Conheça a gestão por competências

2020-04-15T14:37:02-03:0014 March, 2018|Gestão de Competências|

As pessoas são essenciais para alcançar bons resultados dentro de uma organização. Por isso, um novo método vem sendo utilizado para conduzir os funcionários para alcançarem objetivos da empresa por meio de suas competências. Esse modelo, chamado de gestão por competências, está inserido em todas as áreas de gestão de pessoas em uma organização.

Esse modelo é uma excelente maneira de desenvolver talentos e de orientar as ações dos colaboradores no sentido de construir uma empresa que atinge suas metas e objetivos. Para compreender melhor a gestão por competências, é importante pensarmos antes nesse conceito.

As competências consistem no conjunto de habilidades e atitudes que uma pessoa tem. Nessa tríade, o conhecimento se relaciona com a formação do indivíduo (mais especificamente, a parte teórica). A habilidade tem relação com os conhecimentos práticos e domínio da teoria. Por último, a atitude está ligada ao comportamento humano, ou seja, valores e sentimentos expressos.

O que é a gestão por competências?

A gestão por competências consiste em identificar as habilidades essenciais para a realização de uma função ou cargo, ou seja, quais competências são necessárias para que um funcionário exerça sua atividade da melhor maneira possível.

É importante que esse modelo comece com a definição das principais metas e objetivos estratégicos da organização. Para isso deve-se considerar a missão, visão e valores da empresa, bem como sua principal competência, ou seja, a que todos os seus profissionais têm em comum.

Para que essa gestão resulte em mudanças positivas, é importante que ela siga um ciclo de desenvolvimento. Assim, é fundamental que os funcionários participem de treinamentos para que seja possível o crescimento e avanço da organização.

Talent Grid- Gestao de talentos

O ciclo da gestão por competências geralmente ocorre em 4 fases. A primeira é o mapeamento, em que se identificam as competências necessárias para a organização e é realizada a adequação do perfil dos funcionários ao exigido pelos cargos. A segunda é a avaliação, em que se analisa a adequação dos funcionários em relação a cada competência necessária para sua função.

Na terceira fase, a de desenvolvimento, ocorrem os treinamentos e aprendizagem das competências que se encontram abaixo das necessidades exigidas pelo cargo. A última etapa consiste no monitoramento, em que verifica-se os efeitos do processo de desenvolvimento e, então, reinicia-se o ciclo.

Por que implantar esse modelo?

O desenvolvimento de competências tem como perspectiva o crescimento e desenvolvimento contínuo da empresa. Além disso, esse modelo é responsável por trazer diversos benefícios para a organização.

Por meio da gestão por competências ocorre a diminuição da rotatividade, uma vez que é possível buscar profissionais com o perfil específico e ideal para a empresa e para o cargo. Esse modelo facilita também a retenção de talentos, pois é mais fácil motivar os colaboradores, demonstrando como eles podem crescer dentro da organização.

Esse trabalho auxilia também os programas de Treinamento e Desenvolvimento da empresa, facilitando a verificação de quais competências precisam ser trabalhadas com os profissionais.

Com esse modelo, a organização pode alinhar seus objetivos com o desenvolvimento dos colaboradores, o que resultará em melhores resultados para a empresa e uma maior facilidade para alcançar as metas.

Ficou com alguma dúvida sobre a gestão por competências? Deixe perguntas e opiniões sobre o assunto nos comentários!

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top