Desafios na gestão de pessoas: veja os principais e como superá-los

2021-01-12T10:47:32-03:0018 November, 2019|Gestão de Pessoas|

Conheça quais são os principais desafios na gestão de pessoas e saiba como superar todos eles com as nossas dicas!

Quem atua na área de gestão de pessoas já percebeu que o trabalho é mais desafiador do que parece. Isso porque o setor de RH precisa lidar com uma série de questões complexas. Por exemplo, a motivação dos colaboradores, as ferramentas tecnológicas, a contribuição para a estratégia da empresa, a produtividade do time, entre muitas outras.

Esses desafios ainda podem mudar ao longo do tempo, sendo que, ao superar um, você se depara com um novo obstáculo. Porém, utilizando estratégias adequadas, é possível investir em uma gestão de pessoas de qualidade, capaz de atuar estrategicamente na empresa e superar dificuldades.

Quer saber quais são esses principais desafios e como superá-los? Então, continue a leitura e descubra!

Engajar e aumentar a produtividade do time

Uma das principais funções da gestão de pessoas dentro da empresa é manter a motivação do time e engajá-lo nas atividades, de forma a preservar a produtividade elevada que é exigida pelo mercado.

Isso porque o engajamento é um fator multideterminado, o que significa que uma série de variáveis pode influenciar o comportamento do colaborador, incluindo questões pessoais, o ambiente de trabalho, a relação com colegas e líderes, o tipo de atividade realizada, entre tantas outras.

Para superá-lo, é importante identificar quais são as variáveis mais relevantes dentro da sua empresa. Isso pode ser feito por meio de conversas ou questionários com os colaboradores, nos quais eles podem apontar o que gera maior engajamento e produtividade e quais são os elementos que mais prejudicam o bom trabalho.

A partir desses dados, crie planos de ação para potencializar a produtividade e aumentar a motivação e o engajamento do time.

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

Conseguir investimentos

Apesar de ser uma área central para os bons resultados do negócio como um todo, pode não valorizar a parte de gestão de pessoas. Isso faz com que o investimento destinado a esse setor seja menor do que o necessário, prejudicando aquelas que precisam ser desenvolvidas.

Para atrair investimentos para o RH, é importante falar a mesma língua dos outros gestores: números e resultados.

Isso significa que você precisa provar, por meio de dados objetivos, o impacto que as atividades do setor geram para a empresa como um todo, principalmente no que se refere ao lucro e aos objetivos estratégicos. Dessa forma, valorizam mais você dentro da empresa e consegue os recursos necessários para realizar um bom trabalho.

Implementar ferramentas tecnológicas

O setor de gestão de pessoas está mudando a cada dia, o que significa que acompanhar as inovações tecnológicas e trazer ferramentas inovadoras para o setor é essencial para que você tenha uma atuação estratégica e gere bons resultados.

Porém, devido à falta de familiaridade com a tecnologia, tanto do gestor de RH quanto dos colaboradores que fazem parte do time, é possível haver dificuldades na hora de escolher e implementar essas ferramentas..

Para superar esse desafio, é importante investir, em primeiro lugar, na conscientização da equipe, evidenciando a relevância de que todos se esforcem para fazer bom uso desse tipo de ferramenta. Além disso, invista em capacitações técnicas e busque por ferramentas desenvolvidas por empresas que prestam suporte e assistência no momento de implementação da tecnologia.

O setor de gestão de pessoas enfrenta uma série de desafios na sua atuação, principalmente devido à complexidade das atividades realizadas pela área. Porém, é possível superá-los e, com isso, ter uma atuação de qualidade e estratégica dentro da empresa.

Este post foi útil? Um dos desafios, como vimos, é implementar ferramentas tecnológicas e, nesse caso, escolher um software flexível pode ser a melhor opção para superá-lo. Descubra, agora, o que isso significa com o nosso próximo artigo!

Compartilhar este Artigo

One Comment

  1. […] para atender bem aos funcionários e conhecê-los. Existem ótimos softwares que auxiliam na gestão de pessoas, possibilitam o acompanhamento de metas, entregam relatórios com dados compilados e tantas outras […]

Leave A Comment

Go to Top