Desenvolvimento de pessoas: Conheça as melhores práticas

2020-03-30T17:25:14-03:008 March, 2018|Educação Corporativa|

Pessoas competentes são mais produtivas, motivadas e comprometidas com suas atividades diárias. Assim, conhecer as melhores práticas para o desenvolvimento de pessoas é algo indispensável para qualquer profissional de RH.

Desenvolver não envolve apenas treinar os colaboradores, mas também oferecer um ambiente corporativo inovador e as ferramentas que facilitam esse crescimento, sendo a tecnologia uma importante aliada de todo o processo.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo nosso post e veja algumas dicas que separamos especialmente para você. Boa leitura!

Aprimorar a comunicação interna

A comunicação corporativa acontece com dois principais públicos: os clientes e os funcionários da empresa. No segundo caso, falamos especificamente de comunicação interna (CI). Infelizmente, muitos gestores acabam deixando este diálogo de lado.

Uma boa comunicação com o público interno contribui para o desenvolvimento de pessoas, além de colaborar para o alinhamento e engajamento dos funcionários, deixando todos mais afinados com os objetivos da instituição.

Existem diversas ferramentas que podem contribuir para aprimorar o diálogo com os trabalhadores, sendo as mais conhecidas:

  • Intranet;
  • TV corporativa;
  • E-mail corporativo;
  • Caixa de sugestões;
  • Redes sociais;
  • Sistemas especializados.

Manter todos os trabalhadores treinados

O treinamento dos trabalhadores deve ser visto como um custo estratégico, que gerará novas oportunidades e, consequentemente, vendas para a empresa. Isso porque funcionários treinados são mais eficazes no exercício de suas atividades.

Talent Grid- Gestao de talentos

Todo bom treinamento deve se iniciar com uma análise de desempenho, buscando identificar quais conhecimentos, habilidades e atitudes devem ser desenvolvidos ou aprimorados nos trabalhadores, assim, o investimento será garantido.

Após isso, é importante definir o modal pelo qual o curso será oferecido: se será dentro ou fora da empresa, presencial ou a distância. A escolha correta vai depender de algumas variáveis como o capital financeiro disponível, o tamanho da equipe e a própria cultura organizacional.

Oferecer feedback constantemente

feedback pode ser compreendido como um retorno de informação, onde o líder oferece a seu subordinado um retorno sincero sobre seu desempenho na empresa. Além de desenvolver o funcionário, essa prática também ajuda a corrigir atitudes indesejadas.

Alguns gestores deixam de dar feedback por medo de serem incompreendidos ou tornarem-se impopulares, o que é um grande erro. Privar o funcionário desse retorno de informação é uma forma de atrofiar o crescimento dele na empresa.

Para dar um feedback de sucesso, algumas coisas devem ser pensadas:

  • Marque local e horário adequados para dar esse feedback;
  • Fale sobre os pontos fortes e fracos do funcionário;
  • Seja claro sobre como ele pode melhorar;
  • Seja objetivo no que deve ser dito.

Implemente novos sistemas de gestão

tecnologia é uma importante aliada da gestão de pessoas, contribuindo para que todos os funcionários possam desempenhar suas atividades com mais segurança, agilidade e maestria. Desse modo, é importante contar com o sistema de gestão correto.

Existem diversas tecnologias no mercado, as quais contribuem para o desdobramento de metas, acompanhamento de tarefas, elaboração de projetos, aumento da produtividade, etc. A escolha do sistema variará de acordo com a necessidade da empresa.

Agora que você conhece as melhores práticas para o desenvolvimento de pessoas, aproveite para multiplicar esse conhecimento com seus amigos. Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais!

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top