Saiba o que é o People Analytics e como implementá-lo

2020-03-30T15:17:15-03:0020 February, 2018|Estratégia Corporativa, Tecnologia para RH|

Prática recente, a utilização de dados e do People Analytics para analisar os funcionários cresce e define novas tendências para o mercado.

No atual ambiente de negócios, altamente baseado em dados e informações, uma abordagem analítica dos colaboradores (People Analytics) de uma empresa é fundamental. No entanto, não adianta receber uma informação, se nada vai ser feito com ela.

Nesse contexto, o uso do People Analytics ganha um papel cada vez mais importante no mercado vigente, uma vez que permite ao departamento de recursos humanos de uma organização estruturar um programa de trabalho eficaz, criando executivos e funcionários mais satisfeitos. Os dados obtidos dizem muito sobre a empresa em si e seus colaboradores, o que torna o RH um influenciador relevante dentro da organização.

Saiba mais sobre essa técnica e como ela pode ajudar a sua empresa!

O que é o People Analytics?

People Analytics é uma abordagem orientada de dados para gerenciar pessoas no trabalho. Por meio desse processo, líderes empresariais podem tomar decisões sobre sua equipe com base na análise profunda de informações.

Quando uma companhia se depara com uma situação decisiva — como a escolha de um novo líder, por exemplo —, a abordagem convencional é a discussão baseada em emoções e instintos. Já a análise feita a partir do People Analytics informa as práticas, programas e processos da equipe de uma empresa.

As estatísticas encontradas, que vão de relatórios a análises preditivas e pesquisas experimentais, ajudam os gestores de uma organização a desenvolver novas ideias, resolver problemas de pessoal e a direcionar as ações do departamento de recursos humanos — e da empresa como um todo. A análise de dados garante escolhas certeiras, evitando riscos.

Quais são os principais benefícios?

Primeiramente, a prática do People Analytics melhora a eficácia no processo de recrutamento de uma empresa. A leitura de dados informa quais as qualificações necessárias de um candidato e qual o potencial de desempenho esperado, o que gera segurança e economia de tempo.

Além disso, os dados fornecem resultados que vão demandar mudanças na empresa. Uma vez que novas ideias são geradas, o desempenho da organização aumenta, assim como o bem-estar corporativo. Os conhecimentos adquiridos se tornam úteis na compreensão do cotidiano do negócio, o que providencia uma retenção maior de colaboradores.

Em geral, o People Analytics traz uma contribuição significativa para a eficiência organizacional e para a rentabilidade da empresa.

Como implementar o People Analytics?

O People Analytics ainda se encontra em estágio inicial de adoção. Mesmo que várias empresas já reconheçam o valor de analisar pessoas de forma mais exata, poucas investem de fato nessa implementação. Essa lacuna representa uma enorme oportunidade para empresas, que podem se tornar mais competitivas. Sair na frente da concorrência na contratação, atração e retenção de funcionários é uma necessidade de mercado cada vez mais urgente.

People Analytics- entenda tudo sobre esta tendência

Para a implementação do People Analytics em sua empresa, é preciso, primeiramente, incentivar a cultura de tomada de decisão baseada em dados. Logo, é preciso que a organização incentive a inovação, o aprendizado contínuo e a tolerância ao erro. Basear-se em dados e analisar informações é realizar testes, um processo suscetível a equívocos e que demanda mudanças.

É preciso também entender de que tipos de respostas a empresa realmente precisa. A prática do People Analytics pretende, principalmente, sanar questões que afligem a companhia na atual situação. Por isso, o autoconhecimento é fundamental. Definido esse aspecto, é preciso que os dados coletados sejam finalmente interpretados.

As informações fornecidas contam uma história do que está acontecendo na organização e essa narrativa precisa ser analisada. A devida leitura vai permitir que medidas sejam criadas e aplicadas. O acompanhamento preciso dessas ações é que vai revelar os resultados esperados — e o poder estratégico do People Analytics. Por isso, apenas profissionais de RH competentes serão capazes de realizar esse processo corretamente. Investir nesse tipo de especialista é primordial.

Números podem nos dizer muito sobre as pessoas. A leitura de dados ajuda a compreender a força de trabalho, a definir quais competências são necessárias para uma empresa e a prever e antecipar desafios. Realizado de forma correta, o People Analytics transforma pequenas informações em resultados palpáveis, que otimizam e desenvolvem um negócio.

Gostou do artigo? Conheça mais sobre People Analytics assinando a nossa newsletter!

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top