Saiba como fazer o mapeamento de competências

2022-05-05T10:04:45-03:0015 março, 2018|Gestão de Competências|

Entenda nesse artigo a importância do mapeamento de competências para a gestão de pessoas e saiba como realizá-lo.

Em busca do diferencial competitivo, as empresas investem em ferramentas de gestão de pessoas para conseguir potencializar o trabalho desenvolvido pelos recursos humanos e preencher as lacunas existentes.

Os desafios na gestão de pessoas são grandes e vão desde a atração e retenção de talentos, até a formação de equipes de alta performance. O setor de recursos humanos precisa superar os obstáculos que separam uma equipe com desempenho satisfatório, para uma equipe de desempenho excepcional.

Nesse sentido, é preciso que esse setor conheça profundamente a equipe, seus pontos de excelência e as competências que compõe o time de trabalho. Através desse conhecimento, é possível desenvolver ações que vão desde a valorização e manutenção das habilidades existentes, até o desenvolvimento de habilidades necessárias para o sucesso do negócio.

E, em se tratando do conhecimento da equipe, entender quais competências o grupo já possui e quais as necessárias para o alcance de resultados, é primordial para o cumprimento do planejamento estratégico da empresa.

Sendo assim, o mapeamento de competências é uma ferramenta muito eficiente e que traz excelentes resultados para a organização. Trata-se do levantamento das competências técnicas e comportamentais necessárias para a execução correta do trabalho e para o atingimento dos objetivos internos.

Quer saber como fazer um bom mapeamento de competências e qual é a sua importância para conquistar a excelência operacional? Então, confira o conteúdo que preparamos para você!

Qual é a importância do mapeamento de competências?

Em resumo, essa ferramenta de gestão de pessoas tem como finalidade realizar um levantamento das competências técnicas e comportamentais requeridas para uma boa execução do trabalho, ajudando no planejamento estratégico de uma organização.

Podemos entender a competência como um conjunto de comportamentos, habilidades e experiências, que possibilitam o bom desempenho do colaborador.

Sendo assim, uma empresa que busca o crescimento, precisa estabelecer metas para seus colaboradores, para que assim eles aproveitem as oportunidades. Para definir e direcionar os objetivos devidamente, é fundamental que o gestor faça uma análise das forças de cada colaborador e estabeleça as metas de acordo com os pontos fortes de cada um.

mapeamento de competências também serve para a montagem de uma equipe e no desenvolvimento dela. Afinal, o levantamento das qualidades individuais possibilita a contratação de profissionais com as características que faltam na empresa. Além disso, esse conhecimento permite o planejamento dos treinamentos adequados ao desenvolvimento de cada competência necessária.

Recrutamento e seleção

E ainda, a ferramenta também ajuda na realocação dos colaboradores em áreas nas quais eles poderão ter um desempenho melhor. Ou seja, permite o remanejamento correto tornando o trabalho mais eficiente e produtivo. E de quebra promove uma cultura de respeito as diferenças, valorizando as habilidades de cada colaborador e permitindo que utilizá-las da forma eficiente.

Portanto, podemos afirmar que o mapeamento de competências é uma excelente ferramenta estratégica que visa apoiar o RH na tomada de decisões mais assertivas na gestão de pessoas.

Como realizar o mapeamento?

Permite-se realizar o mapeamento de competências segundo o modelo CHA. Essa sigla é uma abreviatura para os termos Conhecimento, Habilidades e Atitudes, respectivamente, e utiliza-se muito pelas organizações para identificar a necessidade de treinamento e contratação. Resumidamente, esses pilares consistem em:

  • Conhecimento: o conjunto de todas as informações, princípios e verdades que compõem o saber e que possibilitam ação em uma determinada função na empresa.
  • Habilidade: capacidade que pode ser inata ou desenvolvida por meio de treinamentos que possibilitam a execução de uma tarefa. Habilita o funcionário a colocar em prática o conhecimento técnico adquirido.
  • Atitude: capacidade ou predisposição de agir diante das barreiras, seja de maneira positiva ou negativa, que são determinados por fatos, ideias, objetos, pessoas ou situações.

Em um primeiro momento, identificam essas competências por meio da observação in loco do gestor e, em alguns casos, utiliza-se questionários e avaliações técnicas. Nessa etapa, você também pode perguntar aos próprios funcionários quais são as características mais importantes para conseguir exercer bem uma determinada função.

Em seguida é importante fazer uma análise dos resultados encontrados e classificar as competências. Esses comportamentos permitem que a empresa alinhe sua equipe aos objetivos de crescimento, assim como sua cultura, valores, missão, visão e estratégia.

O ideal é definir quais dessas competências são essenciais para cada cargo disponível dentro da empresa e depois pontuar qual é o nível de importância que cada uma delas possui.

No entanto, para que isso funcione, um outro processo antecede o mapeamento de competências: é a descrição de cargos. Afinal, para entender como cada competência é necessária para um cargo, é preciso entender a responsabilidade e atividades desse cargo.

Como classificam as competências?

Existem diversos estudos que classificam as competências e, dificilmente, se encontra conteúdos que trazem todas essas características iguais. Dessa maneira, listaram as competências mais importantes e que melhor auxiliam os gestores no mapeamento:

Autoconhecimento

Ou a capacidade que o colaborador tem que entender quem ele é, seus pontos fortes e pontos de melhoria. Todo processo de desenvolvimento, começa no autoconhecimento.

Capacidade de aprendizagem

É o grau de facilidade ou dificuldade que o colaborador possui de absorver novos conhecimentos e acessá-los ou até transformá-los diante de novos desafios.

Integridade e credibilidade

Mais que competências, essas são características ligadas ao perfil de cada colaborador e permite a criação de vínculos de confiança entre esse colaborador, sua equipe, liderança e empresa.

Pensamento estratégico

Pensar estrategicamente é uma competência extremamente necessárias principalmente para cargos de liderança e que exigem tomada de decisão, já que essa é uma habilidade de entender o ambiente e suas variáveis de forma holística.

Orientação a resultados

A busca por resultados precisa ser uma competência bastante difundida no trabalho em equipe, já que é ela que permitirá que os obstáculos sejam vencidos e as metas alcançadas.

Comunicação efetiva ou comunicação não violenta

Em tempos de humanização dos espaços organizacionais é preciso se atentar uma cultura organizacional que priorize a comunicação não violenta e a manutenção das relações humanas no espaço de trabalho.

Comprometimento e inspiração

Profissionais comprometidos e inspiradores são capazes de transformar o ambiente de trabalho e impactar positivamente a produtividade da equipe. Daí a importância dessa competência.

Inovação e mudança

O mercado é cada vez mais competitivo e volátil, portanto, contar com uma equipe que valorize a inovação e esteja aberta a mudanças é essencial para manter a longevidade da empresa e o sucesso do negócio.

Orientação ao cliente

Essa é uma das competências de maior relevância em qualquer negócio. E diz da capacidade do colaborador de entender a necessidade do cliente e buscar soluções que equilibrem a expectativa desse cliente e os valores da organização.

ebook avaliação de desempenho

E por onde começar?

O mapeamento de competências começa sempre pela identificação de quais competências são necessárias para a organização. Afinal, apesar de todas elas serem importantes, algumas tem maior relevância que outras, quando aplicadas ao objetivo da empresa.

Portanto, comece identificando as competências mais importantes e descreva cada uma delas para facilitar o entendimento.

Feito isso, é hora de estabelecer as competências necessárias para cada cargo e setor da empresa. É muito importante considerar que uma mesma pessoa pode não apresentar as mesmas competências que outras, mas, que o trabalho em equipe pode ajudar a lapidar e construir habilidades em equipe.

Posterior a isso, é preciso aplicar uma avaliação de competências na equipe, para identificar, aquelas necessárias ao negócio, quais a equipe já possui e quais precisarão ser desenvolvidas.

Após a análise dos resultados é hora de planejar um programa de desenvolvimento de competências e preparar a equipe para performar com excelência.

Concluindo

Cumprir o planejamento estratégico da empresa exige muito mais que o planejamento em si. É preciso contar com uma equipe preparada para vencer os desafios do mercado e da concorrência. Nesse sentido, o trabalho do setor de recursos humanos é primordial no desenvolvimento de uma equipe preparada para alcançar objetivos e superar desafios.

Em suma, podemos afirmar que através do mapeamento de competências, o setor de recursos humanos encontra dados substanciais para atuar na maneira estratégica na gestão de pessoas.

Dessa forma, realizar o mapeamento de competências é uma maneira de entender o cenário interno da empresa e se preparar para as oportunidades do mercado.

Nesse mapeamento, contar com o apoio da tecnologia é primordial para garantir um processo transparente, objetivo e otimizado. E por falar em tecnologia, você sabia que a SER possui uma solução em gestão de pessoas que permite não só o mapeamento, como a avaliação de competências de sua equipe?

Quer entender melhor como ela funciona? Entre em contato com nossa equipe e conheça essa e outras soluções para otimizar a gestão de pessoas da sua empresa.

E aí, o que você achou do mapeamento de competências? É muito importante para a gestão de pessoas, não é mesmo? Agora que você já conhece essa ferramenta, deixe o seu comentário nos diga quais são as competências necessárias para desempenhar bem o seu trabalho!

E aproveite para assinar nossa newsletter e receber todas semana novidades sobre gestão estratégica de pessoas, diretamente em seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

Deixar um comentário

Ir ao Topo