Você conhece as classificações das ações de PDI?

2023-02-16T10:37:18-03:0015 October, 2018|Educação Corporativa|

Se você não sabe quais as classificações das ações de PDI, esse artigo é para você. Acompanhe com a gente e entenda como elas podem facilitar o planejamento de desenvolvimento de seus talentos.

Plano de Desenvolvimento Individual é uma importante ferramenta de planejamento e execução de ações que visam o aprimoramento profissional de seus talentos. Esse aprimoramento depende da área e de circunstâncias específicas de um modelo de negócio.

A possibilidade da aplicação deste plano para o aprimoramento de competências é uma grande estratégia para que profissionais sejam mais engajados e obtenham melhores resultados em sua área de atuação.

E esse desempenho exponencial é primordial para o sucesso de qualquer negócio. Afinal, uma empresa é feita de pessoas e para pessoas. Independente do negócio em que está inserida, são as relações humanas construídas no espaço organizacional que ditarão os rumos de cada processo e de cada resultado.

Sendo assim, a formação de uma equipe de alta performance precisa ser a preocupação da liderança e o foco do RH.

No entanto, na construção de um plano de desenvolvimento individual, é muito importante que a liderança entenda como classificar cada ação, de forma a alcançar todas as necessidades de seus talentos.

Dessa forma, as classificações das ações de PDI, trazem uma real visão de como acontece o processo de aprendizagem, como ele pode ser sendo conduzido e as melhores práticas a este respeito.

Para isso, nesse artigo, vamos trazer para você do que se tratam essas classificações e de que forma elas podem potencializar as ações do PDI de seus talentos.

Acompanhe com a gente!

PDI e tecnologia

Antes de mais nada, é preciso dizer que montar um PDI para sua equipe é mais fácil, usando a tecnologia como suporte.

Isso porque, feito manualmente, o PDI pode acabar sendo deixado de lado, pela dificuldade de acompanhar diversas planilhas e inserir informações de forma manual nele.

Sendo assim, a melhor maneira de garantir o acompanhamento e a atualização do PDI da sua equipe é através de um software de RH. Em geral, essas ferramentas possibilitam a automação de boa parte do processo, facilitando a inserção de informações e permitindo a geração de relatórios de desempenho.

Certamente, a escolha da ferramenta certa é um dos desafios na contratação de tecnologia. O ideal é que essa escolha seja feita respeitando o perfil da sua equipe, as diretrizes do seu negócio e a oferta de soluções que sejam de fato eficientes.

Falando nisso, você sabia que a SER tem uma ferramenta perfeita para seu negócio? Com a SER HCM é possível automatizar os processos de gestão de pessoas da sua empresa de forma simples e otimizada.

Inclusive, a SER HCM é uma ferramenta de alta padronização, que respeita a cultura e diversidade da sua empresa. Com módulos que vão da gestão de desempenho ao planejamento estratégico de RH da sua empresa, a SER HCM garante que sua equipe de RH tenha tempo disponível para focar em estratégias e pessoas.

Para conhecer a SER HCM, basta entrar em contato com nossa equipe e solicitar uma demonstração.

Daí, tecnologia contratada e implantada, é hora de conhecer as classificações das ações de PDI.

Entender para planejar

Para garantir que o PDI de um determinado profissional seja realmente eficiente, é preciso realizar o planejamento de desenvolvimento de uma competência. Sobretudo, para que isso aconteça, é necessário partir de ações que tenham como objetivo o aprimoramento integral e multifatorial de suas características principais.

Dessa forma, é preciso considerar o conhecimento, as habilidades e as atitudes. Sendo assim, uma estratégia de classificação para as ações de PDI é a distinção das mesmas entre três categorias:

  •  Vivenciais
  •  Cognitivas
  •  Reflexivas

Tais ações podem ser realizadas de maneira conjunta, de forma a integrar todos os componentes da competência. Por outro lado, é possível realizar ações de PDI focadas em uma categoria específica.

O mais importante é que elas estejam alinhadas às necessidades de desenvolvimento e ao perfil de cada profissional.

Tipos de ações

Entender os tipos de ações existentes, facilita a construção do PDI.

Isso porque, a classificação de ações de PDI ajuda a entender qual o melhor modelo de aprendizagem para cada perfil de profissional.

Pode não parecer, mas respeitar a diferença de perfis que existem dentro do ambiente organizacional é primordial para garantir o engajamento do plano de desenvolvimento.

Dessa forma, nós trouxemos para você do que se trata cada modelo de ação e de que forma o aplicar no PDI.

1- Ações vivenciais

As ações vivenciais referem-se, em sua maioria, as ações práticas vinculadas a uma determinada competência, e podem estender-se às ações on the job. Só para exemplificar:

Na competência Trabalho em Equipe: “Vivencie um momento em trabalhar com um colega que tem gerido de forma eficaz as equipes, para desenvolver suas habilidades nesta área”.

Dessa forma, essa classificação em ações de PDI permite que seu colaborador desenvolva de forma prática, habilidades necessárias ao desempenho de suas funções.

Em resumo, as ações vivenciais integram aprendizado e experiência.

2- Ações reflexivas

Já as ações reflexivas, podem ser realizadas através de livros ou filmes.

Dessa forma, é solicitado ao colaborador que observe a cena X do filme, ou o capítulo Y do livro. A partir dessa observação ele é incentivado a escrever ou refletir sobre como a competência foi apresentada naquela cena, e, como pode aplica-la na sua vida profissional.

Após fazer esse levantamento, o funcionário tem a oportunidade de discutir as reflexões realizadas com o gestor.

Outra opção é promover rodas de conversas entre as equipes e permitir que as reflexões sejam compartilhadas em grupo. Com isso, é possível, através da troca de ideias, fomentar a construção de novos aprendizados.

3- Ações cognitivas

Por fim, as ações cognitivas, envolvem o processo de armazenamento de informações e memorização.

Sendo assim, esse modelo de aprendizagem é um processo cognitivo através do qual adicionam novas informações ao conhecimento de um indivíduo. Ou seja, um processo que resulta em novos conhecimentos sendo adquiridos.

Importante ressaltar que um dos principais pontos de ligação entre a cognição e a aprendizagem é a motivação. Isso se deve ao fato de que, quanto maior o estímulo cognitivo do ambiente, então mais enfatizada a aprendizagem de um novo comportamento.

Afinal, aprendizagem é um esforço aversivo para nosso cérebro, e, portanto, exige contrapartidas para garantir o foco e a motivação.

A estimulação cognitiva tem como objetivo aprimorar funções cognitivas como memória, raciocínio, capacidade de resolver problemas, etc. Essa estimulação pode ocorrer através de exercícios da resolução de problemas, palestras e cursos.

Concluindo

Conhecer as classificações em ações de PDI, permite que o planejamento de desenvolvimento de seus talentos alcance o melhor resultado individual.

Portanto, para que isso aconteça, é preciso conhecer bem cada talento e entender como cada um deles aprende.

Só para exemplificar, se um determinado talento tem grande aptidão para leitura, ações reflexivas permitirão que ele desenvolva novos aprendizados de forma mais motivada. Por outro lado, profissionais com perfil mais comunicador e que preferem se relacionar com outros profissionais, se sentirão mais motivados em ações vivenciais.

Cabe ao setor de RH, em conjunto com a liderança, mapear os perfis que compõe o time e planejar treinamentos a partir da classificação de ações de PDI alinhadas a perfil dos talentos.

Certamente o engajamento será maior e, consequentemente, os resultados na formação de uma equipe de alta performance.

Portanto, agora você já conhece as classificações das ações de PDI, saiba como elaborá-lo clicando aqui.

E se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas, aproveite para assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos  por aqui e eles podem chegar em primeira mão, em sua caixa de e-mails.

Aproveite para seguir a SER no LinkedIn, Instagram e Facebook e ficar por dentro de todas as novidades em gestão de pessoas que rolam por lá.

Compartilhar este Artigo

Go to Top