Como o sistema de gestão ajuda na avaliação de desempenho!

2021-01-28T17:37:41-03:002 April, 2020|Gestão de Desempenho|

Um dos grandes desafios do setor de Recursos Humanos em uma organização: apresentar resultados positivos por meio de indicadores que apontem a eficiência do setor, demonstrando o valor de sua existência. O RH precisa agir de maneira estratégica, pois ele é o responsável por todo processo de avaliação de desempenho, por atrair e reter talentos, diminuir a rotatividade e desenvolver pessoas para o alcance máximo de produtividade.

Portanto, ter conhecimento do desempenho dos colaboradores de uma equipe é de suma importância para realizar uma boa gestão de pessoas. Assim, a avaliação de desempenho é uma das principais ferramentas para identificar a performance dos colaboradores, podendo criar plano ação para melhoria de resultados.

Para o RH, o uso de dados a respeito dos colaboradores pode ser aplicado na estratégia de gestão, onde é possível conhecer o perfil comportamental da cada equipe, as competências  mais desenvolvidas e as que precisam ser trabalhadas. Esses dados são relevantes para que realizem ações assertivas e em consonância com os objetivos da empresa.

Leia esse artigo e veja como otimizar os seus processos e garantir resultados utilizando um software de gestão de pessoas ideal para sua empresa.

Você sabe o que é gestão de desempenho?

A gestão de desempenho é um processo que tem com objetivo a busca do alinhamento do desempenho dos colaboradores com os objetivos organizacionais. Ou seja, por meio da gestão de desempenho os gestores podem acompanhar, em tempo real, o que acontece e tomar decisões com mais agilidade.

O desenvolvimento do colaborador está diretamente relacionado com o seu desempenho. Sendo assim, o desenvolvimento é o aumento na capacidade do indivíduo de produzir mais resultados, melhoria de sua produtividade, adesão de novas de responsabilidades e maior qualidade do trabalho realizado.

Com os dados obtidos por meio do processo de avaliação de desempenho, os gestores conseguem tomar decisões mais assertivas, como o promover o colaborador por mérito, aqueles que devem receber aumentos de remuneração, aqueles para desligar, entre outros.

Uma das grandes vantagens da empresa realizar uma gestão de desempenho é criar um ambiente de trabalho melhor e onde os colaboradores possam potencializar suas competências e habilidades. Desta forma, é possível atuar em consonância com a missão e a visão organizacionais, assim, contribuindo para o alcance do planejamento estratégico.

Além disso, há maior valorização e motivação dos profissionais, reconhecimento de talentos, fortalecimento das equipes, reforço dos valores organizacionais, dados consistente para feedbacks, acompanhamento da evolução empresarial, melhoria da produtividade e construção de metas de desempenho.

Como implantar um processo de avaliação de desempenho?

Vimos até o momento que a gestão de desempenho é um processo que visa o sucesso empresarial. Mas para isso, é importante a empresa se preparar para esse novo cenário. Veja a seguir, alguns passos para programar a gestão de desempenho de forma estratégica na sua empresa.

1. Defina os objetivos

Primeiramente, defina as metas, estratégias e objetivos para alcançar devem ser bem claros. Ou seja, saber exatamente aonde quer chegar, definir qual o comportamento e o desenvolvimento individual desejado pela organização.

2. Desenvolva e motive seus líderes

Em segundo lugar, os líderes precisam engajar e se comprometerem com todo esse processo. Eles são a referência para os demais profissionais e por isso, precisam estar motivados para animar toda equipe. Também é importante conhecer as competências de cada gestor e o que é preciso desenvolver para atender as necessidades e objetivos da empresa.

Guia de Avaliação de Desempenho

3. Parceria com o setor de Tecnologia da Informação

Para implantação do processo de gestão de desempenho precisa contar com o auxílio do setor de Tecnologia da Informação. Assim, com a ajuda de profissionais especializados, é possível escolher um software de gestão que atenda as necessidades. Um software de gestão traz diversos benefícios como otimização de processos, maior confiabilidade nos resultados, menor índice de retrabalho, acesso as informações em tempo real, entre outros.

4. Mantenha uma comunicação ativa com os colaboradores

É importante comunicar e mostrar a todos que a gestão de desempenho é uma oportunidade de crescimento e capacitação profissional. Essa comunicação clara tende a eliminar as barreiras naturais que surgem entre os colaboradores.

5. Utilize indicadores

As métricas são essenciais para saber se a empresa está seguindo o caminho certo. Portanto, utilize indicadores-chave para acompanhar o andamento do negócio. Assim, com a mensuração de dados, a gestão pode identificar problemas e propor melhorias.

Por que utilizar um sistema de gestão?

Por fim, como parte do processo de implantação da gestão de desempenho, entende-se a importância e vantagem de se utilizar um software que atenda as necessidades da empresa. É preciso fazer um levantamento das necessidades-chave que devem ser supridas pela tecnologia e só depois buscar o sistema de gestão. É importante avaliar as funcionalidades do sistema e verificar se o mesmo atende aquelas necessidades-chave identificadas anteriormente.

Contar com todas as informações dos colaboradores, em um mesmo lugar, possibilita uma visão organizada de toda a empresa e facilita o gerenciamento de tarefas. O gestor pode consultar a todo tempo relatórios, indicadores e o histórico de cada indivíduo da sua equipe, podendo realizar o planejamento e desenvolvimento de ações efetivas e que realmente geram resultados.

Além do mais, automatizar processos reduz retrabalho, problema muito comum nas empresas. Operacionalizar grande volume de tarefas faz com que ocorram falhas de diversos tipos, o que ocasiona correções, atualizações e ressarcimentos. Com o sistema de gestão de RH, as chances de isso acontecer são mínimas, o que aumenta a eficiência e reduz o volume de horas gastas nos processos.

Um sistema de gestão de desempenho pode ser o maior aliado da sua empresa na hora de gerar mais e melhores resultados. Isso cria um diferencial competitivo de mercado para o negócio, colocando a organização no rumo do crescimento contínuo e do sucesso.

Agora que você já conhece como um sistema de gestão pode trazer soluções adaptadas a sua empresa e auxiliar na gestão de desempenho, é hora de conhecer a SER. A Plataforma SER implementa métodos necessários para conseguir os melhores resultados e acelerar o sucesso do seu negócio. Fale com um especialista!

Compartilhar este Artigo

One Comment

  1. […] feedback assertivo é a melhor forma de melhorar o desempenho de uma equipe e, inclusive, dos gestores da empresa. Isso porque, quando emitido de forma correta, é capaz de […]

Leave A Comment

Go to Top