Gestão de desempenho e avaliação de desempenho: entenda a diferença

2022-01-03T10:40:37-03:0011 outubro, 2018|Gestão de Pessoas|

Há uma grande diferença entre avaliação e gestão de desempenho. Ao entendê-la, você poderá planejar melhor os processos e obter grandes resultados. Veja no artigo!

Otimizar o desempenho da equipe é tarefa crucial para todo gestor que quer arquitetar um negócio mais produtivo. É preciso produzir cada vez mais com um time “enxuto”. Logo, a gestão de desempenho e a avaliação de desempenho são pontos-chave.

No entanto, é comum que haja confusão entre os termos. Muitos gestores não sabem bem qual a diferença entre eles e como isso impacta no expediente. Além disso, também não conhecem os primeiros passos dessas práticas e, portanto, deixam de extrair o melhor dos liderados.

Esses dois processos são primordiais no acompanhamento e desenvolvimento de uma equipe de alta performance. Portanto, recursos humanos e liderança precisam não só entender do que se tratam, como também manejar bem as ferramentas deles.

Neste texto, nós reunimos uma série de informações sobre o assunto. Hoje, você vai descobrir a diferença entre gestão de desempenho e avaliação de desempenho. Continue a leitura!

O que é gestão e avaliação de desempenho?

Todo gestor concorda que o alto desempenho é importantíssimo. Infelizmente, isso nem sempre é tratado de forma correta e boa parte do expediente do trabalho é improdutivo. Para mudar esse cenário, a gestão e a avaliação de desempenho são tarefas indispensáveis.

A avaliação de desempenho é um processo de análise com início, meio e fim. O intuito é entender o atual desempenho do profissional e o quanto isso está distante do ideal (ou seja, o “gap” entre o real e o ideal). Para tanto, há técnicas específicas de análise.

Através de sua aplicação é possível não só entender o perfil do colaborador, como também nortear as ações do setor de recursos humanos no processo de desenvolvimento desse colaborador.

Por sua vez, a gestão de desempenho é um processo contínuo e que não tem data para início ou fim. Envolve a definição de metas, o monitoramento dos resultados e a geração de feedbacks ao talento. Assim, ele pode progredir e atingir ótimos resultados.

Em suma, podemos dizer que a avaliação de desempenho é uma parte importante da gestão de desempenho. E ambas são de extrema importância na gestão de pessoas.

ebook avaliação de desempenho

Quais as principais diferenças?

Mesmo sabendo que a avaliação de desempenho faz parte da gestão de desempenho, é possível destacas as principais diferenças entre elas, para que esse entendimento se torne ainda mais claro.

Prazo para início e fim

Na avaliação de desempenho, o processo de avaliação é mais rápido e geralmente conta com uma data específica para início e fim, como citado anteriormente. Geralmente ela é aplicada uma ou duas vezes ao ano, para subsidiar outros processos como promoção, aumento salarial, bonificações ou até programas de treinamento.

Isso nem sempre ocorre na gestão de desempenho, afinal, o processo é demorado e os resultados podem variar bastante de acordo com cada indivíduo. Mesmo que se tenha um prazo, ele é mais para o futuro.

De forma geral, podemos dizer que a gestão de desempenho acontece durante todo o tempo. Para isso ela engloba diversos processos como PDI, programas de treinamento, mentorias e feedback.

Estágio no “ciclo de desempenho”

Imagine um ciclo de desempenho no qual o talento inicie com algumas competências e termine com outras, ainda mais preparado para trabalhar. O processo de avaliação estaria sempre no início ou no fim do ciclo, objetivando identificar o contraste entre antes e depois.

Já a gestão do desempenho ocuparia todo o meio, afinal, inclui métodos de melhoria e alta performance.

Resultados bem estabelecidos

A avaliação é a busca pelo entendimento dos atuais resultados, por essa razão, geralmente não envolve metas ou objetivos previamente definidos. Seu principal objetivo é medir o nível de habilidades do colaborar ou equipe e munir o RH de dados sobre o desempenho geral.

A gestão, por sua vez, depende de metas desafiadoras para que os profissionais sejam estimulados a atingir grandes resultados. Se não for assim, é possível que o resultado fique aquém do esperado.

Qual a importância dos dois conceitos?

Como é possível observar, os dois conceitos são bem diferentes — envolvem prazos, métodos e objetivos distintos. Mas no dia a dia são igualmente necessários e fazem parte de um mesmo objetivo: o desenvolvimento de uma equipe de excelência.

Certamente podemos afirmar que é impossível fazer uma boa gestão de desempenho sem a avaliação no início e no fim do processo. Afinal, só assim a empresa saberá o que tem ou não dado certo. Por outro lado, não faz sentido avaliar o desempenho da equipe se não há processos para otimizar os resultados e garantir conquistas ainda maiores no futuro.

Portanto, a vantagem da avaliação de desempenho é permitir que tanto a empresa quanto o colaborador tenham o conhecimento dos pontos fortes e pontos de melhoria da equipe. Em contrapartida, é a gestão de desempenho que utilizará essas informações no desenvolvimento da equipe.

Assim sendo, podemos afirmar que ambos os conceitos, utilizados de maneira correta, garantem a construção de uma equipe de alta performance.

ebook gestão de desempenho

Concluindo

Enfim, agora você está por dentro do assunto e conhece as principais diferenças entre gestão de desempenho e avaliação de desempenho. É muito importante contar com a ajuda da tecnologia para avaliar o time e criar metas desafiadoras. Portanto, também é necessário investir na modernização do RH e na integração de tecnologia de ponta.

Sendo assim, que tal conhecer um software de RH para tornar a gestão de pessoas na sua empresa mais estratégica. Com mais de vinte anos de experiencia no desenvolvimento de soluções para Gestão de Pessoas, a SER possui um time capacitado a te ajudar nessa empreitada. Quer conhecer nossos produtos? Entra em contato conosco e teremos prazer em te apresentar a solução adequada ao perfil da sua empresa, acompanhando os processos de implantação e adequação às necessidades da sua equipe.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para nos seguir nas redes sociais — estamos no Facebook e LinkedIn. E não deixe de assinar nossa newsletter para receber nossos conteúdos diretamente em seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

Ir ao Topo