LMS, uma solução para a educação corporativa de sua empresa

2023-03-07T15:00:08-03:006 March, 2023|Não categorizado|

Você sabe o que é LMS? Nesse artigo trazemos do que se trata essa ferramenta que contribui para a formação de equipes de alta performance. Acompanhe!

Na gestão estratégica de pessoas, o desenvolvimento e desempenho dos colaboradores é fator primordial nas ações do setor de recursos humanos. Inclusive, mesmo as ações voltadas para a experiência do colaborador, tem como objetivo macro, o aumento dos índices de produtividade de cada talento.

Parece estranho dizer isso, pensando numa cultura de valorização e reconhecimento. Mas, mesmo as empresas que mais investem em valorizar e reconhecer as entregas de seus talentos, os fazem com o intuito de melhorar a retenção de talentos e formar uma equipe de alto desempenho.

No entanto, não basta elaborar ações que gerem encantamento na rotina de trabalho de seus colaboradores. Pelo contrário, é consenso entre os especialistas que um ambiente que fomenta a construção de conhecimentos e a melhoria contínua, criam no colaborador maior senso de pertencimento e desejo de contribuir nos resultados.

A verdade é que a educação corporativa se tornou uma das principais aliadas do setor de recursos humanos na retenção de talentos.

Nesse sentido, um LMS facilita a atuação desse setor tanto na aplicação de treinamentos, quanto na gestão de desempenho dos colaboradores.

Não sabe o que é um LMS? Nesse artigo, nós vamos te contar do que se trata essa ferramenta que contribui para potencializar a educação corporativa em sua empresa.

Mas antes, vamos falar de gestão estratégica de pessoas?

Quando falamos do papel do RH dentro das organizações, falamos das diversas mudanças que ocorreram no mercado nos últimos anos.

O setor responsável pela gestão do capital intelectual das empresas já vinha sofrendo diversas transformações. No entanto, pós pandemia do Covid-19, acelerou as mudanças e colocou diante dos profissionais desse setor novos desafios.

Foi preciso quebrar limitações de distância e melhorar a comunicação, para garantir continuidade e qualidade em cada processo.

Sendo assim, os processos burocráticos foram perdendo espaço na agenda desses profissionais, que precisaram focar em práticas de humanização nas relações de trabalho.

Nesse sentido, a tecnologia se tornou primordial para garantir que os desafios fossem vencidos. E no RH, a utilização de um software em gestão de pessoas, uma questão de sobrevivência.

A adoção de tecnologias nesse setor, contribui todos os dias para que os profissionais da área estejam mais próximos das pessoas. Com isso, acompanhem de perto o desenvolvimento de cada talento.

Inclusive, a automatização de processos permite que sua equipe de RH disponha de tempo para atender as estratégias focadas em pessoas.

Além disso, a tecnologia permite a implantação de outros processos que fazem parte da gestão estratégica de pessoas, como avaliação de desempenho, pesquisa de clima, contrato de metas, entre outros.

Implantar tecnologia na gestão de pessoas de sua empresa é muito simples. Basta escolher um bom software de RH, que permita a integração de processos no setor.

Nossa dica aqui é que você conheça a SER HCM, uma solução em gestão estratégica de pessoas desenvolvida pela SER.

A SER HCM permite que diversos processos do setor de RH sejam automatizados e otimizados. Com isso, gera menor custo nos processos, menor desgaste da equipe e maior controle dos índices primordiais para o seu RH.

Quer conhecer essa ferramenta? Basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas e solicitar uma demonstração.

Voltemos então ao LMS

Do que se trata o LMS?

A tecnologia permite que novas estratégias possam ser implantadas dentro das empresas, para contribuir na educação corporativa. Inclusive, é disso que se trata o LMS.

Learning Management System (LMS) é uma plataforma de ensino a distância (EAD). Mas atenção: LMS e EAD não são a mesma coisa!

O EAD é toda modalidade de ensino realizada à distância. Não necessariamente através de uma única plataforma. Podem ser cursos online, plataformas de trilhas de aprendizagem, entre outros.

Por outro lado, o LMS é um software que oferece a administração, oferta e acompanhamento de cursos virtuais e online. Além disso, algumas plataformas comportam dados de treinamentos presenciais.

Como diz a tradução dos termos dessa abreviatura, LMS é um sistema de gestão de aprendizagem. Ele permite o desenvolvimento, personalização, organização e gerenciamento de cursos e treinamentos.

O intuito de uma plataforma LMS é tornar o ensino à distância mais dinâmico, acessível, assertivo e intuitivo.

LMS, AVA, EAD

Nós já dissemos acima que, apesar de oferecerem ensino à distância, o LMS e o EAD não são a mesma coisa. Apesar do LMS poder ser considerado uma modalidade de EAD.

Já AVA e LMS são a mesma coisa. Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA oferece as mesmas funcionalidades e vantagens do LMS.  Podemos dizer que o AVA é a tradução brasileira do termo LMS.

Em suma, ambos os termos trazem para o ambiente organizacional, as facilidades de implantação de uma educação corporativa eficiente.

Guia completo sobre software para gestão de pessoas

Concluindo

A educação corporativa é um importante processo dentro da gestão estratégica de pessoas. Afinal, através dela é possível construir uma equipe de alta performance, a partir da promoção de uma cultura de aprendizagem contínua.

Nesse sentido, é primordial que o setor de recursos humanos esteja atendo as opções que o mercado oferece, para possibilitar o acesso ao ensino e a construção de novos conhecimentos no espaço de trabalho.

Nesse sentido, o LMS é uma excelente estratégia na gestão de desempenho de seus talentos.

O mais importante é que tanto a empresa, quanto o colaborador aproveitem as oportunidades da tecnologia em educação corporativa oferecem de crescimento, aprendizado e melhoria contínuos.

Dessa forma, fica fácil construir uma equipe de alta performance e um negócio competitivo e longevo.

Entendeu direitinho do que se trata o LMS? Então fique atento que nos próximos artigos vamos te contar as vantagens dele e como implantar o LMS na sua empresa.

Pra não perder nenhum artigo, corre e assine nossa newsletter. Assim você recebe em primeira mão todas as novidades do nosso blog.

Aproveite para seguir a SER nas redes sociais. Por lá rolam dicas e novidades que você acompanha pelo Instagram, Facebook ou LinkedIn.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top