Feedback contínuo: como essa metodologia pode ser usada no dia a dia das empresas?

2023-04-14T17:26:54-03:0023 September, 2019|Gestão de Pessoas|

Acompanhar mais de perto o trabalho dos colaboradores pode fazer toda a diferença nos resultados corporativos. Conheça o feedback contínuo e descubra como essa ferramenta pode auxiliar a liderança na gestão de pessoas.

Entender como está o próprio desempenho e obter insights para melhorá-lo. Certamente essa é a preocupação de qualquer profissional que busca o crescimento na carreira.

Inclusive, podemos dizer que essa percepção só pode ser apurada, quando é baseada no cruzamento de informações do próprio profissional, seus pares e sua liderança.

Esse retorno, primordial para o desenvolvimento profissional, pode ser aplicado nas empresas, por meio do feedback contínuo.

Embora muitas organizações já usem o feedback, seja de maneira estruturada, seja apenas intuitivamente, implantar a cultura de um retorno contínuo leva a melhores resultados e auxilia na organização de processos e na compreensão da equipe sobre as suas atividades.

Sobretudo, o investimento em uma cultura de valorização do feedback contínuo, é uma excelente estratégia para a formação de uma equipe de alta performance. Por sua vez, uma equipe de excelência é o diferencial que qualquer empresa precisa para garantir competitividade e lucratividade no mercado em que atua.

Ainda não está convencido ou não sabe como funciona o feedback contínuo? Quer entender melhor essa metodologia? Acompanhe com a gente esse artigo e descubra como ele pode te ajudar a impulsionar os resultados da sua equipe.

Comunicação interna

Comece pela tecnologia

Apesar do feedback ser um processo que envolve as relações humanas dentro das organizações, a tecnologia é a grande aliada do RH e da liderança em sua aplicação.

A utilização de um software de RH contribui para a aplicação do feedback contínuo e para a consolidação das informações de cada profissional da sua equipe. Inclusive, é possível construir o Dossiê Profissional de seus talentos, utilizando os dados do feedback contínuo.

Mas claro que para isso é preciso contar com uma ferramenta que possibilite tanto a implantação do feedback contínuo, quanto do Dossiê Profissional.

Sendo assim, nós temos uma solução tecnológica completa para te apresentar: a SER HCM.

Com 30 anos de experiência em gestão estratégica de pessoas, a SER trouxe para a SER HCM toda a sua experiência em transformar profissionais excelentes em talentos exponenciais.

Sendo assim, a SER HCM é a solução que sua empresa precisa para implantar processos automatizados e otimizados no setor de recursos humanos. Quer saber como? Então entre em contato com nossa equipe e solicite uma demonstração.

Entenda a importância do feedback contínuo para sua empresa

O feedback contínuo é uma prática que contribui para o acompanhamento constante da performance profissional dos seus talentos. Normalmente, as empresas se preocupam em passar feedbacks, geralmente acompanhados dos resultados da avaliação de desempenho.

Entretanto, essas avaliações são um tanto complexas para serem realizadas frequentemente. Claro, a avaliação de desempenho é primordial para construir o perfil de cada talento e a partir disso formular ações de desenvolvimento e valorização deles.

No entanto, se o feedback só for aplicado na ocasião da avaliação de desempenho, é possível que a empresa perca a oportunidade de construir relações mais transparentes e resultados mais consistentes no desenvolvimento da equipe.

E isso se deve ao fato das conversas entre gestor e funcionário serem muito espaçadas quando vinculadas a esse modelo de avaliação. Essa dinâmica está pouco alinhada ao ritmo acelerado no qual as mudanças na empresa acontecem atualmente, ficando, assim, um pouco desgastada e obsoleta.

Com o feedback contínuo, os problemas são apontados no momento em que ocorrem ou logo depois. Isso dá ao colaborador uma visão muito mais clara do que deve ser melhorado e também favorece o seu rápido desenvolvimento, o que é positivo tanto para ele quanto para a empresa.

Inclusive, a eficiência do feedback contínuo está exatamente no tempo entre o fato ocorrido e a conversa entre gestor e liderado. Quando esse tempo é longo, em geral o líder deixa de oferecer o feedback.

Ou, quando o feedback ocorre depois de um tempo, o colaborador pode ter esquecido da situação ocorrida. O que torna o feedback ineficiente.

Quais os resultados positivos do seu uso no dia a dia da empresa?

O feedback contínuo pode fazer parte da rotina da empresa e traz diversos resultados positivos. Veja, a seguir, alguns deles!

Maior motivação

Claro que motivação é algo intrínseco ao seu colaborador. No entanto, é possível que ações da empresa funcionem como fator de motivação para seus talentos. O feedback contínuo é uma dessas ações.

Ao receber um feedback, o colaborador percebe que está sendo observado. Essas conversas com o gestor  o ajudam a ser um profissional com melhores resultados e capaz de crescer na carreira.

Isso aumenta o senso de pertencimento e o torna mais motivado, engajado e produtivo quanto à realização de suas tarefas.

Resultados satisfatórios

Entendendo exatamente o que precisa melhorar, é natural que o empregado consiga entregar resultados mais alinhados ao que a empresa espera. Em geral, colaboradores com baixa produtividade têm dificuldade de entender onde estão falhando.

Daí a importância do feedback contínuo.

A observação do gestor é de extrema relevância para que esse profissional entenda os objetivos da organização e de que forma ele pode contribuir com os resultados.

Dessa forma, aumentando seu desempenho e fortalecendo o vínculo com a organização.

Mais metas alcançadas

Como consequência de uma maior satisfação e de resultados melhores, as metas da corporação são atingidas de maneira mais orgânica e fluida, com consistências nas atividades.

Ou seja, é possível construir uma jornada de crescimento para o negócio e resultados exponenciais, investindo em uma cultura de feedback contínuo.

Qual a melhor maneira de aplicar o feedback contínuo na organização?

Entender como o feedback contínuo funciona é primordial para que ele tenha eficiência e gere resultados consistentes na sua empresa.

Dessa forma, nós trouxemos aqui algumas dicas que vão te mostrar como o feedback contínuo pode ser incorporado como prática na sua empresa.

1.Ofereça treinamento

Se a sua empresa ainda não conta com o feedback contínuo como parte da cultura organizacional, promova treinamentos para conscientizar os funcionários da importância e do propósito dessa prática.

Além disso, tenha ações voltadas para a liderança com o objetivo de orientar os gestores sobre como fazê-lo da maneira correta.

A experiência do colaborador ao receber o feedback depende em grande parte da forma como a liderança irá conduzir o processo. Esse pode ser um momento de transformação, motivação e crescimento, ou o contrário disso.

Daí a importância de preparar a liderança para sua correta aplicação.

  1. Defina metas

Para realizar o trabalho de acordo com as expectativas, o colaborador precisa entender o que ele deve entregar. Por isso, a definição de metas claras e alcançáveis é essencial para que o feedback funcione.

O ideal é que sua empresa ofereça um contrato de metas e utilize metodologias eficientes para construí-lo. As metas SMART, só para exemplificar, são um modelo que pode contribuir para a construção de metas claras, objetivas e eficientes para sua equipe.

Outro processo primordial para a eficiência do feedback é o PDI. Com ele é possível traçar metas de desenvolvimento, que alinhadas às metas de produtividade, irão contribuir para os resultados da sua equipe e do seu negócio.

  1. Use honestidade e transparência

Quando se trata das relações humanas dentro das empresas, construir vínculos de confiança é o diferencial para resultados exponenciais.

Dessa forma, um bom feedback deve ser sincero e mostrar todos os pontos, positivos e negativos, com igual peso. Para que funcione, ele deve dar uma visão muito clara da performance do colaborador.

Além de permitir o desenvolvimento real do seu colaborador, a transparência e honestidade promovem vínculos que impactarão não só os resultados alcançados, mas a motivação, engajamento e retenção dos seus talentos.

  1. Tenha empatia

Lembre-se de que o intuito é sempre promover um melhor desempenho do colaborador, e nunca o intimidar ou rebaixá-lo.

Uma liderança empática é capaz de transformar a cultura organizacional e promover a construção de uma equipe de alto desempenho.

Para isso, prepare sua liderança para exercer escuta empática e construir relações mais humanizadas no espaço de trabalho. Tenha em mente que cada pessoa tem necessidades, limitações e potencialidades distintas.

Portanto, a empatia ajudará a liderança a entender cada perfil e buscar a melhor estratégia de desenvolvimento respeitando a diversidade da equipe.

Concluindo

Promover uma cultura de valorização do feedback exige da empresa iniciativa, conscientização da importância e disciplina no processo.

É comum que no início ele seja colocado em prática, mas aos poucos, a liderança o deixe de lado por considerá-lo desafiador.

E realmente é. O feedback é uma oportunidade de transformação, mas que passa pelo incômodo do confronto. Afinal, nem todas as pessoas estão preparadas para ele.

Dessa forma, torná-lo algo natural exige tempo de paciência. Mas os resultados justificam a prática.

Sendo assim, introduza o feedback contínuo como parte da política da gestão de pessoas e perceba como os resultados serão muito mais interessantes, além do maior engajamento dos colaboradores.

O assunto despertou seu interesse? Se quiser receber mais informações que auxiliem no gerenciamento de talentos da sua organização, assine a nossa newsletter e seja notificado sobre novas postagens.

Aproveite para seguir a SER nas redes sociais e ficar por dentro de todas as dicas que rolam pelo Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhar este Artigo

4 Comments

  1. […] estão realmente conseguindo se desenvolver após um acompanhamento mais próximo, a aplicação de feedbacks e a realização de […]

  2. […] mesmo vale para os gestores da empresa: além de oferecer feedbacks aos colaboradores, procure saber também o que eles têm a dizer em relação aos procedimentos da […]

  3. […] da avaliação é importante dar o retorno ao colaborador. Todos precisam de feedback, inclusive aqueles que se destacam diante da equipe. Dar feedbacks, constantemente, ajuda a manter […]

  4. […] Os registros de avaliações ajudam e oferecem um aumento na quantidade de informação gerada para avaliar um talento. É possível realizar esses registros por exemplo, através de processos bem estruturados de Feedback Contínuo. […]

Leave A Comment

Go to Top