Entenda o que é HCM e seus benefícios!

2020-04-02T10:31:26-03:002 April, 2020|Talent Management|

Você sabe o que HCM? Já parou para pensar o quanto a competitividade e o avanço tecnológico vem impactando nas organizações, principalmente nas praticas de gestão de pessoas? Pois bem, o RH tornou-se um grande diferencial para as companhias. Transformaram as funções administrativas e tradicionais do departamento de Recursos Humanos em funções estratégicas nas empresas.

Essa abordagem estratégica, em consonância com a gestão de talentos e de competências trouxe conceitos dos quais o setor de Recursos Humanos precisava para se tornar mais estratégico. Esses conceitos buscam gerir pessoas e objetivos de acordo com os valores e objetivos do negócio.

Gerir o capital humano é a base para o crescimento da empresa, as pessoas são responsáveis pelas atividades diárias dentro da organização. Ter atenção com a necessidade de cada colaborador e promover um ambiente saudável são responsabilidades da gestão.

Em meio a esse cenário, surge o HCM – Human Capital Management. É um modelo de trabalho que integra tecnologia com modelos atuais de gestão de pessoas. Esse modelo contém processo metodológico completo e respectivo aplicativo, que está sendo muito utilizado por várias empresas de diversos segmentos.

Continue a leitura e entenda como o HCM pode transformar a gestão de pessoas da sua empresa.

Afinal, o que é HCM?

HCM ou Human Capital Management é um modelo que alinha tecnologia e pessoas. Se refere tanto a uma estratégia de negócio quanto a um conjunto de aplicativos de tecnologia moderna para implementar essa estratégia. Abrange a gestão de colaboradores, contratações, cargos e funções, relatórios, recompensas de força de trabalho e gerenciamento de talentos.

A gestão do capital humano vai muito além de uma liderança tradicional. Por se tratar de colaboradores com objetivos e desejos, é necessário um trabalho minucioso e alinhado para que os resultados sejam alcançados. Então, a análise das informações é importante para extrair o melhor dos profissionais da organização.

Por meio de softwares ou aplicativos é possível monitorar e acompanhar uma série de indicadores que valorizem os objetivos da organização, como a produtividade dos colaboradores, os índices de absenteísmo, bem como o grau coletivo de satisfação, motivação e engajamento de todas as equipes. Desta forma, os gestores podem observar quais colaboradores são verdadeiramente capitais humanos dentro da organização.

Benefícios do HCM

Como vimos até agora, o modelo HCM tem um caráter mais estratégico nas empresas certo? Por isso, é necessário investir na permanência de bons profissionais nas organizações. Veja a seguir os benefícios do HCM na gestão de pessoas.

1. Atração e retenção de talentos

Em primeiro lugar, para a formação de uma equipe competente é necessário qualidade no processo de admissão. Identificar o perfil do capital humano que a organização necessita e gerenciar estes profissionais pelas competências proporciona um maior retorno a um negócio. Aumentar o envolvimento, com soluções da carreira profissional, ajudam a motivar e a proporcionar uma experiência de qualidade aos colaboradores. Desta forma, retém e cultiva talentos, oferecendo oportunidades de crescimento profissional.

2. Desenvolvimento profissional

Promover meios de treinamento para os colaboradores são formas de extrair competências e habilidades de cada profissional. Gerenciar o capital humano significa trabalhar os valores que cada indivíduo pode oferecer para a organização. A aprendizagem é como combustível que move as pessoas, podendo se destacar como profissionais de qualidade dentro do ambiente de trabalho.

É importante investir em meios fáceis de levar o conhecimento até os colaboradores, para que eles possam aplicá-lo de imediato. Atualmente, os profissionais procuram recursos visuais, que lhe proporcionem facilidade em adquirir novas informações. A gamificação é uma nova técnica que vem sendo utilizada por muitas empresas que desejam revolucionar a forma de gerir seu capital humano.

Guia completo sobre eNPS

3. Avaliação do capital humano

Avaliar o perfil comportamental traz informações sobre os pontos fores e fracos do profissional avaliado. Desta forma, é possível ter mais segurança nas tomadas de decisão e no alinhamento das atividades direcionadas a cada indivíduo. Essa avaliação permite a valorização do capital humano e, por consequência, da organização como um todo.

Depois da avaliação é importante dar o retorno ao colaborador. Todos precisam de feedback, inclusive aqueles que se destacam diante da equipe. Dar feedbacks, constantemente, ajuda a manter o capital humano engajado, focado e motivado. Oferecer apoio, dicas de melhoria, críticas construtivas, elogios são essenciais para o desenvolvimento e crescimento profissional, além de atingir maiores níveis de desempenho.

4. Clima organizacional

O conjunto de valores, crenças e comportamentos de uma empresa são percebidos pela maneira como os gestores conduzem os negócios e suas equipes, refletindo na cultura organizacional. Com os objetivos pessoais alinhados com a estratégia do negócio, a organização terá colaboradores inspirados e com foco no que realmente é importante para todos.

Isso evita desgastes ou conflitos entre pares, superiores ou um desalinhamento entre a comunicação interna e as ações realizadas. Incentivar o bom convívio entre todos e dar oportunidades para o desenvolvimento da carreira são imprescindíveis para criar um clima harmonioso.

5. Redução de custos

Por fim, uma das grandes vantagens da gestão de capital humano é a redução dos custos operacionais. Desenvolver e estimular as competências e habilidades dos colaboradores acaba sendo muito mais econômico que aumentar o quadro ou mesmo investir em infraestrutura. Profissionais preparados e treinados tendem a errar menos, tem maior produtividade e dependem menos de intervenções e auxílios externos para dar conta de suas atividades.

Vimos a importância e benefícios do HCM, principalmente com o uso da tecnologia. A tecnologia é sempre uma aliada para engajar as novas gerações que estão chegando às organizações. Ela, também, possibilita um controle mais preciso dos resultados das ações. Isso traz um grande diferencial estratégico e competitivo para o seu setor de recursos.

O capital humano exerce um papel fundamental para o alcance dos resultados desejados. Mais do que nunca, hoje é perceptível que os profissionais precisam ser valorizados, cuidar da sua segurança, saúde e estar engajados para produzirem mais e melhor. Esse é o caminho para alcançar o equilíbrio operacional e formar equipes mais coesas e produtivas.

Então, sua empresa já pratica a Human Capital Management? Compartilhe suas experiências nos comentários!

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top