Erros que sua empresa não deve cometer na educação corporativa

Garanta a eficiência da educação corporativa de sua empresa evitando alguns erros comuns. Acompanhe o artigo e entenda o que não fazer e o que fazer também.

Certamente, a educação corporativa é uma das ferramentas de desenvolvimento de talentos que mais está crescendo no mercado. E esse crescimento se deve a fatores que vão desde o baixo custo e à facilidade que seus talentos tem no acesso ao conhecimento.

Afinal, ter uma equipe formada por talentos de alta performance passa pelo investimento que a empresa faz na construção de novos conhecimentos.

O mundo é dinâmico e todo conhecimento passa por transformações quase que diariamente. Ideias são construídas, desconstruídas e reconstruídas no espaço de trabalho, à medida que novas tecnologias surgem e atravessam o mundo dos negócios.

E não só a tecnologia transforma o ambiente de trabalho e seus conhecimentos. As relações humanas também se transformam e com elas, as relações de trabalho.

Dito isso, é fácil imaginar a necessidade de implantar um programa de educação corporativa nas empresas. Afinal, será essa educação que propiciará o desenvolvimento de novos conhecimentos, tornando a empresa preparada para as mudanças no mercado.

No entanto, nem sempre implantar um programa de educação corporativa é suficiente para garantir um resultado satisfatório na empresa. Geralmente, essa ineficiência está ligada a alguns erros que a empresa comete, sem perceber.

Pensando nisso, nós separamos aqui alguns dos erros mais comuns de acontecerem. Acompanhe com a gente esse artigo e garanta o desenvolvimento satisfatório de seus talentos.

1- Não mensurar os resultados

Antes de mais nada, vamos falar de um dos principais erros na educação corporativa: a falta de acompanhamento e mensuração dos resultados.

Inclusive, podemos começar falando que a única forma de entender se o programa de educação corporativa de sua empresa está sendo eficiente ou não, é através da mensuração de resultados.

Desse acompanhamento é possível extrair diversos indicadores para a área de gestão de pessoas, como índice de engajamento ou eficácia dos treinamentos, só para exemplificar.

A grande questão é facilitar esse acompanhamento através da análise de relatórios que sejam intuitivos e completos. E isso só é possível com a ajuda da tecnologia.

A contratação de um software de RH que contemple a implantação, ou pelo menos a integração com uma plataforma de um programa de educação corporativa, é primordial.

Afinal, para focar na gestão estratégica de pessoas, o RH precisa contar com um tempo que não pode ser gasto em tarefas operacionais.

Sendo assim, nossa dica é que sua empresa, antes de mais nada, contrate uma tecnologia em RH que seja eficiente na geração de dados de desempenho de seus talentos.

E falando em tecnologia, você já conhece a SER HCM? A SER HCM é uma solução para gestão estratégica de pessoas, desenvolvida pela SER,  que conta com diversos módulos, que facilitam o trabalho do seu RH.

Inclusive o módulo de Desempenho e Desenvolvimento é integrado ao módulo de Educação corporativa, permitindo que a liderança entenda o perfil de cada talento e quais são os treinamentos necessários para transformar cada um deles em um profissional de alta performance.

Quer conhecer mais dessa tecnologia e transformar a gestão de pessoas da sua empresa? Então entre em contato com nossos especialistas e solicite uma demonstração.

2- Ausência de um planejamento estratégico

Um programa de educação corporativa tem como objetivo desenvolver na equipe habilidades que são necessárias para garantir a competividade do negócio no mercado.

Dessa forma, quando se pensa em educação corporativa é preciso entender que os conteúdos dela devem estar alinhados às necessidades da organização.

Oferecer uma plataforma de treinamentos aleatórios só aumentará o custo na gestão de pessoas, sem gerar eficiência.

Sendo assim, ter um planejamento estratégico de RH, alinhado ao planejamento estratégico da empresa é primordial para garantir que a educação corporativa propicie o correto desenvolvimento da equipe.

3- Falta de continuidade

É muito comum que no momento da implantação de um programa de educação corporativa as pessoas fiquem motivadas a participar. No entanto, ao longo do tempo elas vão perdendo o interesse e a empresa deixa de investir na continuidade do programa.

Ter em sua plataforma palestras e workshops curtos e pontuais é interessante para tratar assuntos relevantes.

No entanto, é preciso entender os tipos de treinamento existentes e como eles impactam sua equipe.

Uma dica são as trilhas de aprendizagem. Elas permitem a continuidade da educação corporativa em pequenos conteúdos. E essas trilhas precisam aguçar a curiosidade o interesse de sua equipe.

Uma iniciativa interessante é que você mantenha canais de comunicação abertos com a equipe e permita que eles participem com dicas e sugestões de melhoria.

4- Formatos inadequados

Certamente, uma das maiores riquezas que compõe um time é a diversidade. Afinal, quanto mais diverso um time, maior a troca de conhecimentos e a construção de soluções inovadoras e criativas.

No entanto, se sua equipe conta com diversidade, é preciso que sua educação corporativa comporte isso.

Dessa forma, oferecer um mesmo formato para todos, ou repetir a formatação de um determinado concorrente é caminhar para o fracasso.

O ideal é que você realize o mapeamento de perfil de seus talentos e busque formatos que atendam o máximo de pessoas possível, respeitando suas diferenças e limitações. Quanto mais atrativa for essa modalidade, maior engajamento e consequentemente, melhores resultados sua empresa terá.

5- Falta de aplicabilidade

Falando dos formatos, é preciso falar da aplicabilidade dos treinamentos. Muitas vezes, considerando que a educação corporativa tem sido amplamente difundida no ambiente organizacional, algumas empresas implantam uma plataforma como meio de se manter atualizadas.

No entanto, isso é um erro grave. Fazer isso tornará a educação corporativa um custo, sem nenhum retorno satisfatório.

A educação corporativa precisa ter como objetivo o desenvolvimento da equipe dentro da área de atuação da empresa. Dessa forma, cada treinamento precisa ter aplicabilidade no dia a dia da equipe.

Sendo assim garantir a aplicabilidade dos conteúdos, além de garantir o engajamento da equipe, proporciona um ambiente de melhoria contínua na empresa.

6- Falta de feedback

Pois é! O feedback é uma ferramenta tão fantástica, que mesmo nos programas de educação corporativa ele é necessário.

Aqui, nós podemos destacar dois modelos de feedback. Por um lado, o do colaborador para a empresa, a respeito da eficiência dos treinamentos e dos pontos de melhoria.

Por outro lado, o da empresa para seu colaborador a respeito do aproveitamento de cada treinamento e do desempenho individual e coletivo.

Sobretudo, é muito importante que ambos os lados enxerguem o feedback como oportunidade de crescimento e amadurecimento. A ideia principal dele é fomentar um ambiente de transparência e confiança, em que ambos os lados saem ganhando.

Concluindo

Fica bastante claro nesse artigo que um programa de educação corporativa exige alguns cuidados que vão além da sua implantação.

E não são cuidados extensos ou dispendiosos. Pelo contrário, são cuidados simples e fáceis de serem implementados, que garantirão resultados consistentes e duradouros.

O mais importante é que tanto a empresa, quanto o colaborador aproveitem as oportunidades que a educação corporativa oferece de crescimento, aprendizado e melhoria contínuos.

Dessa forma, fica fácil construir uma equipe de alta performance e um negócio competitivo e longevo.

Quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas e contribuir para o desenvolvimento da sua equipe? Assine nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos por aqui e você recebe em primeira mão em sua caixa de e-mails.

Aproveite para seguir a SER nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades que nossa equipe posta por lá.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top