Conheça alguns passos práticos para a retenção de talentos

2022-12-06T08:27:35-03:0028 August, 2019|Talent Management|

Acompanhe nesse artigo, algumas dicas da SER para garantir a retenção de talentos em sua empresa.

Em tempos de competitividade acirrada no mercado, ser referência no negócio em que atua é o objetivo da maioria das empresas.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso oferecer ao mercado posicionamentos diferentes daqueles que já se tornaram rotina. Certamente, a gestão do capital humano da organização está entre as estratégias mais assertivas para isso.

Afinal, vivemos um tempo em que as pessoas não se preocupam apenas com os produtos que compram ou os serviços que contratam. A marca empregadora por trás de produtos e serviços, precisa ser uma referência que suporte as constantes pressões e mudanças do mercado.

E isso se deve em grande parte, ao fato de que ações de employee experience atuarem como fator motivacional para a produtividade, tornando seus colaboradores embaixadores da marca.

Consequentemente, a atenção dispensada aos interesses da organização é maior e o reflexo disso é sentido pelo cliente externo. A grande questão é: como manter uma equipe de alta performance motivada e produtiva? De que forma a empresa pode garantir a retenção desses talentos e a perpetuidade na qualidade daquilo que entrega para o mercado?

A retenção de talentos é uma estratégia urgente dentro das empresas. Basicamente, a retenção de talentos é um conjunto de medidas que buscam o encantamento do cliente interno e com isso garanta sua permanência na organização pelo maior tempo possível.

Quer entender melhor como isso pode ser feito? Então vem com a gente! Nós separamos algumas dicas nesse artigo, para ajudar sua equipe de recursos humanos a desenvolver ações que garantam a retenção de seus talentos.

Comece pela tecnologia

Ter uma gestão estratégica de pessoas dentro da organização, certamente é um dos maiores desafios hoje.

A equipe de recursos humanos precisa empenhar energia e foco para promover mudanças culturais que coloquem o colaborador numa posição de referência dos investimentos da empresa.

Para que isso seja feito de maneira eficiente, no entanto, esse setor precisa contar com o apoio de ferramentas tecnológicas que possibilitem a gestão eficiente de pessoas. Com isso, contar com um bom software de RH, torna a retenção de talentos mais simples de ser implantada.

Quando falamos em tecnologia especializada em gestão estratégica de pessoas, falamos da SER.

Aqui na SER, transformar o mundo corporativo através da tecnologia é um dos nossos principais objetivos. Sendo assim, a plataforma SER HCM foi desenvolvida para proporcionar à sua equipe de RH todo o suporte necessário na gestão de talentos.

Para isso, a SER HCM conta com diversos módulos que oferecem flexibilidade, mobilidade e atendimento high touch.

No quesito flexibilidade, a SER respeita quem sua empresa é e quais as necessidades da sua equipe. Por isso, nossas soluções são totalmente customizadas ao perfil da sua empresa, adaptada ao seu modelo de negócio e conectada à rotina dos seus colaboradores.

Além disso, temos uma equipe sempre pronta a oferecer a melhor experiência com nosso software personalizado, através de um atendimento high touch.

Vale a pena conhecer a SER HCM, transformar a gestão de pessoas da sua empresa e promover a retenção de seus talentos. Para saber mais, basta entrar em contato com nossa equipe e solicitar uma demonstração.

Domine os recursos, sem desconsiderar o fator humano

Ter maior produtividade é o desejo de toda liderança, exato? No entanto, é preciso que a empresa entenda que produtividade está ligada a fatores motivacionais que podem ser intrínsecos ou extrínsecos.

Dessa forma, entender aqueles que são extrínsecos, possibilita a oferta de um ambiente organizacional de satisfação e retenção de talentos.

Portanto, agregar pessoas, formando um time de alta performance, exige que a empresa entenda a importância de ações de employee experience para esses talentos.

No entanto, é preciso não confundir as ações de employer branding e employee experience:

  • Employer branding é a gestão da marca empregadora, a forma como a empresa se comporta.
  • employee experience, é a soma de todas as experiências que o colaborador tem em contato com a marca empregadora

Sendo assim, serão as experiências vividas no employee experience que garantirão a retenção de seus talentos na organização. E essas ações deverão levar em consideração, principalmente, os fatores extrínsecos que levam à motivação.

Portanto, considerar a necessidade intrínseca de seus colaboradores de participar ativamente das tomadas de decisões da empresa, delegando tarefas operacionais aos sistemas informatizados, é a primeira ação prática para garantir a retenção de seus talentos.

Saiba quem são seus talentos!

Para reter talentos é necessário que você consiga mensurar quem são esses talentos. Eles podem ser identificados através de análises que indiquem algumas características.

É importante identificar quais são os profissionais que são reconhecidos por possuírem destaque em seu desempenho. Isso pode ser mensurado através de avaliações, do histórico profissional etc.

Claro que isso pode variar de acordo com a empresa. Cada negócio exige perfis específicos para garantir seu sucesso. Daí a necessidade de o RH conhecer profundamente o negócio em que sua empresa está inserida.

A partir desse conhecimento é possível entender qual a prioridade do negócio e os perfis necessários para alcançar os objetivos.

Pronto, agora sua empresa está pronta para aplicar uma avaliação de competências e identificar quais talentos ela possui.

Invista no desenvolvimento de sua equipe

Identificados os talentos e mapeadas as competências que a empresa já possui, o próximo passo é investir neles. Existem algumas práticas de investimento a serem adotadas pela empresa que podem ajudar na retenção de talentos.

A primeira prática é oferecer oportunidades de treinamentos. Tanto os treinamentos internos quanto os externos serão importantíssimos. Eles permitem que seu colaborador se prepare melhor profissionalmente, se sinta mais confiante e, consequentemente, mais motivado para produzir bons trabalhos.

Guia completo de Recrutamento e Seleção

Reconheça e recompense seus talentos

Além dos treinamentos oferecidos, outra forma de investir nesses profissionais é através de recompensas. As recompensas irão proporcionar um ambiente de engajamento e desenvolvimento dentro da empresa. Assim como os treinamentos, premiar aqueles que atingiram alguma meta ou objetivo estabelecido, é uma forma de incentivá-los e mantê-los engajado com a empresa.

Mas tenha em mente o seguinte:

  • Salário é o valor combinado com seu talento para o desenvolvimento de suas atividades.
  • Benefícios são vantagens que a empresa oferece, em geral, para serem mais competitivas no mercado.
  • Recompensas são iniciativas de remuneração para motivar sua equipe.

Em suma, as recompensas funcionam como uma alavanca para que o colaborador possa contribuir cada vez mais para seu próprio desenvolvimento e para o desenvolvimento da organização.

Ofereça um plano de carreira

Contar com um plano de carreira é um dos fatores de maior peso, quando seus talentos consideram as possibilidades de mudar de emprego.

Sendo assim, oferecer planos de desenvolvimento e de carreira, são uma excelente iniciativa de retenção de talentos. Para isso, sua empresa precisa contar com um plano de sucessão.

Além disso é preciso ter clareza e transparências ao comunicar essas informações a seus talentos. Além claro, de sempre alinhar as expectativas de seus profissionais e as necessidades da empresa ao momento em que ela se encontra.

Registre avaliações

Os registros de avaliações ajudam e oferecem um aumento na quantidade de informação gerada para avaliar um talento. É possível realizar esses registros por exemplo, através de processos bem estruturados de Feedback Contínuo.

Inclusive, o feedback é uma prática bastante comum nas empresas para encorajar, criar confiança e visar a solução de problemas e o aprimoramento das habilidades dos colaboradores.

Outra ferramenta para registros de avaliações é o Dossiê Profissional. Esse dossiê se trata de uma coleta e armazenamento de dados referentes a seus colaboradores. Nele contém informações sobre o percurso traçado pelo profissional até determinado momento em sua carreira e demais informações pessoais ou profissionais que possam ser relevantes na integração deste profissional à empresa.

Mantenha uma comunicação eficaz

A verdade é que, de nada adianta investir recursos no encantamento do cliente interno e ter uma comunicação deficiente.

Portanto, ter uma comunicação assertiva, horizontal e eficiente, faz toda a diferença na retenção de talentos de sua empresa. No entanto, é preciso se lembrar que, uma comunicação eficaz passa pelo saber ouvir.

Portanto, manter canais abertos e acessíveis para seus talentos se manifestarem, é primordial para garantir que eles se sintam participantes da vida organizacional e consequentemente, desenvolvam o senso de pertencimento à organização.

Concluindo

Investir na retenção de talentos é primordial para garantir o sucesso de seus negócios. Afinal, altos índices de turnover elevam os custos financeiros e faz com que a empresa perca parte de sua cultura a cada talento que se despede da organização.

Os passos acima, são apenas algumas dicas que podem contribuir para que sua empresa mantenha os índices de satisfação altos e retenha seus talentos com maior facilidade.

No entanto, não podemos deixar de considerar ainda a importância de demonstrar iniciativas de diversidade e inclusão dentro das organizações. Afinal, as novas gerações de talentos estão atentas não só naquilo que as empresas falam, mas principalmente naquilo que elas fazem para impactar de forma positiva o mundo.

Portanto, ser ambientalmente responsável e ter relevância social no mercado em que atua, também produzirá efeitos em sua equipe interna.

Gostou desse artigo? Quer saber mais sobre retenção de talentos, gestão estratégica de pessoas e iniciativas de diversidade e inclusão? Não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana, temos conteúdos novos e eles podem chegar primeiro na sua caixa de e-mails.

Aproveita para nos seguir nas redes sociais, e ficar por dentro de todas as novidades que a SER oferece para sua empresa.

Compartilhar este Artigo

9 Comments

  1. […] forma, entender como calcular e reduzir esse indicador é essencial para a manutenção das atividades dentro da empresa, bem como para a garantia da […]

  2. […] disso, outro segredo do sucesso dos negócios está na captação e retenção de talentos. Escolher um profissional no mercado de trabalho não é uma tarefa simples. Requer um cuidado ao […]

  3. […] financeira ou não. Mostre que a ideia foi adotada e beneficiou a empresa e que, por essa razão, o talento merece ser retribuído. Em alguns casos, essa recompensa pode ser uma […]

  4. […] esses indicadores, o RH consegue avaliar questões como absenteísmo, turnover, índice de retenção de talentos, produtividade e clima […]

  5. […] São inúmeras as possibilidades de aplicação dessa estratégia, desde os processos de recrutamento e seleção até a elaboração de ações voltadas à retenção de talentos. […]

  6. […] esses indicadores, o RH consegue avaliar questões como absenteísmo, turnover, índice de retenção de talentos, produtividade e clima […]

  7. […] a grande competitividade do mercado, reter talentos é um desafio de diversos setores. Quando um profissional tem bons resultados e ótima […]

  8. […] você retém os talentos em sua empresa? Esse é um grande desafio para várias organizações, sabe […]

  9. […] aferir indicadores de desempenho, como absenteísmo, nível de produtividade, turnover, retenção de talentos e satisfação dos […]

Leave A Comment

Go to Top