Gestão estratégica de pessoas: como implementá-la?

2023-02-07T15:09:01-03:001 October, 2018|Talent Management|

Processos, tecnologias e estratégias podem ser copiados, mas pessoas, não. É gente de ponta que garante o sucesso nos negócios e o desenvolvimento organizacional. Por isso você precisa de uma gestão estratégica de pessoas.

A gestão estratégica de pessoas é essencial a todo negócio que deseja sobreviver no mercado em que atua.  Além disso, será a gestão estratégica de pessoas realizada de forma eficiente que tornará a empresa competitiva e, com isso, se sobrepor à concorrência.

Nesse sentido, há uma série de pesquisas que colaboram com essa afirmação. Segundo várias dessas pesquisa, empresas que possuem boas práticas de RH têm desempenho, em média, 51% superior no mercado.

São números bastante relevantes. Se o que toda empresa busca é alcançar sucesso, ter uma equipe de alta performance é a receita para chegar lá. E, certamente, isso só pode ser conquistado, através de uma gestão estratégica de pessoas eficiente.

No entanto, é muito comum que surja a seguinte dúvida: como migrar a gestão operacional do capital humano para algo mais atual e útil ao sucesso?

Podemos dizer que existem 6 pilares básicos: motivação dos funcionários; processos de comunicação; desenvolvimento de equipes; treinamento e desenvolvimento; desenvolvimento individual; e adequação à era digital.

Dessa forma, o artigo de hoje traz maiores detalhes sobre cada um desses pilares e como a implantação deles tornarão a gestão estratégica de pessoas da sua empresa, eficiente.

Quer saber mais? Acompanhe com a gente esse artigo.

Adequação à era digital

O mercado tem mudado rapidamente e demandado uma nova maneira de liderar pessoas, mais baseada no que é digital. Sendo assim, muitas empresas estão reformulando suas tarefas de RH para fazer uso das ferramentas digitais.

Dessa forma, a implantação de ferramentas tecnológicas na gestão de pessoas, tem transformado a área de recursos humanos. Do funil de recrutamento, à avaliação de desempenho de cada talento, a automatização proporciona agilidade e otimização de resultados.

Por essa razão, é preciso que o gestor de pessoas adeque os processos estratégicos ao que é digital, aproveitando o que há de melhor no mercado. Assim poderá extrair melhores resultados do RH, dos talentos e garantir o sucesso no que está sendo feito.

Inclusive, você sabia que a SER possui uma ferramenta tecnológica que permite essa automatização? Com a SER HCM é possível desenvolver a gestão estratégica de pessoas de sua empresa, contribuindo não só para melhorar o desempenho desse setor, como também para o crescimento de todo o negócio.

Com módulos que vão da gestão de desempenho ao planejamento estratégico de RH, a SER HCM possui diversas soluções que contribuem para a transformação de seus profissionais em talentos exponenciais.

Para conhecer essa ferramenta é muito simples. Basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas e solicitar uma demonstração.

Motivação adequada dos funcionários

Certamente, investir na motivação dos funcionários, isto é, manter todos da equipe entusiasmados na busca dos objetivos genéricos, é um grande desafio.

Aqui, é preciso lembrar que toda empresa é formada por pessoas. Sendo assim, sem elas, seria apenas uma entidade abstrata. Portanto, são elas que conduzem o negócio ao sucesso.

Sendo assim, quando os profissionais estão devidamente motivados, não há resultados impossíveis de serem alcançados.

No entanto, é preciso considerar que motivação tem fatores intrínsecos e extrínsecos. Sendo assim, parte dessa motivação depende do próprio profissional. E é aqui que existe o maior desafio para a organização.

Investir em uma cultura de favorecimento da motivação pode ser complexo. Afinal, fatores fortemente motivacionais para algumas pessoas, podem não funcionar para outras.

Sendo assim, a principal dica é criar uma cultura de meritocracia — na qual os profissionais com bom desempenho são reconhecidos e recompensados.

Para isso, ter processos bem consolidados de gestão de desempenho e ações de reconhecimento e recompensa, faz toda a diferença.

Processos de comunicação interna

A comunicação é a base para a sobrevivência e evolução da raça humana. Nas empresas, a comunicação é essencial, pois garante a atração e retenção de talentos.

Dessa forma, é preciso ter uma visão mais interna e focada nos colaboradores, melhorando os processos de comunicação de sua empresa.

O público-alvo da comunicação interna é o funcionário. Portanto, é preciso que essa comunicação tenha por objetivo mantê-lo alinhado aos valores da organização e sintonizado às metas de curto, médio e longo prazo.

Sendo assim, é preciso planejar uma comunicação estratégica e funcional. E isso depende do envolvimento de todos da empresa, em especial a alta administração. Além disso, é crucial contar com as ferramentas certas, como plataformas e murais de recados.

Em suma, a construção de uma cultura de comunicação assertiva, transparente e horizontal, é crucial à atuação estratégica do setor de RH.

Desenvolvimento de verdadeiras equipes

Há uma grande diferença entre uma equipe e um grupo de pessoas. O grupo de pessoas é apenas isso, um coletivo humano. Mas equipes vão além: elas comumente possuem um propósito claro, têm membros com habilidades complementares e a confiança está presente.

Portanto, o RH focado na gestão estratégia de pessoas, transforma grupos em equipes.

Sendo assim, é preciso realizar práticas que despertem o senso de pertencimento, empatia e pensamento coletivo. Um grupo coeso possui maiores chances de alcançar o sucesso.

Também é importante criar um objetivo claro e digno, que ofereça sentido ao trabalho e faça com que todos persigam algo que vai além do lucro. Esse é um plano que favorece a integração e retenção dos talentos.

Lembre-se: profissionais de alta performance são mais propensos a permanecer na empresa, quanto têm uma forte conexão com o propósito do seu empregador.

Guia sobre gestão de pessoas na empresa

Treinamento dos profissionais

O treinamento é essencial à manutenção das equipes de trabalho. Se os profissionais não são devidamente qualificados, dificilmente conseguem entregar um bom resultado à empresa. A falta de treinamento impacta o desenvolvimento de tarefas diárias e o atendimento de excelência aos clientes.

Sendo assim, não há RH estratégico que não se preocupe com o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais dos seus colaboradores. É um requisito básico para o sucesso!

Portanto, é preciso apostar nos novos modelos de treinamento, para o desenvolvimento de habilidades profissionais.

Só para exemplificar, a capacitação à distância tem ganhado destaque, especialmente pela acessibilidade financeira e flexibilidade. Também existe a modalidade de treinamento por meio de dispositivos móveis, chamado M-learning, onde o talento pode aprender pelo smartphone ou tablete.

O mais importante é vencer as barreiras de tempo e custo financeiro, para oferecer aos seus talentos uma cultura de aprendizado e melhoria contínuos.

Plano de desenvolvimento individual

E por falar em treinamento, seus talentos devem ter uma perspectiva de crescimento na empresa. Ninguém quer entrar como assistente administrativo e permanecer no mesmo cargo por vários anos.

Portanto, é preciso investir em um plano de desenvolvimento individual.

Nesse momento, o plano de carreira ganha proeminência. Ele cruza resultados-chave que devem ser atingidos por cada talento com as possibilidades de crescimento dentro da empresa. Dessa maneira, empregado e empregador são devidamente beneficiados.

O plano de desenvolvimento individual também possui um forte viés de meritocracia, isto é, os profissionais devem fazer por merecer crescer dentro da empresa. Aqueles com baixos resultados ou que não têm alinhamento aos valores podem ser desligados do quadro de colaboradores.

No entanto, ter um PDI exige da empresa acompanhamento desse plano e comprometimento da liderança quanto à sua execução.

Afinal, a liderança é a principal responsável por inspirar seus talentos ao desenvolvimento contínuo. E isso deve ser feito através de uma gestão humana e empática dos seus talentos.

Concluindo

Enfim, esses são os principais pilares para a gestão estratégica de pessoas. Ao incorporá-los à cultura organizacional, você garantirá a criação de equipes mais sólidas, o entusiasmo dos talentos, o melhor atendimento ao cliente e a diferenciação da empresa.

O resultado justifica o investimento na modernização e desenvolvimento estratégico do seu RH.

Gostou do nosso texto? Aproveite para ler nosso outro artigo e aprenda como lidar com funcionários desmotivados na sua empresa.

E se você quer saber mais sobre gestão estratégica de pessoas, não deixe de assinar nossa newsletter. Toda semana tem conteúdos novos que chegam primeiro na sua caixa de e-mails.

Aproveite para seguir a SER nas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades que rolam pelo Instagram, LinkedIn e Facebook.

Compartilhar este Artigo

Go to Top