Entenda como a gestão de dados otimiza o RH

2020-02-07T12:56:12-03:009 December, 2019|Gestão de Pessoas|

Empresas do mundo todo utilizam a gestão de dados para apoiar as ações e estratégias do RH. Entenda melhor como essa abordagem pode impulsionar a sua empresa.

As organizações de diversos setores estão compreendendo as vantagens de usar informações em seus processos administrativos, bem como de aproveitar a gestão de dados para tomar decisões mais acertadas e promover mudanças internas.

Essa realidade também é aplicável à área de Recursos Humanos, que começou a usar os dados para melhorar a gestão de pessoas. Tal prática traz diversas vantagens para a empresa. Se você quer entender esses impactos, continue a leitura!

O que é a gestão de dados no RH?

A gestão de dados dentro do RH vem como solução para uma atuação estratégica, que valoriza a gestão de pessoas e a coloca como um dos pilares para que a empresa seja bem sucedida e produtiva.

Partindo da coleta e da avaliação das informações, é possível entender o desempenho dos colaboradores, o perfil profissional ideal, as competências que precisam ser desenvolvidas, entre outros aspectos relevantes.

Mas é importante ressaltar que, para que essa gestão seja eficiente, ela deve ser baseada em dados úteis. Ou seja, não é apenas a coleta e o acúmulo de informações que trarão resultados, mas uma avaliação consciente, na qual os gestores tenham clareza quanto aos objetivos.

Quais são os benefícios de um sistema de gestão de dados?

Para que a gestão de dados seja implementada, é preciso contar com um bom sistema. Essa solução deve ser fácil de usar e capaz de entregar uma visualização clara, que permita a análise e a interpretação dos dados.

Conheça as principais vantagens dessa estratégia.

Dados e produtividade

Integração de informações

Lidar com sistemas múltiplos faz com que as informações sejam perdidas e dificulta a análise de dados. Portanto, para que consiga aplicar uma gestão holística, com a visão geral de todos os departamentos e o modo como se relacionam, é importante ter um sistema capaz de integrar todos os dados.

Apenas com esse recurso será possível compreender as consequências das decisões e das mudanças para os setores e, principalmente, como as atividades afetam a organização.

Processos seletivos mais acertados

Com o apoio de aplicativos e do People Analytics, as organizações conseguem identificar as pessoas mais adequadas para ocupar um lugar na empresa, considerando suas habilidades técnicas e o fit cultural.

Essa digitalização evita a avaliação de pilhas enormes de currículos, prática que demandava muito tempo e esforço. Além disso, com base nos dados coletados dos profissionais, é possível criar um perfil de funcionário ideal, aumentando o índice de acerto na contratação e diminuindo o turnover.

Treinamentos alinhados

As corporações que se preocupam em obter resultados mais consistentes promovem treinamentos para preparar seus profissionais. Porém, algumas dessas iniciativas podem ser inócuas e não promover um bom retorno.

Com um sistema de dados, é possível identificar as lacunas que as equipes apresentam e direcionar os treinamentos para o preenchimento dessas falhas. Assim, o conhecimento adquirido é aplicado de maneira efetiva e ajuda no alcance das metas.

Entender a importância da gestão de dados e como ela ajuda o RH a fazer um trabalho mais eficiente é prática necessária para que a organização mantenha a sua vantagem competitiva e consiga acompanhar as mudanças no mercado.

Quer saber ainda mais sobre o assunto? Aproveite, então, para conferir o nosso artigo que aborda como os dados ajudam na gestão de desempenho!

Compartilhar este Artigo

2 Comments

  1. […] auxiliam na gestão de pessoas, possibilitam o acompanhamento de metas, entregam relatórios com dados compilados e tantas outras funcionalidades que ajudam o RH a mapear sua […]

  2. Análise de dados - Solução Casting 28 de September de 2021 at 10:01 - Reply

    […] sempre identificar os fatores que possam interferir no resultado dessa coleta de dados, definidos previamente. As informações colhidas devem estar de acordo com os objetivos da rede de […]

Leave A Comment

Go to Top