Como obter o maior ROI com administração salarial?

2020-08-18T12:12:34-03:007 February, 2018|Gestão de Remuneração|

Saiba as vantagens que a boa administração salarial proporciona no aumento do ROI (retorno sobre o investimento) !

O ROI é o retorno sobre o investimento, uma medida que indica o resultado financeiro de determinada aplicação.

Entendendo os gastos com profissionais como um investimento, é possível pensar em como a administração salarial pode aumentar o ROI da sua empresa promovendo aumento dos resultados, da produtividade, da motivação e do comprometimento dos funcionários.

No post de hoje você encontrará algumas dicas para facilitar esse processo.

Entenda o contexto atual da organização

Para delinear novas estratégias, é preciso compreender o cenário atual da organização, o que garante que os investimentos estejam dentro do orçamento e não apresentem riscos para a empresa.

Para isso, responda às perguntas: Estamos passando por um período de crescimento ou decrescimento? Há ameaça de uma crise? Quanto podemos investir para melhorar ou contornar a situação atual?

Conheça a produtividade dos seus funcionários

A principal forma de aumentar o ROI a partir da administração salarial é estruturar um plano de melhoria de performance, ou seja, buscar maior produtividade dos funcionários.

Para isso, deve-se calcular o ROI salarial atual, o ROI salarial desejado e o valor do aumento de produção para atingir o ROI desejado.

A clareza de onde se está e de para onde se quer chegar facilita a construção do caminho.

Tenha uma proposta embasada em dados do mercado

A garantia da permanência dos funcionários mais competentes e a atração de novos talentos dependem de uma proposta salarial embasada em dados do mercado e gratificante para os empregados.

Para isso, mantenha-se atualizado na faixa salarial dos cargos da sua empresa.

Construa um plano de crescimento atrativo

Organização e profissional devem crescer juntos e, além disso, as pessoas produzem mais quando entendem de que forma também podem se beneficiar com isso.

Construa um plano de crescimento atrativo e informe-o aos colaboradores para que tenham clareza do crescimento que podem alcançar com o aumento de seus resultados e responsabilidades.

Remuneração

Reveja todas as formas de remuneração

Caso a sua empresa não possa investir no aumento salarial, pense em como trabalhar com benefícios (como vale-alimentação, plano de saúde, pagamento de cursos etc.) para que eles também se tornem atrativos e gerem o sentimento de recompensa em seus funcionários.

Estimule a criatividade e a participação

Valorize e recompense os funcionários que propõem soluções efetivas para os problemas enfrentados pela organização.

Um exemplo de como essa estratégia funciona foi a implementação do processo 30/60/90 pela General Eletric pelo qual, a cada 90 dias, eram formados comitês pelos profissionais da empresa a fim de proporem ações como soluções.

O progresso das equipes que executavam essas ações era medido a cada 30 e 60 dias, e o resultado foi o crescimento da produtividade e a diminuição dos custos.

Ou seja, estimular a criatividade e a participação pode ser uma forma de aumentar o ROI dos funcionários.

Agora que você já sabe algumas estratégias para maximizar o ROI a partir da administração salarial, aplique-as conforme as suas demandas, sem esquecer de avaliar a efetividade periodicamente, buscando melhorá-las cada vez mais.

Gostou do post? Compartilhe-o com os seus amigos nas redes sociais!

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top