Você sabe a real importância da descrição de cargos? Descubra agora!

2021-11-11T10:30:21-03:0016 julho, 2020|Talent Management|

A descrição de cargos organiza e esclarece as responsabilidades de cada colaborador, tornando a rotina de trabalho mais ágil. Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe a gente nesse artigo.

Você já parou para pensar que o trabalho organizacional não é feito por acaso? Toda forma com que as pessoas trabalham em uma empresa depende do planejamento e organização das tarefas e atividades. Portanto, é de suma importância que os profissionais tenham um direcionamento sobre suas atribuições, responsabilidades e competências exigidas pelo cargo.

Os cargos fazem parte da estrutura organizacional. São eles que determinam como serão distribuídos, qual a comunicação entre eles, qual a hierarquia a ser seguida e como as atividades deverão funcionar. Por isso, é essencial que as empresas realizem a descrição dos cargos.

A descrição dos cargos deve ser adequada e coerente com o negócio da empresa, pois ela serve de base para diversos processos internos, como o recrutamento e seleção, análise de desempenho dos colaboradores, plano de carreira, entre outros. Além disso, trata-se de uma ferramenta fundamental para o setor de RH e para a gestão de pessoas.

Quer entender mais sobre a análise e descrição de cargos? Continue a leitura e veja como implantar esses conceitos na sua organização.

Descrição de cargos

Antes de falarmos da descrição de cargo, vamos entender o que é o cargo? O cargo é a unificação de todas as atividades e tarefas desempenhadas por seu colaborador ao assumir determinada função na empresa. Sendo assim, é por meio dos cargos a organização aloca os profissionais para alcançar os objetivos estratégicos da empresa.

descrição de cargos traz a maneira como cada cargo é estruturado dentro da companhia. Detalha o conjunto de atribuições que o ocupante deve desempenhar, como as tarefas executar as tarefas, a quem o profissional deve se reportar e o nível de autonomia que a pessoa tem na organização. Resumindo, descreve o que o colaborador deve fazer, como, quando e para quem deve ser feito.

Dessa forma, é muito importante considerar a estrutura da descrição de cargo de forma detalhada:

Nome do cargo

Aqui é preciso definir de forma clara a identificação desse cargo. Um mesmo grupo de funções pode receber nomenclaturas diferentes dependendo da empresa e da cultura organizacional. O importante é que essa identificação seja vinculada as atividades que serão desempenhadas pela pessoa que ocupar essa função.

Objetivo do cargo

Qual a missão do seu colaborador nesse cargo? Ao descrever o objetivo do cargo tenha em mente de que forma este cargo está atrelado as estratégias da organização.

Atribuições

Nas atribuições é preciso descrever quais atividades deverão ser executadas pelo colaborador. É importante que todas as atividades estejam descritas aqui. Afinal, esse documento pode e deve ser consultado sempre que houver dúvidas quanto as responsabilidades de cada integrante do time.

Requisitos necessários

Para cada cargo será necessário descrever uma série de requisitos que vão desde hard skills ou competências técnicas como formação necessária, até as soft skills para melhor performance desse profissional. Esse é um ponto muito importante na descrição de cargos, porque é através dessas informações que o setor de recursos humanos definirá os perfis contratados. Além disso, essas informações também norteará a tomada de decisão quanto as promoções e movimentações de colaboradores dentro da empresa.

ebook gestão de telentos

Necessidade de treinamentos

Quais são os treinamentos obrigatórios para esse cargo. Sem dúvida, este item está ligado ao anterior. Definidos os requisitos necessários, o RH juntamente com a liderança precisa identificar quais treinamentos serão necessários e obrigatórios para o bom desempenho dessa função.

Benefícios da descrição de cargos

São diversos os benefícios de se ter a descrição dos cargos. Entre eles estão o conhecimento do colaborador quanto à realização de suas atividades e análise da empresa em relação ao desempenho dos colaboradores, sabendo até onde pode cobrar ou não o resultado. Além disso, fica mais fácil de identificar quais tarefas e competências são necessárias o aperfeiçoamento e desenvolvimento da equipe.

Sem falar que a descrição de cargo poderá ser utilizada na validação de dados da avaliação de desempenho, considerando a performance do colaborador em relação as suas responsabilidades.

O que se espera de uma descrição de cargos bem-feita não é somente uma melhoria das condições de trabalho, mas também um aumento da produtividade dos profissionais, a redução da rotatividade e absenteísmo, qualidade das atividades e elevação da motivação e satisfação no trabalho.

Quando os profissionais não possuem em sua rotina de trabalho uma clareza dos requisitos que necessitam para o cargo, os colaboradores podem não conhecer algumas das tarefas designadas a sua função, deixando de realizá-las, prejudicando tanto o seu desempenho quanto a entrega dos resultados.

Além disso, a descrição de cargos ajudará o setor de recursos humanos a tornar o funil de recrutamento mais estratégico e assertivo, já que, através dele, será mais fácil mapear o perfil necessário ao desempenho das funções.

Análise dos cargos

Além da descrição dos cargos, é preciso realizar a análise deles. Analisar uma determinada função ou cargo é detalhar o que é exigido do profissional que irá ocupá-lo, em termos de habilidades, competências mentais, aspectos físicos, responsabilidades e condições de trabalho. O que diferencia a análise da descrição dos cargos é que a primeira se preocupa com as especificações do cargo enquanto a segunda focaliza no conteúdo.

Assim como a descrição, os gestores responsáveis pelas áreas de atuação devem realizar a análise do cargos. O setor de Recursos Humanos dá todo apoio e orientação nesse processo, visando desenhar e adequar as características dos profissionais aos cargos, aumentando a eficiência e satisfação das pessoas.

Com a análise dos cargos é possível identificar aqueles colaboradores que se encaixam nos requisitos exigidos pelos cargos, aqueles que obtêm maior capacidade, habilidade ou conhecimento. Para motivar e engajar, esses colaboradores precisam ser bem remunerados e valorizados pela organização. Assim sendo, a análise de cargos poderá apoiar o setor de recursos humanos na gestão de treinamentos e desenvolvimento da equipe. Já que com ela, será possível identificar as necessidades prioritárias para promover a formação de uma equipe de alta performance.

Relação com outros processos em gestão de pessoas

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo. Portanto, é necessário que a empresa ofereça um plano de benefícios atrativos e crie uma boa gestão da remuneração. Desta forma, a organização não corre o risco de perder seus talentos, e propicia um ambiente que permite colaboradores mais satisfeitos e produzindo mais.

Dessa forma, o setor de recursos humanos, visando garantir baixos índices de turnover na organização, precisa estar atento a todos os processos que trazem transparência e impactam a motivação e sentimento de pertencimento dos colaboradores.

Sendo assim, aliados a construção da descrição e análise de cargos, é preciso pensar em processos que fortaleçam uma cultura organizacional de melhoria contínua e ambiente favorável a uma experiência do colaborador que fortaleça os vínculos de confiança com a organização.

Certamente, através de ações de employee experience, é possível garantir a retenção de talentos e o crescimento sustentável do negócio.

Voltando a descrição de cargos, é importante lembrar que assim como realiza-se no planejamento organizacional, esta, juntamente à análise dos cargos precisam de uma revisão periódica, que pode ser anual, semestral ou de acordo com a necessidade de cada empresa.

Em resumo, os dois conceitos são essenciais para que a organização realize um mapeamento do trabalho, além de auxiliar o RH em recrutar, selecionar e reter os profissionais ideais.

Soluções em Recursos Humanos

Por fim, realizar uma boa gestão de pessoas em uma organização não é uma tarefa fácil. Precisa ter em mãos dados e informações para se analisar com cautela. Um sistema de gestão de pessoas serve para auxiliar e reunir todas as informações pertinentes às equipes em uma única plataforma.

Descrição de cargos, gestão de competências, planejamento de salários e benefícios, organograma, pesquisa de clima e avaliação de desempenho são informações que os gestores precisam acessar de forma rápida e fácil, para tomar decisões mais assertivas.

A tecnologia vem para auxiliar o RH a identificar falhas com mais rapidez. Sendo assim, deixará de perder tempo com o alinhamento de informações, retrabalhos e mantendo o foco no desenvolvimento de soluções estratégicas para a organização.

Hoje, a figura do setor de Recursos Humanos mudou. Os profissionais da área necessitam de ter as informações essenciais e pensar de forma estratégica. O RH vem atuando muito mais como um parceiro de negócios da organização do que como uma área que executa apenas rotinas operacionais.

Você já conhecer a SER? A SER é uma empresa brasileira com mais de 25 anos de experiência, focada em Gestão Estratégica de Pessoas. Ela consegue oferecer aos seus clientes as melhores estratégias e soluções em gestão de pessoas, sem perder as características contidas em cada cultura. A Plataforma SER implementa métodos necessários para conseguir os melhores resultados e acelerar o sucesso dos seus talentos.

Agora que você conhece sobre descrição e análise de cargos, consulte um dos nossos especialistas. Conheça as ferramentas ideias para que sua equipe seja mais produtiva e contribua para um ambiente de trabalho cada vez melhor!

Gostou desse artigo? Aproveite pra assinar nossa newsletter e receber diretamente em seu e-mail, conteúdos semelhantes em gestão de pessoas.

Compartilhar este Artigo

2 Comentários

  1. Valéria 10 de abril de 2021 em 21:59- Responder

    Gostei ajuda a esclarecer como deixar a descrição do cargo detalhado e conforme o que se precisa para quem estiver vendo o conteúdo e a valorização da tecnologia para ajudar o setor de Rh a avaliar de forma potencializada estes perfis.

    • SER 12 de abril de 2021 em 09:41- Responder

      Olá Valéria, que bom que gostou 🙂
      Sem dúvida a tecnologia ajuda muito o RH em toda gestão de pessoas. É pra isso que a Plataforma da SER foi criada e há anos tem ajudado o RH de muitas empresas!
      Continue acompanhando nosso blog que sempre estamos trazendo novidades.

      Abraço!

Deixar um comentário

Ir ao Topo