Confira 6 dicas para otimizar sua gestão de treinamentos!

2022-12-01T15:12:36-03:002 setembro, 2019|Gestão de Pessoas|

Adote estratégias eficientes para potencializar o treinamento e desenvolvimento da sua equipe. Não sabe por onde começar? Olha nossas dicas para você!

Você já entende a importância do treinamento e desenvolvimento para a sua equipe e para o sucesso da empresa como um todo, né? Pode parecer repetitivo falar sobre isso, mas é extremamente necessário ter clareza da importância desses processos.

Certamente, uma empresa que investe no desenvolvimento de seus talentos, promove uma cultura de melhoria contínua. Melhoria essa que proporciona um ambiente organizacional em que todos saem ganhando: empresa e colaboradores.

Afinal, ter uma equipe bem treinada, proporciona agilidade e eficiência de processos. Treinamentos adequados as necessidades do negócio, impactam inclusive a satisfação do cliente externo. Ou seja, é um processo voltado para a qualidade interna, que reflete o comprometimento da empresa com seus clientes internos e externos.

Por outro lado, processos de desenvolvimento demonstram a preocupação da empresa com o futuro. A partir do investimento em seus talentos, a empresa promove um ambiente de crescimento e participação ativa dos colaboradores.

O que talvez você não saiba, é como fazer uma gestão de treinamentos eficaz.  Para ser eficaz ela não pode deixar nenhum colaborador de fora, deve potencializar a aprendizagem da equipe e evitar imprevistos durante o processo.

Para isso, é preciso adotar estratégias eficientes que permitam entender quais são as principais competências a serem desenvolvidas no seu time. Além de organizar as capacitações já realizadas pelos colaboradores, assim como os certificados para cada uma delas.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e descubra 6 dicas para otimizar a sua gestão de treinamentos!

Gestão de treinamento e eficiência

Garantir eficiência nos processos e melhoria na qualidade deles é uma das maiores preocupações da liderança. Afinal, é a partir do resultado desse trabalho, que a empresa garante sustentabilidade e rentabilidade do negócio.

No entanto, para garantir processos desenvolvidos com excelência, é preciso preparar sua equipe. Afinal, ter os processos desenhados, não é garantia de que eles serão realizados.

Dessa forma, realizar a gestão de treinamentos permite que a empresa acompanhe de perto o desenvolvimento de cada processo. Consequentemente, proporciona à liderança a oportunidade de acompanhar o desempenho da equipe.

Aliás, mais que acompanhar. Permite ainda que a liderança construa um plano de desenvolvimento individual para cada colaborador, de acordo com a performance deles.

Isso traz diversas vantagens, como a formação de uma equipe de alto desempenho, só para exemplificar.

Além disso, a partir da gestão de treinamentos, é possível construir uma gestão de carreira, que beneficie a sucessão de cargos estratégicos. Ou seja, a partir da aplicação e acompanhamento de treinamentos estratégicos, é possível promover um ambiente de crescimento e desenvolvimento de novas lideranças.

E não podemos esquecer da escolha de métodos. A gestão de treinamentos permite que você escolha o método ideal para sua equipe e empresa, de acordo com o perfil de ambos. Isso promove maior engajamento e consequentemente, melhores resultados.

Certamente, são muitos benefícios! Portanto, seguem nossas dicas para potencializar a gestão de treinamentos de sua empresa.

1- Utilize um software de RH

Ah, a tecnologia! Quanto maior o investimento em inovações tecnológicas, maior agilidade, eficiência e otimização em seus processos.

Sendo assim, a implantação de um software de RH é uma ótima forma de otimizar a gestão de treinamentos na sua empresa. Principalmente se ela tiver um módulo especialmente desenvolvido para a gestão de desempenho.

Com ele é possível realizar um mapeamento de competências, criar um plano de treinamento e desenvolvimento para cada um dos seus colaboradores e acompanhar os resultados do time ao longo do tempo.

Além disso, essas ferramentas permitem ainda, a avaliação dos resultados. Inclusive essa avaliação é de extrema importância para a validação dos treinamentos. Afinal, como entender a eficiência de um programa de treinamento, sem mensurar em dados, os resultados obtidos?

Outro ponto relevante na utilização de um bom software de RH, é a possibilidade de gerar relatórios com os dados de cada treinamento aplicado e seus impactos na produtividade da equipe.

Portanto, o software de RH pode ser o seu maior aliado para realizar uma gestão de treinamentos eficiente. Além de garantir o acesso a todos os dados e a comunicação efetiva com o colaborador em um só lugar.

2- Conheça a SER HCM

Quando falamos em tecnologia, escolher a ferramenta ideal para sua empresa pode ser bem complicado. Afinal, muitos processos já estão implantados e recomeçar do zero pode gerar resistência da equipe.

Além disso, fazer uma implantação sem conhecer a ferramenta, pode gerar transtornos para a empresa, caso ela não seja a solução ideal para o seu negócio.

Dessa forma, a escolha de uma ferramenta tecnológica precisa considerar a customização e personalização de processos. Inclusive essa precisa ser uma prioridade! Entender o perfil da empresa e da equipe na hora de implantar uma solução tecnológica, diminui as resistências a mudança e promove maior engajamento da equipe ao processo.

Sendo assim, nossa dica é que você conheça a SER HCM, a solução em inovação para gestão de pessoas. Com mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de soluções para gestão estratégica de pessoas, a SER oferece para sua equipe atendimento high touch e customização da plataforma. São possibilidades que respeitam a cultura da sua empresa e promovem o engajamento da equipe nas mudanças.

Com módulos que vão da gestão de desempenho e desenvolvimento, passando pela educação corporativa e planejamento estratégico no RH, a SER HCM oferece para sua equipe diversas possibilidades na gestão estratégica de pessoas.

Além disso, com a SER HCM é possível ir além do convencional e oferecer para sua equipe de recursos humanos soluções completas para otimizar os resultados. Vale a pena conferir as possibilidades!

E é muito fácil. Basta entrar aqui e solicitar maiores informações a nossa equipe de consultores.

3- Faça um mapeamento de competências

Após a escolha da ferramenta tecnológica ideal para apoiar sua equipe, comece mapeando as competências de todos os colaboradores. Isso pode ser feito através da aplicação de uma avaliação de competências, de conversas com os gestores e feedback com seus talentos.

Em seguida, aproveite para cruzar esses dados com informações sobre as habilidades mais valorizadas na empresa. Também faça um levantamento daquelas que são essenciais para uma boa realização das atividades de acordo com cada cargo.

Dessa forma, você será capaz de criar uma matriz de treinamentos na qual poderá inserir informações sobre cada uma das capacitações da empresa, além de indicar quais são os colaboradores que precisam realizá-las.

Lembrando que uma matriz de treinamentos eficiente, é aquela capaz de alcançar todos os colaboradores, mesmo tendo necessidades diferentes.

4- Tenha uma comunicação eficiente

A comunicação interna é essencial para uma gestão de treinamentos eficiente. Isso vale tanto para a divulgação da capacitação quanto para a coleta de dados sobre os efeitos do treinamento e dos feedbacks por parte do time.

Portanto, invista em uma comunicação eficiente dentro da empresa. Você pode utilizar softwares e plataformas que contribuam para isso. Essas ferramentas, principalmente quando são acessíveis pelo celular do colaborador, facilitam a troca de ideias e de informações dentro da organização.

Além disso, promover uma cultura de valorização do feedback, ajuda a promover uma comunicação horizontal eficiente. E ter uma comunicação horizontal eficiente, sobretudo, promove uma cultura de respeito e valorização das pessoas.

Dessa forma, capacite a liderança a oferecer e valorizar o momento do feedback! Uma cultura de transparência e comunicação assertiva, contribui em muito, para um clima organizacional de desenvolvimento.

ebook software para gestão de pessoas

5- Invista em certificados digitais

Os seus colaboradores precisam de documentos que atestem os treinamentos realizados. Na era digital, na qual a sua empresa está inserida, os certificados de papel ficaram obsoletos. E nem precisamos explicar o motivo né? Já que eles podem ser danificados ou perdidos ao longo do tempo, além da necessidade de ter um arquivo físico para consulta.

Portanto, aproveite para investir em versões digitais para a equipe. Dessa forma você garante que os colaboradores tenham o certificado ao longo do tempo. Sobretudo, investir na diminuição de impressões é uma excelente iniciativa voltada para o ESG, que ajuda a preservar o meio ambiente, reduzindo o uso de papel dentro da organização.

Além disso, certificados digitais podem ser armazenados em nuvem. Ah, sem falar que, inclusive, eles podem compor o dossiê profissional de seus talentos.

6- Aposte na personalização dos treinamentos

Oferecer treinamentos personalizados e que atendam as necessidades da sua equipe, é primordial.

Sua equipe é formada por pessoas de diferentes perfis, necessidades e até capacidades diferentes. E o que torna um programa de treinamento eficiente é o respeito a essas particularidades.

Afinal, de nada adianta investir em treinamentos elaborados e caros, se eles não fizerem sentido para sua equipe de talentos. Um bom exemplo disso seria o investimento em gamificação, para uma equipe de operários que não possuem habilidade com tecnologia.

Ou o contrário disso, treinamentos analógicos, para uma equipe jovem e antenada às novas tecnologias. O resultado é o baixo engajamento, baixo aproveitamento e recursos financeiros jogados no lixo.

Sendo assim, se empenhe em conhecer a equipe e manter uma cultura que valorize o lifelong learning, customizada ao perfil da sua equipe. As chances de sucesso e resultados promissores são bem maiores.

Concluindo

Em suma, capacitar a sua equipe é uma estratégia central para o sucesso da empresa. Afinal, são os colaboradores que geram os resultados para a organização.

Sendo assim, quanto mais capacitados eles estiverem, mais próximo do sucesso o negócio estará. Além disso, quanto maior o investimento no desenvolvimento de seus colaboradores, maior o nível de satisfação, o senso de pertencimento e a retenção desses talentos.

No entanto, não deixe de considerar que o acompanhamento da liderança, faz toda a diferença nos resultados da equipe. Contar com o apoio de uma liderança inspiradora, aumenta as chances de engajamento de seus talentos nos treinamentos.

Dessa forma, invista no desenvolvimento da liderança, como ação estratégica para a formação de uma equipe de alta performance.

Agora que você já sabe a importância da gestão de treinamentos para o desenvolvimento do seu time de talentos, que tal colocar as nossas dicas em prática dentro da sua empresa? Não perca a oportunidade de aproveitar todos os benefícios que uma gestão de treinamentos eficiente pode gerar.

Quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas? Então não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos e novas soluções em desenvolvimento do time!

E se você gostou desse artigo, aproveite para curtir e compartilhar em suas redes sociais.

CTAs- 30 anos de SER

 

Compartilhar este Artigo

5 Comentários

  1. […] organização. Cabe ao departamento de recursos humanos a tarefa de recrutar novos colaboradores, treinar essa mão de obra, desenvolver os funcionários, criar a cartilha de normas e auxiliar na gestão de processos da […]

  2. […] A gestão de pessoas também é favorecida pela tecnologia ― os líderes conseguem checar com exatidão se os funcionários estão realmente conseguindo se desenvolver após um acompanhamento mais próximo, a aplicação de feedbacks e a realização de treinamentos. […]

  3. […] da equipe por parte da diretoria, reconhecer bons trabalhos com benefícios, manter uma rotina de treinamentos e propiciar o crescimento dentro da empresa são formas de fomentar o […]

  4. […] primeira prática é oferecer oportunidades de treinamentos. Tanto os treinamentos internos quanto os externos serão importantíssimos para que além do […]

  5. […] Quer saber mais? Então descubra 4 dicas para otimizar sua gestão de treinamentos! […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo