Erros de comunicação que podem afastar seus clientes

2022-09-22T09:36:10-03:009 February, 2018|Gestão de Pessoas|

A comunicação com seu cliente é primordial para o resultado do seu negócio. Acompanhe nesse artigo os principais erros de comunicação e saiba como evitá-los.

Certamente você já ouviu alguma vez alguém dizer “procurei essa loja nas redes sociais e não encontrei”, “essa loja não cumpre com as promoções prometidas”, ou até mesmo “fui àquela loja e o vendedor não me tratou bem”.

Quando se trata da relação empresa x cliente, a comunicação pode ser uma oportunidade de estabelecer vínculos ou uma barreira. Os exemplos citados acima são erros de comunicação que afastam os clientes.

Sendo assim, erros de comunicação estão sujeitos a acontecerem.  No entanto, evitá-los é possível e necessário!

Dessa forma, a comunicação feita de maneira certa é fator essencial para o bom relacionamento entre empresa e cliente. No entanto, por falta de conhecimento dos riscos de uma comunicação deficiente, acaba impactando o relacionamento com o cliente.

Sem dúvida, muitos estabelecimentos pecam no modo de realizar essa comunicação, o que prejudica esse relacionamento, afasta os clientes, e, consequentemente, reduz vendas e bons resultados.

Boas práticas, planejamento, o tipo de conteúdo, a forma de se posicionar e expor ideias, produtos ou serviços, canais atualizados e saber qual a linguagem mais adequada a cada momento são o que fazem sua comunicação se manter firme e eficaz.

Confira a seguir alguns dos erros que podem afastar seus clientes e prejudicar seu negócio, e saiba também como corrigi-los.

Antes de tudo, o que é uma comunicação eficiente?

Em suma, a comunicação eficiente é aquela capaz de gerar valor para sua marca e trazer esclarecimentos para seu cliente.

Não ter um plano de comunicação

Antes de mais nada, é extremamente importante que sua empresa tenha um plano de comunicação bem estruturado. Mais que isso, um plano plausível de ser seguido e que impulsione a geração de resultados. A falta de planejamento pode interferir de forma rigorosa em sua empresa, visto que erros como mensagens repetidas, uso de linguagem inadequada, promoções em situações ruins, ficam mais suscetíveis a acontecerem.

O plano de comunicação permite que o estabelecimento saiba:

  • como e quais informações seus clientes desejam receber,
  • quais canais são mais adequados para o envio dessas informações,
  • como os vendedores precisam agir para alcançarem os objetivos etc.

Surpreendentemente, elaborar esse plano de comunicação pode ser mais simples do que parece.

Sobretudo porque a tecnologia nos ajuda não só com a montagem do plano de comunicação, mas, também, com o acompanhamento desse plano. Aliás, acompanhar o planejamento é indispensável para atingir as metas. Afinal, com o acompanhamento é possível saber se o plano está em dia, se está dando resultados, se nada precisa ser alterado, e muito mais.

Aqui, nossa dica é que você conheça a Casting, uma solução de gestão de performance de vendas, que pode te auxiliar! Com ela, é possível realizar o acompanhamento dos resultados de sua empresa pelo smartphone, de qualquer lugar. Ela ainda conta com pilares essenciais à gestão do negócio: gerenciando indicadores, gerenciando pessoas, desenvolvendo pessoas e motivando pessoas.

Para sua equipe é a oportunidade de unir eficiência e gestão otimizada, poupando tempo e garantindo a eficácia da sua comunicação com o cliente.

Comunicação interna

Deixar de explorar diferentes canais

As redes sociais mudaram a forma como as pessoas interagem com as empresas e seus produtos. Sendo assim, ter apenas um site ou estar presente em apenas uma rede social e achar que já é o suficiente para manter uma comunicação eficiente com seu cliente, é um erro de comunicação que muitos estabelecimentos cometem. Um deslize que abre espaço para a concorrência e faz a empresa perder competitividade.

Com toda a certeza, hoje, as pessoas estão presentes em mais de uma rede social. Dessa forma, estão atualizando-se a todo momento acerca das novidades em produtos e serviços.

Consequentemente, quando decidem pela aquisição, antes de se dirigirem até uma loja física, não se contentam em ver apenas um site.

Portanto, uma alternativa para atrair mais clientes é investindo em um bom site, nas redes sociais e interagindo nesses ambientes virtuais. O mundo está cada vez mais conectado. Os clientes buscam a facilidade da compra em um clique. Nesse sentido, se sentem mais atraídos por estabelecimentos presentes na internet.

Além disso, manter uma canal de comunicação virtual, permite um alcance mais abrangente, atingindo mais pessoas e diferentes perfis. Essa presença virtual possibilita novas oportunidades e novos consumidores.

Estar presente no FacebookInstagram e outros canais acabou se tornando um requisito básico para as lojas. Entretanto, apenas estar lá não é o bastante. É muito importante manter os canais atualizados, manter uma boa relação com os clientes, dando retornos rapidamente e oferecendo-lhes as informações que querem, mostrando sempre empatia, simpatia e gentileza.

Não investir em conteúdo

Deixar de investir em marketing de conteúdo é um erro de comunicação bastante comum. Algumas empresas acreditam que a comunicação institucional é suficiente para gerar resultados no negócio. Inclusive, é possível encontrar empresas que consideram o marketing de conteúdo como meras propagandas.

No entanto, esse tipo de marketing é uma espécie de comunicação que, por meio da criação de conteúdo de relevância, gera valor para as pessoas.

Dessa forma, as empresas precisam acompanhar as transformações que a relação com o cliente sofreu. O reconhecimento da marca só é possível através dessa geração de valor. O perfil de consumo, não mais considera o produto em si, mas tudo que a marca representa e constrói de relevância para o cliente.

De acordo com um relatório realizado e divulgado pelo Hubspot, 53% dos profissionais enxergam a criação de conteúdo como principal prioridade para o desenvolvimento de empresas.

Sendo assim, os conteúdos precisam ser bem pensados. Para isso é preciso conhecer o perfil dos clientes e seus interesses. Entretanto, é preciso saber que os resultados aparecem a longo prazo. O que não é motivo para a falta de investimento nesse tipo de conteúdo. Afinal, apesar de não serem imediatos, são resultados frequentes.

Sendo assim, se a campanha realizada ocorreu de forma bem-feita e planejada, os efeitos tendem a ser bastante proveitosos. Quanto mais conteúdo relevante para seu público, mais crédito terá e mais pessoas serão atraídas.

Guia completo de Recrutamento e Seleção

Deixar boas práticas de lado

Nenhuma pessoa gosta de ir a uma loja e ser mal atendido, certo? Vendedores mal-humorados, que não dão a devida atenção ao cliente e que não possuem o costume de responder mensagens no site ou nas redes sociais tendem a vender cada vez menos, afastar clientes, além de deixar a loja “mal falada”.

Esse talvez seja o ponto mais simples de ser melhorado. Tratar bem os clientes, mostrar interesse em suas dúvidas e tentar ajudá-los ao máximo. São boas práticas de relacionamento com o cliente, que fidelizam e promovem a indicação de novos clientes.

Quanto as mensagens no site ou nas redes sociais, é muito importante estar sempre atento e responder a todas as questões enviadas. Manter os clientes atualizados, sem dúvidas, é essencial para que eles se sintam bem recepcionados e à vontade para ir e voltar mais vezes ao estabelecimento.

Treinar os vendedores para que eles atendam os clientes da melhor forma possível é uma maneira de corrigir essas falhas. O SER Casting pode facilitar o trabalho da capacitação tanto para o gestor da loja, quanto para o funcionário. Essa é uma solução que disponibiliza treinamentos curtos e focados, que podem ser realizados através do smartphone, de qualquer lugar que sua equipe estiver e a qualquer hora.

Concluindo

Esses são alguns dos erros de comunicação mais comuns de acontecerem e que podem afastar seus clientes.

No entanto, mais que conhecer os erros de comunicação e atuar na correção deles, é preciso preparar sua equipe para fazer a diferença.  Dessa forma, ter uma comunicação interna eficiente, permite que seus colaboradores estejam atentos as necessidades dos clientes e da empresa.

Sendo assim, invista em cultura de comunicação assertiva e de feedback. Dessa forma, é possível acompanhar de perto a performance da equipe de vendas e corrigir as possíveis falhas em tempo hábil.

Certamente, com o investimento certo, sua equipe terá resultados exponenciais. E seu negócio, lucro garantido!

Agora que já sabe, fique atento para que esses erros de comunicação não voltem a acontecer e trabalhe para corrigi-los!

Quer dar um Up no seu RH e potencializar os resultados do seu negócio, através do desenvolvimento da equipe? Conheça a SER HCM, e trabalhe de forma integrada a gestão de pessoas e a gestão de negócios. Investir na gestão estratégica de pessoas é, certamente, o melhor caminho para o crescimento da sua empresa.

Gostou desse artigo e quer saber mais? Assine nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos em seu e-mail e nos acompanhe nas redes sociais!

Comunicação interna

Compartilhar este Artigo

Go to Top