Diversidade nas empresas: 4 dicas para promover na organização

2020-02-20T11:27:17-03:0016 December, 2019|Gestão de Pessoas|

Um local de trabalho que incentiva a inclusão tem melhores resultados, menos conflitos e uma imagem mais positiva.

Trabalhar a diversidade nas empresas vai além de uma preocupação social. Contratar funcionários de diferentes gêneros, etnias e formações, apenas para citar alguns aspectos, forma um terreno propício para ideias inovadoras e ambientes mais produtivos. Quer conferir as dicas para promover essa diversidade? Então, continue a leitura!

Como promover a diversidade nas empresas?

1. Faça um diagnóstico do quadro de funcionários atual

O primeiro passo é entender qual é a situação atual da sua empresa e o perfil predominante de pessoas que são contratadas. Um tipo de formação é privilegiado? Você encontra um maior número de pessoas com a mesma realidade sócio-econômica? Há mais homens ou mulheres? Há a presença de pessoas com orientações sexuais diferentes?

Todos esses fatores ajudam a compreender em qual nível está o processo seletivo atual e a fazer um diagnóstico claro da empresa.

2. Construa uma cultura sólida

Após a compreensão da empresa, é preciso construir uma cultura organizacional sólida que valorize a diversidade. O respeito ao próximo e o tratamento inclusivo devem ser os pilares de uma corporação que se preocupa com a diversidade.

Reforçar essa cultura é extremamente importante para que os funcionários entendam a importância dessa inclusão e prestem atenção a qualquer preconceito que carreguem consigo.

3. Prepare todo o RH

O RH deve estar preparado para trabalhar em uma empresa que celebre a diversidade. Esse preparo vai desde a aplicação prática da cultura organizacional até os critérios usados durante os processos seletivos.

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

Além disso, a contratação de pessoas com deficiência exige uma adaptação da empresa, não só no que diz respeito aos espaços físicos, como na acessibilidade da comunicação interna, por exemplo.

Cabe ao Recursos Humanos pensar em estratégias que incluam essas pessoas e façam com que elas tenham as mesmas possibilidades de trabalho que os demais funcionários.

4. Forneça treinamentos

Realizar programas educativos e de conscientização pode ajudar a equipe a entender melhor suas atitudes e evitar frases ou comportamentos de caráter discriminatório.

Em alguns casos, as pessoas não têm a exata noção de que a atitude é ofensiva e como isso pode reverberar entre os colegas. Em outros, alguma pessoas são realmente mais resistentes à inclusão e precisam de uma ajuda externa para que possam se adaptar a esse novo cenário.

Independentemente da situação, a realização de treinamentos vai ajudar a reunir a equipe em torno de um mesmo propósito e construir um ambiente mais positivo e acolhedor.

Como a ausência de diversidade nas empresas pode ser prejudicial?

Organizações que contam sempre com o mesmo perfil de profissional conduzem os processos internos da mesma maneira, por muito tempo.

Por mais que um certo padrão seja necessário para a organização das tarefas e acompanhamento dos resultados, em um mundo com mudanças constantes e em ritmo acelerado negar a importância da inovação é condenar a empresa à estagnação e, consequentemente, ao fracasso.

Promover a diversidade nas empresas impacta não só os negócios, como a sociedade em geral. Quando a sua organização trabalha esse valor internamente, abre espaço para que o mundo seja um lugar mais inclusivo e pacífico.

E você, gostou deste post? Que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais?

Compartilhar este Artigo

6 Comments

  1. […] maior e consegue ter uma evolução dentro da empresa. Além disso, o fit cultural não reduz a diversidade, pelo contrário ― abre portas para pessoas de diversos perfis que sejam capazes de realmente […]

  2. […] é um assunto apenas para quem trata de expatriados, pois traz grande aprendizado de como lidar com diversidade cultural. Essa importante parceria possibilita trazer dados e fatos confiáveis para uma tendência […]

  3. […] fator muito importante a ser considerado é a diversidade. Afinal, quanto mais diversa for sua equipe, maiores chances de construção de novos conhecimentos […]

  4. […] a diversidade, ela é primordial para o desenvolvimento da equipe, através da troca de experiências. Daí a […]

  5. […] A diversidade é capaz de colocar as pessoas em contato com as limitações e potencialidades do outro. Com isso, as pessoas tendem a observar com maior atenção as necessidades de seus pares. […]

  6. […] Por outro lado, na liderança, a inteligência emocional pode ser ainda mais importante.  Sobretudo porque o gestor muito racional, sem o fator humanístico, afasta os colaboradores e desmotiva toda a equipe. Além de que, as habilidades provenientes da inteligência emocional são essenciais para gerenciar a diversidade. […]

Leave A Comment

Go to Top