Tecnologia no RH – O fim do método tradicional de gestão de pessoas

2022-09-22T15:40:56-03:0022 September, 2022|Sem categoria|

Compreender a importância da tecnologia na área de RH e quais as principais inovações previstas para esta área são os objetivos deste artigo.

Com o avanço das tecnologias, as empresas compreenderam a necessidade de acompanhar as tendências para crescerem e se estabelecerem no mercado. A área de RH não foi exceção. Atualmente são poucas as empresas que mantêm uma gestão tradicional e sem recurso a ferramentas tecnológicas.

No entanto, a implementação da tecnologia na gestão das pessoas trouxe novos desafios que os profissionais terão que enfrentar.

O método tradicional de gestão de pessoas tem vindo a ser substituído por um método mais estratégico, o que impõe necessariamente diferentes formas e métodos de gerir, desde da gestão diária até ao planeamento dos processos específicos da área. Além disso, a gestão de pessoas mais estratégica tem como foco o alinhamento entre os objetivos estratégicos da área de RH com os objetivos estratégicos da empresa, pelo que a área de RH trabalha de forma integrada com as restantes áreas da empresa.

A área de RH de uma empresa é de extrema importância para a empresa, pois os profissionais desta área são os responsáveis por gerir as pessoas e cuidar do ambiente social da organização.

A automatização de processos promove a diminuição de eventuais erros, otimiza o tempo dos profissionais, que pode ser usado em outras atividades que exigem mais atenção, criatividade e até emoção. Ou seja, a utilização de tecnologias na área de RH permite simplificação e eficácia em todos os processos específicos da área de RH.

Porque investir em tecnologia na área de RH?

Investir em novas tecnologias para implementar na área de RH garante à empresa diversos benefícios como: mais eficácia no recrutamento e na retenção de talentos, impulsiona a cultura organizacional e consequentemente a valorização da empresa.

Existem diversos tipos de tecnologias para se aplicar na gestão das pessoas e que impactam diretamente diferentes áreas. Estas tecnologias mostram, de fato, a evolução da gestão de pessoas e a necessidade de automatizar processos, potenciando a melhoria dos resultados.

O investimento em tecnologia na área de RH permite que os profissionais desta área invistam o seu tempo e energia na formulação de ações para envolver e conquistar o cliente interno, ou seja, cuidar do capital humano da organização.

Com isto, a partir da implantação de softwares na área de RH os processos operacionais deixam de ser o foco da equipa.

Em simultâneo, a análise de informações e a emissão de relatórios com indicadores ocorre de forma mais flexível e permite o cruzamento e a comparação de dados com relatórios anteriores. Além disso, quanto mais automatizados forem os processos de gestão de pessoas, maior a interação entre a área de RH e os colaboradores e maior transparência nos processos de avaliação destes.

A seguir apresentamos algumas tecnologias que já são utilizadas na área de RH e algumas inovações para este setor.

Software de gestão de pessoas

Os ficheiros em Excel não foram completamente descartados! Parece estranho falar desta ferramenta perante o enorme o avanço tecnológico a que temos assistido, mas a verdade é que ainda são utilizados nas pequenas e médias empresas.

No entanto, quando o volume de dados e informações é substancial, os ficheiros em Excel deixam de ser a melhor opção para a organização e análise dos dados. Tendo isto em vista, a tecnologia na área de RH utiliza-se para apoiar a tomada de decisão, automatizar processos e potenciar os benefícios.

O software de gestão é uma ferramenta tecnológica que torna a gestão das pessoas mais dinâmica, flexível e diminui a ocorrência de erros. Os softwares reúnem informações, dados dos colaboradores, históricos, planos, e muito mais. Estas informações, quando integradas, podem revelar ineficiências e, assim, torna-se possível definir estratégias para que a empresa obtenha melhores resultados.

A utilização dos softwares permite ter recursos customizados, segurança de dados e disponibiliza relatórios em tempo real, permitindo que a empresa disponha de mais tempo para desenvolver uma estratégia para a gestão de pessoas que permitem a empresa alcançar melhores resultados.

Quer saber por onde começar?  Marque uma sessão e conheça a SER HCM, uma solução tecnológica para a gestão de pessoas, totalmente customizada à necessidade da sua empresa e com as funcionalidades que a seguir apresentamos.

CTAs- 30 anos de SER

Recrutamento e seleção

O recrutamento e a seleção são processos que variam de organização para organização. Para que estes processos sejam bem-sucedidos, é preciso ter em conta quais as reais necessidades da empresa, como será possível suprir essas carências, e, a partir daqui, selecionar o candidato que mais se encaixa no perfil.

Realizar o recrutamento e a seleção de forma online é, hoje, a melhor opção já que é possível:

  • chegar a número maior de pessoas;
  • mostrar que a empresa é atual e inovadora, em que a tecnologia é parte integrante da cultura organizacional, o que pode atrair mais jovens;
  • encontrar mais pessoas do que encontraria num recrutamento presencial, podendo escolher quem possui mais qualificações;
  • ter um processo mais eficaz e dinâmico, pois a tecnologia ajuda no processo de triagem e otimiza o tempo tanto do gestor quanto do candidato.

Além disso, a utilização da tecnologia no RH, permite o cruzamento entre o mapeamento do perfil do candidato e o alinhamento com a cultura organizacional, tornando o processo mais assertivo.

Gestão de desempenho

Softwares e aplicativos que realizam a gestão do desempenho dos colaboradores proporcionam automatização e transparência no processo,  algo bastante benéfico para a cultura organizacional. Estas ferramentas reúnem de forma integrada os dados sobre as avaliações dos colaboradores, e, a partir daqui, é possível identificar, analisar, medir, ou seja, contribuem para uma gestão de desempenho simples, transparente e rápida.

Com uma gestão de desempenho feita de forma simples e rápida permite que os gestores possam alocar o tempo remanescente em processos de feedbacks construtivos aos colaboradores, de acordo com a avaliação feita.

Gestão de talentos

As empresas que tem práticas e ferramentas de gestão de talentos implementadas conseguem alcançar resultados financeiros até cerca de 15% mais que os seus concorrentes. Logo, é reconhecido factualmente a importância da gestão do talento e que a sua gestão seja realizada da forma adequada e alinhada aos objetivos da empresa.

É importante recordar que os talentos recrutados não estão apenas fora da empresa, muitos podem ser pessoas já contratadas. A gestão de talentos pode ser feita a partir da gestão de desempenho, pois quando um colaborador se destaca pelos seus resultados, é possível que obtenha sucesso em objetivos mais ambiciosos.

O PDA (Personal Development Analysis) é um exemplo de ferramenta que analisa e descreve o perfil comportamental das pessoas e ajuda encontrar um profissional compatível para determinado cargo. O PDA obtém informações de habilidades analíticas, comerciais, persuasão, nível de motivação, aptidões e muito mais.

Inovações

Entre tantas soluções que surgiram ao longo dos anos para apoiar a área de RH, existe sempre espaço para novas ferramentas.

Desta forma, algumas novidades têm originado encontros de especialistas na gestão de pessoas. Uma das grandes novidades são People Analytics, que já é uma realidade nas organizações, mas outras soluções mostram-se bastante promissoras.

Não estamos a falar apenas de transformação digital, mas da nova ambição na área das tecnologias, Metaverso, aplicado à área de RH, em que é possível implantar ferramentas tecnológicas em todos os processos da gestão de RH: recrutamento e seleção, onboarding, gestão de talentos, formação e desenvolvimento, entre outros.

Já não é a primeira vez que falamos deste assunto, já tínhamos referido neste artigo. Mas, quando se trata de tecnologia na área de RH, é importante dar destaque a tendências que podem revolucionar a forma de gerir pessoas.

Acompanhar as últimas tendências e procurar sempre inovar mais faz parte do ADN da SER, pelo que conseguimos antecipar as novidades que poderão impactar a gestão de pessoas na sua empresa.

Concluindo

As tecnologias continuarão evoluindo e surgirão cada vez mais ferramentas para simplificar a gestão diária dos RH e melhorar os resultados das organizações. Estar atento às mudanças em busca de novas possibilidades para sua a equipa de recursos humanos é a vantagem competitiva que permitirá o crescimento sustentável da sua empresa e a formação de equipas de alta performance.

Por isso acompanhe e implemente as novas tecnologias na sua empresa! Assim, o seu departamento de RH terá possibilidade de alocar o tempo excedente, pela via da simplificação e automatização do processo de rotina diária, no desenvolvimento de um plano estratégico e contribuir de forma mais efetiva para a gestão do capital humano da organização.

Atento à evolução tecnológica na área do RH, a sua empresa estará pronta para enfrentar as mudanças do mercado e assumir uma posição de liderança no seu segmento de atuação. Deste modo, o departamento de RH funciona de forma eficiente para o sucesso do negócio.

Gostou desse artigo e quer saber mais sobre estratégica na área de recursos humanos dentro das organizações? Assine a nossa newsletter e receba, semanalmente, dicas e novidades para o vão ajudar a transformar a gestão de pessoas da sua empresa.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top