Avaliação para promover funcionários: o que levar em consideração?

2021-02-11T09:59:02-03:003 May, 2018|Gestão de Desempenho|

A prática de avaliação para promover funcionários é indicada para garantir a melhor escolha dentro do capital humano presente na empresa.

Portanto, com essa avaliação é possível identificar informações relevantes. Como qual o candidato mais adequado para assumir um cargo de maior responsabilidade, apto para lidar com obrigações e cobranças em outro nível, dentre outros.

Para ajudar nesse processo, destacamos alguns fatores para levar em consideração durante a avaliação. Confira!

Planos de sucessão

Em primeiro lugar, é importante que as empresas possam contar com planos de sucessão para o preenchimento de vagas internas.

Dentro desse planejamento, faz a preparação do funcionário ao longo do tempo. Ou seja, observam a performance e o comportamento, os candidatos mais propensos a subir na hierarquia se destacam e há a realização de treinamentos para a preparação dessas pessoas.

Dados e produtividade

Dentro de um plano de sucessão, realiza a avaliação dos funcionários paulatinamente, assim dando mais segurança na hora de indicar alguém para uma promoção.

Resultados dos comitês de calibragem

As avaliações de desempenho devem fazer parte da rotina da empresa, mas é importante que haja coerência nos parâmetros de análise entre diversas equipes e setores.

É nesse ponto que os comitês de calibragem atuam: são reuniões nas quais os gestores discutem como essas avaliações são feitas e implantam escalas em comum.

Assim, quando os resultados das avaliações de desempenho forem compilados, é possível enquadrar os funcionários dentro de níveis de performance equivalentes, independentemente do setor de atuação. Então isso vai permitir decisões mais justas na hora da promoção.

Estilo de liderança

Um dos conceitos mais defendidos dentro do RH é como a liderança influencia na produtividade da equipe. Sendo assim, uma liderança horizontal é a mais indicada atualmente. Nela o gestor abre espaço para diálogos e é capaz de motivar os funcionários.

Durante a avaliação dos funcionários para um cargo de destaque, os aspectos comportamentais devem ser levados em consideração. É necessário identificar a capacidade de diálogo e como esse profissional se relaciona com os outros para que, quando promovido, exerça uma liderança positiva na empresa.

Saber trabalhar em equipe e com proatividade são dois outros aspectos importantes e que estão intimamente relacionados a uma boa gestão.

Dados e produtividade

Ética e responsabilidade

O comportamento de uma equipe dentro da empresa é ditado pelo seu gestor. O líder deve servir de exemplo e praticar os valores da organização no dia a dia.

Portanto, ao avaliar um funcionário para promoção, leve em consideração se ele age eticamente durante a realização de suas tarefas e pode levar como modelo de comportamento dentro da equipe. Trata-se de uma questão de conscientização que dificilmente será modificada após a mudança de cargo, daí a relevância desse aspecto durante a escolha.

Assumir a responsabilidade sobre seus atos e conseguir admitir erros também é outra característica importante e ligada à ética profissional. O bom funcionário e líder é capaz de aprender com os erros, além de ser capaz de cumprir prazos e horários.

Agora que você já sabe o que deve ser considerado em uma avaliação para promover funcionários, assine a nossa newsletter e seja informado sobre conteúdos novos que vão ajudar na gestão de pessoas da sua empresa.

Compartilhar este Artigo

Go to Top