A importância do Dossiê Profissional para Avaliação Contínua

2023-02-28T10:05:00-03:0029 October, 2018|Gestão de Pessoas|

Você sabe como o dossiê profissional pode contribuir para a avaliação contínua de seus talentos? E de que forma isso pode impactar a formação de equipe de alta performance? Não? Então esse artigo é para você.

Ter uma equipe de alta performance é crucial para garantir excelência em cada processo e entrega de resultados exponenciais.

Inclusive, a formação dessa equipe é um desafio diário tanto do setor de recursos humanos, quanto da liderança. Diante disso, um dos focos de atuação do RH é exatamente nos processos da gestão de desempenho.

Dentro desses processos, diversas ferramentas auxiliarão RH e liderança, na construção de uma jornada profissional de aprendizagem e melhoria contínua para a equipe.

Inclusive, a continuidade é crucial para um processo de avaliação de desempenho de qualidade. Afinal, os profissionais estão em constante desenvolvimento dentro de uma organização.

Desta forma, é muito importante que as informações referentes a trajetória dos seus talentos estejam corretamente documentadas, atualizadas e com fácil e rápido acesso.

No momento de realizar uma avaliação de desempenho,  essas informações fornecerão subsídios que podem justificar conceitos atribuídos ao profissional, bem como planejar futuras ações de desenvolvimento individual.

Pensando nisso, no artigo de hoje, queremos falar com você sobre o dossiê profissional e de que forma ele contribui para um processo de avaliação contínua dos seus talentos. Acompanhe com a gente!

O que é Dossiê Profissional?

O Dossiê Profissional, é uma ferramenta que diz respeito ao agrupamento das informações referentes ao percurso traçado pelo profissional até determinado momento em sua carreira. Esse agrupamento leva em consideração todos os dados referentes a sua formação acadêmica (instituições de ensino pelas quais passou, cursos de idioma, extensões, pós-graduações, entre outros).

Além disso, é considerado o percurso profissional dentro e fora da empresa (treinamentos que realizou, certificados que possui, movimentações laterais de cargo ou promoções), aspirações de carreira e demais informações pessoais ou profissionais que possam ser relevantes na integração deste profissional à empresa.

O dossiê garante então um perfil completo de um profissional, proporcionando uma maior facilidade na elaboração de planos sucessórios e demais movimentações e subsídios para demais estratégias de Gestão de Pessoas.

Dossiê profissional e tecnologia

Claro que montar um dossiê profissional de cada um dos seus talentos de forma manual é um trabalho extenso e passível de muitos erros.

Inclusive, realizado assim, é possível que diversas informações fiquem perdidas ou até deixem de ser registradas. Afinal, o dossiê não é composto apenas pelas formações e informações internas do seu colaborador.

Para ser realmente eficiente, o dossiê profissional precisa contemplar também informações de cursos, palestras e outras formas de aprendizagem que ele pode realizar por conta própria.

Nesse sentido, contar com um software de RH que permita a construção de um dossiê profissional de seus talentos contribui para a construção de um arquivo mais completo.

Inclusive, se você ainda não conhece a SER HCM, solução para gestão estratégica de pessoas, desenvolvida pela SER, essa é uma excelente oportunidade.

A SER HCM conta com um módulo de dossiê profissional que permite a coleta e consulta de dados de todos os seus talentos. Com isso, a tomada de decisão num momento de sucessão, promoção e até possíveis desligamentos fica mais fácil e assertiva.

Além disso, é possível cruzar dados de outros módulos, como Gestão de Desempenho, para entender com mais clareza a jornada profissional de seu colaborador.

Para conhecer a SER HCM, basta entrar em contato com nossa equipe e solicitar uma demonstração.

Mas quais as vantagens da tecnologia na construção do dossiê?

Sobretudo, a utilização da tecnologia para implementar o dossiê é uma grande estratégia de gestão de desempenho, pois a mesma permite:

  • Que o próprio profissional preencha as informações relevantes sobre a sua carreira e suas conquistas dentro e fora do ambiente de trabalho;
  • Além disso, permite que tanto profissionais quanto gestores acessem essas informações quando e onde quiserem, através da mobilidade e flexibilidade oferecidas por uma plataforma virtual;
  • Que o dossiê possa ser utilizado de maneira integrada com outros módulos provenientes da tecnologia;
  • Que essas informações estejam sempre armazenadas com segurança;
  • E que a atualização de novas conquistas, certificados, treinamentos, entre outros, possam ser inseridas de maneira ágil, mantendo a interatividade de gestores e profissionais com o processo.

Avaliação contínua

Já a avaliação contínua é um processo de avaliar o desempenho de seus colaboradores, que acontece numa periodicidade menor. Ou melhor, como o próprio nome já diz, ela é um processo contínuo que envolve avaliar, oferecer e receber feedback, acompanhar, avaliar novamente. E assim sucessivamente.

O que a diferencia da avaliação de desempenho, é que essa acontece uma vez por ano, geralmente. No entanto, é muito comum que realizada anualmente, ela não permita a correção de pequenos desvios nesse intervalo.

Isso pode acabar prejudicando processos como promoções, bonificações e até ocasionando desligamentos que poderiam ter sido evitados.

Nesse sentido, a avaliação contínua permite um acompanhamento mais próximo do desempenho de seus colaboradores.

Outro ponto bastante positivo na avaliação contínua é a aplicação de um feedback contínuo. Nesse modelo de avaliação, as conversas entre líderes e gestores são constantes. Com isso, a comunicação é mais clara, transparente e assertiva.

Dessa forma, no momento da tomada de decisão, o próprio colaborador entende o processo, já que recebeu diversos feedbacks ao longo do caminho.

E que relação o dossiê profissional tem com a avaliação contínua?

A avaliação contínua é um processo muito importante na gestão estratégica de pessoas. Em suma, porque permite o acompanhamento do desempenho de seus talentos e possibilita intervenções no momento adequado.

Um exemplo disso é a construção e acompanhamento de um plano de desenvolvimento individual. A avaliação contínua permite que o gestor acompanhe o desenvolvimento de cada colaborador e com isso, consiga realizar alterações no PDI para garantir o sucesso dessa ferramenta.

Guia de Avaliação de Desempenho

Nesse sentido, o dossiê profissional contribui para que essa avaliação seja baseada em dados muito importantes.

Ele possibilita ainda, que o acesso ágil à informação estratégica de cada profissional seja garantido através de uma plataforma que integre tanto o dossiê quanto a avaliação contínua de desempenho, através da visualização em tela, em tempo real.

Esses são importantes benefícios que tornarão seu plano de sucessão, progressão de carreira, aplicação de bonificações e até desligamentos, realmente meritocráticos.

Prepare sua liderança para as mudanças

No entanto, qualquer mudança cultural dentro de uma organização exige disciplina e muito treinamento.

Considerando que a liderança é a principal responsável pelo processo de disseminação da cultura organizacional junto com o RH, é muito importante a preparação para esses líderes aplicar a avaliação contínua.

Principalmente quando se trata do feedback, é muito comum que a liderança tenha muita resistência.

Outro ponto que exige atenção, é quanto a alimentação do sistema e das informações que compõe o dossiê profissional. É preciso criar na liderança e nos colaboradores a consciência da importância dessas informações.

Nesse sentido, ter clareza na disseminação das informações, faz uma grande diferença.

É preciso que seus profissionais saibam que somente eles e a liderança possuem acesso a essas informações, além do RH. E que todos os dados coletados tem como intuito a construção de um currículo virtual mais completo, que embasará as decisões da empresa em relação a sua jornada profissional.

Portanto, investir em uma comunicação de transparência irá fortalecer os vínculos de confiança entre seus colaboradores e empresa, tornando a coleta de dados e a construção do dossiê profissional mais eficiente.

Concluindo

Tanto dossiê profissional quanto a avaliação contínua são processos primordiais em uma cultura de gestão estratégica de pessoas. Principalmente quando consideramos a influência do dossiê num processo de avaliação mais eficiente.

Dessa forma, investir na construção desse dossiê e usa-lo no processo de avaliação contínua de seus talentos, tende a otimizar o desempenho deles, contribuindo substancialmente na formação de uma equipe de alta performance.

Essa por sua vez é a melhor estratégia para tornar seu negócio sustentável, competitivo e principalmente, lucrativo.

E aí? Gostou de saber como o dossiê profissional, a tecnologia e a avaliação contínua podem contribuir para o desenvolvimento dos seus talentos? Que tal receber nossos artigos toda semana em sua caixa de e-mails?

Basta assinar nossa newsletter. Dessa forma você fica por dentro de todas as novidades da gestão estratégica de pessoas, para potencializar a atuação do seu RH.

Aproveite para seguir a SER nas redes sociais e saber de todas as dicas que rolam pelo LinkedIn, Instagram e Facebook.

 

Compartilhar este Artigo

Go to Top