colaboradores atualizados e próximos as inovações. A utilização da tecnologia nos processos não vem somente para somar, mas também para transformar e trazer mais qualidade ao processo de aprendizagem. Com isso, as empresas desenvolvem profissionais mais capacitados e qualificados.

Aprendizagem síncrona e assíncrona

No modelo blended learning existem dois tipos de aprendizagem: síncrona e assíncrona. A aprendizagem síncrona se trata de todo conteúdo que necessita a presença física do aluno e professor, onde todos participam e executam o treinamento.

Assim sendo, para que o aprendizado realmente aconteça, é preciso que todos estejam presentes ao mesmo tempo, seja em sala de aula, videoconferência, chat, entre outros. A vantagem desse modo é que os alunos atuam em conjunto, podendo trocar ideias, experiências e conhecimentos em tempo real. Além disso, promove o engajamento entre os envolvidos.

Por outro lado, o modo assíncrono se realiza de forma individual, onde cada aluno pode acessar o material e conteúdo de aprendizagem em seu tempo. Esse tipo de aprendizado visa garantir que as características de desenvolvimento do usuário sejam respeitadas e haja maior flexibilidade, permitindo que o colaborador possa conciliar os estudos com as atividades de trabalho.

Todos os dois modelos são bons, porém, devido à flexibilidade da estrutura assíncrona, a assimilação do conteúdo e a participação em treinamentos são maiores do que a estrutura síncrona, pois geram melhor aproveitamento dos materiais. Geralmente a prática é realizada de forma digital, facilitando e otimizando o tempo dos usuários.

Benefícios do b-learning

Esse modelo de aprendizagem vem proporcionando diversas vantagens no mundo corporativo. Listamos algumas para você:

1- Flexibilidade e autonomia

Sem dúvidas, a primeira vantagem do blended learning é a flexibilidade para os alunos. Os profissionais podem acessar os conteúdos no seu tempo, sem que atrapalhe suas rotinas diárias e compromissos de trabalho.

Além disso, tem a possibilidade de escolher a forma de assimilação do conteúdo, como por exemplo por vídeo aula, leitura de texto ou em sala de aula. Dessa forma, o colaborador pode escolher pausar as vídeo aulas e voltar os conteúdos e até anotá-los, caso essa seja sua melhor foram de aprendizagem. Em caso presencial, propor debates e trocas de experiências.

2- Personalização e otimização do ensino

Outra vantagem desse modelo de aprendizagem é a personalização do ensino, que são adaptadas para atender às características e necessidades individuais dos colaboradores.

Com recursos mais diversificados, o processo de aprendizagem fica mais otimizado, alcançando melhores resultados dentro dos prazos determinados.

Essa personalização é um importante fator de valorização dos talentos da empresa, já que permite o respeito à diversidade. Dessa forma, contribui para a construção de um sentimento de pertencimento dos colaboradores, aumentando com isso o engajamento.

3- Redução de custos

b-learning é uma boa alternativa para redução de custos dentro das organizações, sem perder a qualidade. Com as atividades e conteúdo na plataforma virtual, não há a necessidade de gastos com deslocamentos, aluguel de espaço físico e perda de tempo de instrutores para realizar o treinamento presencial.

Além disso, as vídeo aulas podem ser reaproveitadas para outros colaboradores, o que permite o alcance dos mesmos treinamentos para grupos diferentes.

Como o ensino híbrido o custo é menor e há grande retorno sobre investimento.

4- Maior integração entre os participantes

Outra vantagem dessa aprendizagem é a possibilidade de interação presencial e remota entre os participantes. A relação entre professores e alunos fica enriquecida, resultando em várias trocas de experiências. Além disso, com as dinâmicas e atividades coletivas, se tem o melhor meio de avaliação dos alunos.

ebook software para gestão de pessoas

Qual a diferença entre blended learning e EAD?

Apesar de bastante parecido com o ensino a distância – EAD, a b-learning é como uma evolução da forma de ensino e aprendizagem. Ela busca a humanização do processo de aprendizagem dentro do espaço organizacional, valorizando exatamente as diferenças entre os colaboradores.

Além disso, ela permite a promoção de um espaço de construção de pensamento crítico, a partir da oportunidade de conhecer com mais profundidade os assuntos propostos. Dessa forma, ao unir as duas modalidades de ensino, presencial e virtual, permite que temas tratados nas plataformas virtuais, possam ser tragos para os encontros presenciais e se tornem um debate construtivo.

Se no EAD as aulas são totalmente remotas e os encontros presenciais somente para avaliação do nível de aprendizagem, no blended learning é o contrário.

Nessa modalidade as aulas virtuais são muito valorizadas, mas os encontros presenciais são marcados por atividades dinâmicas e práticas, que visam trabalhar melhor os conteúdos estudados e humanizar a relação entre os participantes.

Em suma, a proposta do blended learning dentro das empresas, é unir qualidade, aperfeiçoamento e transformação no processo de aprendizagem organizacional. No entanto, engana-se quem pensa que essa modalidade híbrida busca substituir o modelo tradicional de aprendizagem.

Na verdade, a b-learning busca tirar o melhor proveito da tecnologia, para favorecer o desenvolvimento profissional de talentos dentro das organizações.

Como implantar o b-learning na empresa?

Para implantar essa modalidade de aprendizagem é necessário um cronograma das ações, acompanhar e medir os resultados. Desta forma, é possível desenvolver novos projetos e garantir mais retorno para a organização. O blended learning é uma alternativa para promover o desenvolvimento da sua equipe e gerar grandes resultados.

O importante é primeiramente considerar o perfil de cada colaborar, já que enquanto alguns são mais visuais, outros são mais auditivos.

Depois disso, identifique os objetivos da aprendizagem. É preciso ter clareza de quais habilidades são necessárias desenvolver na equipe.

Depois é hora de escolher as mídias, técnicas e métodos que utilizarão em seu programa de aprendizagem híbrido. Aqui é importante saber quais conteúdos serão disponibilizados nas plataformas virtuais e quais serão aprofundados a partir de técnicas presenciais.

A partir disso é possível montar programas de treinamentos mais adaptativos e personalizados.

Finalmente, incentive a participação e interação de seus colaboradores nos programas e atividades e principalmente, monitore os resultados.

Concluindo

Com toda rotina corrida e o mercado cada vez mais competitivo e inovador, o ensino híbrido veio para ficar. Não somente em instituições de ensino, mas também nas organizações ele é uma saída para conciliar as atividades de aprendizagem e trabalho, sem perder a qualidade.

Portanto, é necessário que o setor de recursos humanos invista em áreas de treinamento que busque oferecer novas possibilidades na construção de equipes de alta performance.

E dentre essas possibilidades, se existe a chance de promover aprendizagem através do desenvolvimento de pensamento crítico para tomadas de decisão mais assertivas e estratégicas, certamente, o blended learning é uma das melhores alternativas.

Tenha clareza de que não existe a fórmula certa para desenvolver um programa assim. Exatamente porque como ele valoriza a diversidade e humanização do processo de aprendizagem, será o conhecimento profundo da equipe e dos negócios da empresa, que permitirão ao RH a implantação do modelo ideal para sua equipe.

E para auxiliar no acompanhamento das métricas de treinamento de sua equipe que tal contar com o apoio da tecnologia? Quer saber como? Entre em contato com a equipe da SER e conheça as melhores soluções em gestão de pessoas, para auxiliar seu RH nos programas de desenvolvimento de talentos.

Gostou da matéria? Acompanhe nossas postagens e compartilhe esse conhecimento nas suas redes sociais. E não deixe de assinar nossa newsletter e receber conteúdos semelhantes diretamente em seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo