Entenda o employer branding e saiba como aplicá-lo na empresa

2023-03-16T16:57:02-03:0012 August, 2019|Talent Management|

Nunca foi tão importante encontrar, contratar e reter profissionais talentos. A razão é simples: eles formam equipes de alta performance. Para tanto, o employer branding pode ajudar bastante. Veja como.

O termo employer branding vem do inglês que, em tradução livre, significa marca do empregador. Como o nome sugere, consiste em uma estratégia de marketing capaz de criar uma imagem interessante para atrair e reter profissionais talentosos.

De forma mais lúdica, diz respeito a um conjunto de táticas que transformam a empresa em um verdadeiro ímã de talentos. Isso traz uma série de benefícios à organização, como a formação de times de alta performance e a manutenção dos funcionários proeminentes.

Afinal, é um time bem ajustado que leva o negócio ao sucesso. Ter uma equipe com valores alinhados aos da organização, que tem domínio sobre as habilidades necessárias para a execução das atividades e se reconhecer como participante dessa empresa é primordial para garantir qualidade e melhoria contínua em cada processo.

Dessa forma, para desenvolver uma equipe assim, é necessário tanto processos estruturados de desempenho e desenvolvimento, quanto uma marca forte e capaz de atrair os melhores talentos do mercado.

Sendo assim, nos tópicos seguintes explicaremos como colocar o employer branding em prática e obter resultados fora do lugar-comum. Por esse motivo, continue a leitura com atenção. Essas dicas podem transformar o perfil da sua equipe, através da retenção dos talentos que você já possui e atração de profissionais de excelência.

Invista na Gestão de Desempenho

Certamente, o primeiro passo para atrair os melhores talentos do mercado, é desenvolvendo os talentos que sua empresa já tem! Afinal, se sua empresa atrai profissionais de excelência, mas não dá a eles possibilidades de continuarem a se desenvolver, eles buscarão empresas que farão isso.

Além disso, implantar uma Gestão de Desempenho na sua empresa, permitirá que sua cultura organizacional seja de melhoria contínua. Com isso, você alcançará resultados promissores a partir do investimento em sua própria equipe.

Implantar a gestão de desempenho é mais fácil quando você pode contar com o apoio de tecnologias na área de RH. Um bom software de RH permite que você faça a implantação e aplicação de avaliações de desempenho vinculados a outros processos de desenvolvimento como PDI, Contrato de Metas e plano de carreira, só para exemplificar.

Sendo assim, uma excelente dica aqui é que você conheça e implante a SER HCM, uma solução em gestão estratégica de pessoas desenvolvida pela SER.

A SER HCM permite que diversos processos do setor de RH sejam automatizados e otimizados. Com isso, gera menor custo nos processos, menor desgaste da equipe e maior controle dos índices primordiais para o seu RH.

Inclusive, a SER HCM conta com um módulo de Desempenho e Desenvolvimento, que permite a implantação de todos os processos que citamos aqui. E ainda permite que essa gestão de desempenho esteja vinculada a outros módulos como: Planejamento Estratégico de Pessoas, Educação Corporativa e Dossiê Profissional.

Quer conhecer essa ferramenta? Basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas e solicitar uma demonstração.

Talent Grid- Gestao de talentos

Transforme seus empregados em promotores

Há dois tipos de empregados: detratores e promotores. Os primeiros falam mal da empresa e não são os mais leais. Em geral, esse comportamento está ligado à insatisfação dos profissionais em relação ao ambiente organizacional.

Os outros profissionais, todavia, acreditam na marca e costumam falar bem do negócio para seus amigos e familiares. Sua empresa conta com qual tipo de empregado?

Sendo assim, o primeiro passo para construir uma marca empregadora é transformar seus atuais profissionais em verdadeiros promotores do negócio. Se quem é de “casa” não está satisfeito e não é leal, fica difícil vender uma marca empregadora atraente para o mercado de trabalho.

Para isso, comece aplicando uma pesquisa de clima. Ela irá pontuar os principais problemas no ambiente organizacional e como esses problemas impactam a satisfação da equipe.

Aplicada a pesquisa é necessário avaliar cada situação e traçar um plano de ação que propicie mudanças na empresa. Para isso, é necessário envolver a liderança e prepara-la para uma transformação cultural.

Tenha em vista que não é preciso realizar mudanças drásticas de uma vez. Uma mudança cultural pode encontrar resistências. Portanto, comece implantando pequenas mudanças que possam ser sentidas pelos colaboradores.

Aos poucos, as mudanças irão impactar a satisfação desses colaboradores, tornando-os promotores da marca empregadora.

Publique fotos, vídeos e textos do ambiente de trabalho

As redes sociais são ótimas vitrines, inclusive para reforçar a marca empregadora da sua empresa. Então, nada mais adequado que aproveitá-las. Use-as para compartilhar fotos e vídeos, bem como textos que falem do local de trabalho ou do crescimento dos empregados.

Você pode, por exemplo, fazer um vídeo mostrando a cultura organizacional flexível ou pedir que um profissional promotor escreva um post falando sobre sua evolução dentro da empresa. São medidas simples, quase sem custo, mas que fazem a diferença.

No entanto, é preciso cuidado! As mídias sociais tem caráter benéfico e validador. Dizer de uma cultura saudável, precisa vir acompanhado de um investimento nessa cultura.

Afinal, a exposição fantasiosa pode impactar negativamente, uma vez que seus colaboradores e principalmente, ex-colaboradores podem validar ou não, as publicações realizadas

Construa uma página de carreiras

É comum a divulgação de vagas por meio de portais de emprego ou agências, mas já pensou em ter seu próprio endereço na internet? Esse espaço web é chamado de página de carreiras, em que o empregador anuncia coisas importantes sobre o trabalho e divulga as vagas abertas.

Boa parte das empresas globais contam com páginas de carreira, a exemplo da Coca-Cola e da Natura. A tática também é acessível aos pequenos estabelecimentos. É possível fazer isso no LinkedIn ou em outras plataformas, com baixo custo ou de maneira gratuita.

Pense na experiência dos empregados

Ao construir uma marca empregadora, é possível que centenas ou até milhares de candidatos se inscrevam para concorrer às vagas de trabalho. Por esse motivo, é preciso pensar na experiência de ponta a ponta e tornar o processo de contratação mais agradável.

A experiência do candidato envolve 4 etapas-chave: descoberta da vaga, candidatura, seleção e contratação. Do início ao fim, o talento deve se sentir respeitado e receber um feedback consistente sobre sua aprovação ou reprovação. Assim, todos ganham.

Além disso, ações de employee experience precisam acontecer como rotina na empresa. Isso significa que não basta criar ações isoladas e considerar como experiência.

É preciso pensar em cada processo, em cada rotina, em cada vivência que seu talento terá dentro do espaço de trabalho.

Preparar a liderança para atuar com empatia e humanidade, investir em tecnologias que facilitem o trabalho e permitam uma atuação mais estratégica da equipe, permitir a participação ativa dos colaboradores na construção de novos processos de trabalho e aprimoramento daqueles que já existem.

A experiência do colaborador não é uma ação. É uma cultura focada em pessoas.

Concluindo

Fica claro nas dicas acima que o employer branding é construído a partir de um conjunto de ações da empresa. Não basta uma ação de marketing, ou um projeto de construção da imagem da empresa frente ao mercado.

Employer branding vai além da atração de talentos. Ao ingressar na organização esses talentos precisam vivenciar um ambiente de satisfação e crescimento. O contrário disso pode aumentar os índices de turnover e impactar negativamente essa imagem frente ao mercado.

Agora você entende o que é employer branding e como usar essa estratégia a seu favor. Tenha em mente que a construção da marca empregadora oferece muitas vantagens à empresa, como a retenção de talentos, o reforço da marca e a formação de boas equipes.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber as novidades diretamente em seu e-mail.

E se você quer ficar por dentro de todas as mudanças que acontecem nas relações de trabalho, aproveite para seguir a SER nas redes sociais. Nossas páginas no LinkedIn, Instagram e Facebook estão sempre oferecendo novos insigths para sua equipe de RH.

Compartilhar este Artigo

4 Comments

  1. […] chamada de employer branding, a marca empregadora consiste na construção de uma imagem atraente aos profissionais que estão […]

  2. […] Além disso, uma cultura bem estabelecida e alinhada as estratégias, missão, visão e valores da empresa, pode contribuir para a atração e retenção de talentos. Afinal, quando falamos de cultura organizacional, estamos falando também de employer branding. […]

  3. […] que, em suma, impacta diretamente o employer branding da organização, através da imagem de uma empresa mais inovadora e […]

  4. […] outro lado, a comunicação externa faz parte das ações de employer branding, e servirão para mostrar ao mercado quem é sua empresa e o que a […]

Leave A Comment

Go to Top