O equilíbrio entre vida profissional e pessoal no home office

2022-02-23T13:50:07-03:0021 fevereiro, 2022|Gestão de Pessoas|

O home office se tornou um ambiente desafiador para o colaborador equilibrar  vida profissional e a pessoal. Acompanhe nesse artigo algumas dicas para facilitar a relação trabalho remoto e vida pessoal.

Que o home office tem se tornado uma tendência cada vez maior nas empresas é perceptível para o mercado de trabalho. Afinal, essa modalidade de trabalho remoto cresceu de maneira significativa nos dois últimos anos. E dados seus benefícios tanto para as empresas, quanto para os colaboradores, tem mantido seus índices de adesão crescentes.

Inclusive, pesquisas apontam que essa tem sido a modalidade mais procurada pelos talentos, fazendo com isso que várias empresas se adaptem a essa nova exigência do mercado.

Na busca por maior competitividade no mercado de trabalho e na atração e retenção de talentos, as empresas já entenderam que é preciso de adaptar, transformar e oferecer a melhor experiência para seus colaboradores.

Como resultado, cresce a procura e cresce também a oferta, tanto pelo trabalho em home office, quanto pelo trabalho híbrido.

As vantagens dessa modalidade de trabalho vão de melhor conforto para os colaboradores até horário de trabalho flexível, maior economia com custos de transporte e maior qualidade do trabalho.

No entanto, é preciso considerar as desvantagens dessa modalidade de trabalho. E nesse artigo, queremos trazer para sua equipe algumas dicas do principal desafio do trabalho em home office: o equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Acompanhe com a gente.

Produtividade e foco

Certamente, todos os colaboradores entendem que manter o foco é a variável mais importante na produtividade. A atenção focada nas atividades desenvolvidas diminui a chance de erros, consequentemente de retrabalhos e por fim, torna o resultado mais satisfatório.

No entanto, na modalidade de trabalho home office esse foco muitas vezes é comprometido e a atenção acaba dividida com situações de vida pessoal do colaborador.

Claro que uma vez que o ambiente de trabalho é dividido com a convivência familiar, é compreensível que a vida pessoal acabe atravessando as atividades de trabalho. E isso não acontece apenas no home office.

Um trabalhador que enfrenta problemas pessoais, sejam eles originados por questões de saúde, financeiras ou familiares também verá sua produtividade afetada, mesmo no trabalho presencial.

O que acontece, é que afastado do ambiente de casa, é possível se envolver com maior facilidade com suas atividades, e com isso, alterar seu foco de atenção, no horário de trabalho.

No entanto, o mesmo não acontece no home office. Vida profissional e pessoal acabam se misturando e algumas vezes até se confundindo, já que dividem o mesmo espaço. Com isso, o trabalho acaba sendo afetado, já que pensando emocionalmente, o pessoal costuma ter maior peso para as pessoas.

Além disso, as interferências da vida pessoal no trabalho, em tempos de home office, podem acabar se tornando um fator de adoecimento mental para o colaborador.

E aqui se encontra o grande desafio para os profissionais: como equilibrar essa relação e não permitir que as questões pessoais, presentes no home office, prejudiquem a produtividade e o resultado do trabalho?

Siga nossas dicas

Primeiramente é preciso se planejar. Esse é o primeiro passo e com certeza o mais importante, durante todo o período de trabalho nessa modalidade. Então, planeje e se organize para começar suas atividades diariamente. E siga as outras dicas.

1 – Comece o dia como um dia de trabalho presencial

Ter uma rotina para iniciar as atividades é uma excelente alternativa para despertar seu cérebro para o trabalho. Portanto, comece o dia tomando banho, tirando o pijama e tomando um bom café da manhã.

Apesar de trabalhar no conforto de casa é importante estabelecer essa rotina de preparação, para limitar o horário de começar o dia de trabalho. Falando nisso, preste atenção da dica número 2!

2 – Estabeleça um horário de trabalho

Uma das maiores vantagens do trabalho em home office é a flexibilidade de horários. No entanto, isso não quer dizer que você não precise criar uma rotina com horário para começar e terminar suas atividades.

Uma das formas de limitar a interferência de situações e problemas pessoais na rotina de trabalho é estabelecendo um tempo para se dedicar exclusivamente as suas responsabilidades profissionais.

Sendo assim, procure obedecer a esses horários e otimizá-los ao máximo, para manter sua produtividade e minimizar as interferências de sua vida pessoal no trabalho.

3 – Separe um espaço de trabalho

Tentar trabalhar na mesa da cozinha enquanto a vida em casa acontece, certamente não é a melhor escolha. Dificilmente você conseguirá manter o foco de atenção com o pet passeando pelos cômodos, ou com as crianças pulando no sofá.

Portanto, separe um espaço em casa para trabalhar. O ideal é que seja um ambiente mais tranquilo, bem arejado e com luminosidade. Aproveite para decorar seu espaço com temas de trabalho e se assegure de ter uma cadeira confortável e ergonômica.

Quanto mais confortável for seu espaço de trabalho, menos necessidade de transitar pelos outros ambientes da casa você sentirá.

Mas atenção: nada de trabalhar sentado no sofá ou deitado na cama. Isso com certeza afetará seu ânimo e motivação para as atividades de trabalho.

4 – Faça pequenas pausas

Separe alguns momentos do seu dia para fazer pequenas pausas de 10 a 15 minutos. Encare essas pausas como aquelas que são feitas na empresa para um pequeno café. Nesse momento dê uma caminhada pela casa e até se permita participar rapidamente de um ou outro assunto familiar.

Mas lembre-se que é apenas uma pausa e, portanto, você deve voltar as atividades laborais.

5 – Estabeleça uma rotina para o final do seu dia

A maior vantagem do trabalho em home office é a flexibilidade de horário. Então, aproveite para usá-la a seu favor. Estabeleça uma rotina para o final do dia de trabalho e use esse tempo para resolver as questões pessoais, apreciar a família e relaxar.

Além de diminuir a tensão no trabalho, isso permitirá que você crie um espaço para as questões pessoais, e com isso diminua as interrupções na rotina de trabalho para resolvê-las.

6 – Permita-se aproveitar as vantagens do home office

Sabe a flexibilidade de horário, o conforto de trabalhar em casa, a falta de tempo gasto no trânsito? Utilize todas essas vantagens a seu favor, sem culpa! Permita-se ficar um pouco mais na cama, tirar uma soneca depois do almoço e trabalhar com roupas confortáveis. Dá até para ficar de pé no chão.

Com certeza, utilizar essas vantagens pode aumentar sua produtividade e permitir que você lide com o trabalho de uma forma mais leve. Isso permitirá não só a melhoria do seu desempenho, como diminuirá as chances de você adoecer em decorrência do trabalho excessivo.

Concluindo

A relação entre a vida profissional e pessoal no ambiente home office apesar de desafiadora, não precisa ser um tormento.

É possível que empresa, RH e colaborador encontrem alternativas para esse trabalho que permitam ao colaborador utilizar o máximo as vantagens dele e ainda assim manter a motivação e produtividade em alta.

Para isso, a empresa deve oferecer ao colaborador a oportunidade de trabalhar de onde quiser, seja em casa no home office ou nos dois ambientes como a modalidade de trabalho híbrida.

O mais importante é manter o engajamento de seus colaboradores e permitir que eles se desenvolvam com excelência.

No entanto, é muito importante que a empresa disponibilize ferramentas de trabalho que permitam a otimização e automação de processos. Assim, fica mais fácil entregar resultados, não importa onde seus colaboradores estejam.

Pensando no desafio da vida profissional e pessoal, que tal conhecer uma solução em gestão de pessoas que permita a otimização do trabalho do RH, dando a ela mais espaço para trabalhar estrategicamente com a equipe? Em tempos de home office, o RH precisa dispor de tempo para desenvolver uma relação high touch com seus colaboradores.

Conheça a SER HCM e possibilite aos seus colaboradores o acompanhamento estratégico de processos, no trabalho híbrido, presencial ou home office. É só entrar em contato conosco e solicitar maiores informações.

E se você gostou desse artigo e quer mergulhar mais profundo no mundo da gestão de pessoas, assine nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos riquíssimos diretamente em seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

Um comentário

  1. […] disso, como já dissemos, muitas vezes trabalho e vida pessoal acabam se misturando, e pode ser que o profissional tenha dificuldade de contornar as questões […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo