Modelo de pesquisa de clima organizacional: como elaborar um?

2022-02-03T11:40:39-03:006 abril, 2020|Talent Management|

Quer elaborar uma pesquisa de clima organizacional de qualidade? Entenda como fazer isso!

O clima organizacional é um conceito bastante importante para a gestão de recursos humanos. Afinal, reflete a opinião e a sensação dos colaboradores em relação à empresa, incluindo elementos como o ambiente organizacional, liderança, relacionamento com os colegas e políticas de RH.

Em tempos de valorização das pessoas e promoção de ações de employee experience, entender a relação entre empresa, colaboradores e seus pares é primordial para garantir o crescimento saudável da organização.

Portanto, essa é uma área que exige do setor de recursos humanos dedicação e investimento. Sendo na construção de ações de endomarketing, seja criando espaços de escuta e feedback dos colaboradores.

Nesse sentido, a pesquisa de clima organizacional é uma forma de mensurar esse conceito dentro da organização, sendo muito importante para evidenciar potencialidades e diagnosticar problemas que possam impactar negativamente a produtividade e a satisfação do time.

Sua aplicação e a tratativa dos aspectos identificados nela, são essenciais para garantir que a relação dos colaboradores com a empresa seja não só de satisfação, mas de respeito e inspiração ao crescimento de ambos.

Mas você sabe como elaborar um modelo de pesquisa de clima organizacional? Se não, está na hora de descobrir! Entenda agora o passo a passo para implementá-lo no seu negócio!

Entenda quais são os seus objetivos principais

Em primeiro lugar, é importante que você entenda que a pesquisa de clima organizacional envolve uma série de elementos, como o ambiente físico da empresa, relação entre colaboradores e lideranças, organização do trabalho, carga de atividade, relacionamento interpessoal, entre tantos outros. Dessa forma, fica impossível captar todos em uma única pesquisa, não é mesmo?

Portanto, é essencial que você saiba quais são os seus principais objetivos e os itens que precisam ter maior enfoque na pesquisa. Para isso, consulte colaboradores e busque identificar, de forma preliminar, os pontos críticos quando o assunto é clima organizacional.

Caso sejam identificados muitos pontos críticos, é possível dividir a pesquisa. Isso poderá otimizar o entendimento de cada situação e permitir que todos os aspectos sejam investigados de forma eficiente.

É preciso ter em mente que apesar de nem todos os colaboradores apontarem para os mesmos aspectos, é importante que o RH considere a importância de todos e o impacto deles nas rotinas de trabalho e na satisfação da equipe.

Planeje a pesquisa

Agora é a hora de planejar o cronograma e a forma de aplicar a pesquisa. Isso é importante porque vai embasar todo o processo de construção das suas perguntas.

Para isso, comece definindo alguns elementos, como a forma de aplicação da pesquisa (que pode ser por meio de entrevistas, questionários online ou questionários em papel) e o tipo de pergunta que deve ser utilizado (fechadas, abertas ou mistas).

Considere a utilização da tecnologia para favorecer o processo. Através da utilização de software de RH é possível automatizar tanto o processo de aplicação quanto a análise das respostas e até a geração de um relatório.

A automação desse processo irá otimizar o trabalho do RH e permitir uma aplicação mais rápida e eficiente. Além de permitir que o processo seja sigiloso e somente o RH tenha acesso as respostas de cada colaborador.

Formulários físicos podem acabar sendo extraviados e até confundidos com outros documentos, permitindo com isso a exposição de um colaborador.

Também é importante definir quando a pesquisa será aplicada, o tempo que os colaboradores terão para responder e o período de análise de dados. Com o cronograma em mãos, é possível iniciar o processo e efetivamente criar a sua pesquisa de clima.

Defina as perguntas fechadas

Geralmente, a pesquisa de clima conta com perguntas fechadas, ou seja, de múltipla escolha. Nesses casos, o colaborador precisa responder com “sim” ou “não”. Também há a possibilidade de encaixar as respostas em uma escala que pode ir de 1 a 5 ou 7.

É muito importante que as perguntas sejam objetivas, para facilitar o entendimento e a resposta dos colaboradores. Perguntas longas ou com muitas informações podem se tornar confusas, e com isso, aumentam a chance de resultados inverídicos.

Veja alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas para os seus colaboradores.

  • Você se sente reconhecido pelo gestor?
  • Confia no seu gestor?
  • Considera que o seu gestor é um bom líder?
  • Acredita que o seu salário é justo?
  • Acredita que os benefícios oferecidos pela empresa são justos?
  • Sabe qual é o seu papel dentro da empresa?
  • Se identifica com os valores da empresa?
  • Sabe qual é a missão da empresa?
  • Acredita que a comunicação entre você e o seu gestor/seus colegas é clara?
  • Se sente confortável para dar feedback ao seu gestor/seus colegas?
  • Sabe o que acontece nos outros departamentos da empresa?
  • Acredita que a infraestrutura da empresa é adequada?
  • Acha o ambiente é bem iluminado e ventilado?
  • Se sente sobrecarregado?
  • Tem autonomia para realizar as suas atividades?

Perceba que o modelo traz perguntas curtas, diretas e com possibilidade de respostas negativas ou positivas. Além de facilitar o entendimento, esse tipo de pergunta aumenta o engajamento.

Em geral se as perguntas são longas ou de difícil interpretação, o colaborador acaba procrastinando para responder a pesquisa e deixa para fazê-lo no final do prazo, o que pode comprometer e muito, o resultado dela.

Defina as perguntas abertas

Para aprofundar alguns elementos relacionados ao clima organizacional, você também pode incluir perguntas abertas na sua pesquisa. Uma das formas de fazer isso é abrir espaço para que o colaborador justifique as suas respostas nas perguntas fechadas selecionadas.

Essa é um modelo de pesquisa de clima que permite um feedback mais completo do colaborador, através da exposição de suas vivências e opiniões.

Porém, você também pode fazer perguntas diretas, como exemplificado abaixo.

  • Quais são os pontos positivos no trabalho na empresa?
  • Quais são os pontos negativos no trabalho na empresa?
  • O que você mudaria no ambiente organizacional?
  • O que você acha do planejamento estratégico da empresa?
  • Quais são os pontos positivos e negativos do seu gestor enquanto líder?
  • Mudaria o que no seu trabalho?
  • O que você acha das reuniões realizadas?
  • Você concorda com o feedback que recebe do seu gestor ou dos colegas?

Perceba que essas perguntas também são objetivas, apesar de serem abertas e permitirem que o colaborador pontue suas experiências com a ambiente organizacional.

Estruture e aplique a pesquisa de clima

Após selecionar as perguntas e organizá-las, é hora de aplicar o seu modelo de pesquisa de clima. Antes de mais nada, é importante que você conscientize os colaboradores sobre o intuito da pesquisa de clima, explicando como e quando ela deverá ser respondida.

No entanto, não deixe para fazer isso na véspera da aplicação. É muito importante que essa divulgação se inicie alguns dias antes e que os colaboradores tenham um canal para esclarecimento de dúvidas que possam surgir sobre o funcionamento do processo.

Além disso, deixe claro que esse é um espaço seguro, no qual eles podem e devem dar opiniões sinceras sobre a empresa. Dessa forma, garanta o anonimato das respostas para proteger o time contra possíveis represálias de colegas ou gestores.

Com isso em mente, distribua os questionários da forma como foi definida anteriormente e lembre a equipe de respondê-los dentro do prazo estipulado.

ebook cultura organizacional

Analise e divulgue os resultados

Após as respostas dos colaboradores, é hora de analisar o resultado. Afinal, é preciso tratar os dados obtidos de forma a transformá-los em informações úteis, capazes de embasar a tomada de decisão dentro da empresa.

Portanto, analise tanto as informações quantitativas quanto as qualitativas coletadas.

Com a análise pronta, compartilhe os resultados com toda a empresa. Nesse momento, tenha muito cuidado para não expor nenhum colaborador. Afinal, mesmo que você não divulgue nomes, algumas informações podem servir como gatilhos para que os colegas identifiquem quem emitiu cada uma das opiniões. Portanto, conserve o anonimato da pesquisa.

Além disso, divulgue as ações que serão tomadas para solucionar os problemas encontrados. É importante que a equipe veja que a opinião de todos os membros é valorizada e que planos de ação serão criados para melhorar o clima organizacional a partir dos resultados da pesquisa.

Por fim, é essencial lembrar que essa análise também serve como informação importante para pesquisas posteriores. A partir dos resultados encontrados, você consegue identificar as perguntas mais importantes e aquelas incompreendidas pelos colaboradores.

Além disso, pode perceber que algumas perguntas ficaram de fora e devem ser incluídas em versões posteriores. Dessa forma, torna-se possível criar um modelo de pesquisa de clima organizacional adequado à realidade e às necessidades do negócio.

Concluindo

Em resumo a pesquisa de clima organizacional é extremamente importante para identificar pontos positivos e problemas a serem solucionados. A partir dela, você garante informações capazes de promover melhorias em relação à liderança, ambiente da empresa, relacionamento interpessoal, entre outros fatores que impactam a produtividade e a qualidade de vida do time.

As vantagens desse processo impactam tanto a empresa, quanto os colaboradores, quanto os clientes. Afinal, colaboradores satisfeitos se tornam embaixadores da marca e se encarregam de promover o employer branding da empresa, inclusive em suas redes sociais.

Em tempos de tecnologia, essa é oportunidade de promover sua marca e estabelecer uma relação mais humanizada com seus talentos, garantindo o sucesso do seu negócio.

Portanto, siga as nossas dicas e crie um modelo de pesquisa de clima organizacional agora mesmo!

E que tal contar com a tecnologia para isso? Agora que você já sabe elaborar e aplicar um modelo de pesquisa de clima, que tal oferecer ao seu RH a possibilidade de desenvolver esse processo de forma estratégica?

Conheça a SER HCM e oportunize um ambiente de automação e otimização de processos em gestão de pessoas da sua empresa. Quer saber como? Entre em contato conosco e receba maiores informações.

Gostou do artigo? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber mais informações importantes diretamente no seu e-mail!

Compartilhar este Artigo

7 Comentários

  1. […] um líder capacitado é essencial para o bom andamento dos processos e para a construção de um clima organizacional […]

  2. Ana Paula Jara 11 de março de 2021 em 16:05- Responder

    Sensacional.

    • SER 12 de março de 2021 em 09:57- Responder

      Olá Ana, que bom que gostou 🙂
      Continue acompanhando nosso blog que sempre estamos trazendo novidades.

      Abraço!

  3. DAVID FEHLBERG 2 de abril de 2021 em 10:56- Responder

    Gostei bastante do conteúdo. Gostaria apenas de tirar uma dúvida: preciso escrever o projeto escrito da pesquisa de clima organizacional; nesta pesquisa, tenho que desenvolver conteúdos para tópicos como: introdução, objetivo geral, objetivo específico, justificativa, etc. Quanto mais ou menos devo escrever sobre cada tópico descrito com base em uma folha A4? Talvez uma página? uma e meia? Ou talvez duas? Obrigado!!!

    • SER 5 de abril de 2021 em 17:04- Responder

      Olá David, tudo bem?

      Nesse caso, esses tópicos fogem um pouco da pesquisa de clima. O tamanho da pesquisa de clima em si depende muito do número de dados obtidos.
      Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a gente através do número +55 19 99102-0516. Vamos adorar te ajudar!

      Abraço!

  4. Jurandy Batista de Araujo 26 de junho de 2021 em 21:34- Responder

    Ao analisar as orientações eu consegui melhorar o meu entendimento sobre pesquisa de clima organizacional ,eu compreendi melhor a gora me sinto mais seguro para realizar uma.

    • Rafaela Pelisson 29 de junho de 2021 em 14:19- Responder

      Que bom Jurandy!
      A pesquisa de clima é uma ferramenta extremamente importante para entender as necessidades da organização e dos colaboradores. Afinal, é através dela que iniciará a busca por estratégias que promovam um melhor ambiente de trabalho.

Deixar um comentário

Ir ao Topo