Gestão pública em foco

2020-03-30T16:59:14-03:0026 September, 2011|Talent Management|

Um dos temas do CONARH deste ano foi focado na gestão de pessoas no setor público, que apresenta condicionantes e particularidades que a diferenciam substancialmente dos aplicados nas empresas privadas. As diferenças começam na captação de novos talentos, que nas empresas públicas é limitada aos concursos públicos. Apenas cargos de confiança comissionados, que são minoria, não se enquadram nos concursos. Enquanto as organizações privadas contam com diversos recursos para seleção de pessoal, sem mobilizar um concurso.

Para a organização do evento, essa realidade exige uma ação transformadora por parte de seus técnicos, gerentes e dirigentes. As diferenças da gestão pública serão discutidas a partir de estudos de casos que indicam que, apesar das diferenciações, existem modelos de gestão de pessoas bem sucedidos na área pública.

Cultura organizacional

A discussão foi importante trouxe ao público presente uma visão das várias escolas e teorias. Aliás, a área de gestão pública, em pesquisa online recente do próprio CONARH mostrou ser terceira maior área de interesse entre os internautas que visitaram o portal do evento.

A palestra “Atração e retenção de talentos para a administração pública” apresentada no último dia do CONARH gerou debate em torno do tema. A proposta foi motivar o RH de empresas públicas que ainda restringem suas atividades a folha de pagamento, aposentadoria, licenças e concursos a buscarem o posicionamento estratégico tal como tem ocorrido na iniciativa privada.

A tecnologia pode ser um aliado nesse caminho. Sem entrar na questão dos concursos, plataformas para gestão do capital humano como a da SER HCM podem ser customizadas para atender o setor público, de modo que seja possível definir planos de carreira, metas e resultados atrelados ao reconhecimento e valorização do profissional, além de garantir transparência nos processos tanto questionados nesse segmento.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top