LMS: entenda o que é e as vantagens de sua implantação

O LMS é um sistema que permite que sua empresa faça a gestão de aprendizagem corporativa. E traz diversas vantagens. Quer conhecê-las? Acompanhe com a gente esse artigo.

Aprendizado deve ser algo contínuo.  Certamente, esse é um consenso entre pedagogos, estudantes, profissionais e empresas. Afinal, todo conhecimento se transforma quando atravessa as experiências de cada receptor ou transmissor da mensagem.

Dentro das organizações, o investimento em uma cultura de aprendizado contínuo é primordial para a formação de equipes de alta performance. Isso inclui permitir que as pessoas troquem experiências entre si e lapidem o conhecimento já existente.

Mas não para por aí. Investir de forma estratégica na gestão de pessoas passa pela promoção de uma cultura de desenvolvimento, que inclua todos os níveis hierárquicos e setores da empresa. Nesse sentido, surge nos corredores da gestão de pessoas uma nova ferramenta, que traz em si o sentido de aprender, reaprender e construir novos caminhos. É o LMS, iniciais de Learning Management System ou Sistema de Gestão da Aprendizagem.

Não conhece? Nunca ouvir falar?

Não precisa se preocupar. Aqui na SER estamos sempre preocupados em te deixar por dentro de todas as novidades em gestão estratégica de pessoas. E por isso, preparamos esse artigo para te mostrar direitinho o que é LMS e como funciona.

Acompanhe com a gente!

O que é LMS?

Em resumo, LMS é uma plataforma que comporta programas de aprendizagem. Ela torna os processos de treinamento e desenvolvimentos nas empresas, mais dinâmico e completo.

Essa plataforma transporta o ambiente educacional para o espaço virtual, viabilizando com isso o ensino online. Sendo assim, podemos dizer que o LMS comporta uma metodologia pedagógica de ensino a distância, o já conhecido EAD.

O EAD já é bastante conhecido tanto nas escolas, quanto nos espaços corporativos. Principalmente nos últimos anos, em decorrência do isolamento social, imposto pela pandemia. Essa, que já era uma modalidade que vinha surgindo nos espaços de aprendizagem, acabou ganhando força.

O diferencial do LMS, é que ele oferece diversas funcionalidades e recursos que buscam incentivar, influenciar e promover o processo de aprendizagem online de forma positiva e inovadora.

Inclusive, é exatamente a revolução tecnológica vivida nos últimos anos, que tem viabilizado o uso do LMS. Os recursos tecnológicos, como o metaverso por exemplo, são excelentes formas de estimular a aprendizagem, através da inovação.

Dessa forma, podemos afirmar que o LMS é uma excelente ferramenta estratégica, capaz de apoiar o setor de recursos humanos na gestão de desempenho de seus talentos.

E como essa plataforma funciona?

Dizer que o LMS funciona simplesmente como o EAD, é muito simplório. Afinal, essa plataforma é muito mais completa e abrange diversas outras funcionalidades, além das aulas virtuais.

Além dos planos de treinamento, a LMS permite ainda o acompanhamento do colaborador e até a emissão de certificados ao final dos cursos.

Além disso, é possível através dessa plataforma, outras funcionalidades.

1– Personalizar a interface

Primeiramente, essa é uma possibilidade do LMS que possibilita criar funcionalidades customizadas as necessidades de cada equipe e empresa.

2– Criação de treinamentos

Ao invés de contratar um pacote de cursos fechado, que muitas vezes acabam tendo opções que não serão usadas pela equipe, implantar uma plataforma LMS permite que a empresa crie seus próprios treinamentos. Isso acaba tornando o processo mais assertivo e interessante, já que esses treinamentos estarão mais alinhados as necessidades e expectativas de seus talentos.

3– Integração de dados com o RH

A plataforma LMS permite a integração de informações de seus colaboradores com outras ferramentas de gestão. Essa integração possibilita a troca de informações como: identificação desse colaborador, metas de performance ou PDI.

4- Acompanhamento

Com o LMS é possível acompanhar a participação dos colaboradores nos treinamentos e emitir diversos relatórios, como por exemplo de desempenho nas atividades, adesão dos colaboradores aos treinamentos e outros dados estratégicos. Inclusive é possível utilizar esses dados para compor o dossiê profissional de seus talentos.

5– Painel gestor

Outra possibilidade bem interessante do LMS, é a criação de um painel gerencial para os gestores. Assim, eles podem desde acompanhar o desenvolvimento de seus liderados, até aprovar materiais.

Qual a importância de implantar uma plataforma dessas?

Implantar uma plataforma de LMS permite que a empresa faça a gestão de desempenho do seu capital humano.  Por si só, essa é uma vantagem que impacta todos os resultados da organização.

Afinal, desenvolver pessoas garante um time preparado para lidar com as exigências e mudanças do mercado, colocando a empresa em vantagem competitiva, frente à concorrência.

No entanto, limitar as vantagens do LMS a isso, é deixar de considerar sua importância no crescimento do negócio.

Quando falamos de uma plataforma LMS, não estamos nos referindo a um simples programa de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Essa é uma ferramenta que não oferece simplesmente alguns cursos. Ela permite a gestão completa de aprendizagem da organização.

Além disso, o LMS incentiva a aprendizagem contínua, através da oferta de interatividade e flexibilidade. Flexibilidade essa que permite que o colaborador tenha acesso a suas atividades de desenvolvimento a qualquer momento e em qualquer horário.

E não falamos aqui de qualquer atividade. Levando em consideração as necessidades da empresa, essa plataforma permite a oferta de cursos que façam sentido tanto para o atual momento do seu colaborador, quanto para as possibilidades futuras de sua trajetória dentro da organização.

E claro, a implantação de uma plataforma LMS, permite a otimização de recursos, diminuindo com isso, os custos financeiros da empresa em programas de desenvolvimento e treinamento de talentos.

E não para por aqui. Podemos citar ainda a agilidade de criação de conteúdos, o diagnóstico de colaboradores e o engajamento da equipe.

São inúmeras vantagens em uma única ferramenta.

Por onde começar?

A implantação de uma plataforma LMS começa na escolha da ferramenta correta. Para isso, ouvir um especialista, faz toda a diferença no desenvolvimento dessa implantação. Sendo assim, aqui na SER, nós temos um profissional pronto para tirar todas as suas dúvidas a respeito dessa ferramenta estratégica. Basta acessar esse link e tirar todas as dúvidas.

Além disso, para tornar essa jornada impactante para seus colaboradores, priorize a experiência da aprendizagem. E isso pode ser feito permitindo que seus colaboradores participem ativamente do processo, compartilhando ideias e oferecendo feedback do processo.

Certamente, a estratégia correta de ensino e as ações de marketing de aprendizagem também são de suma importância para essa experiência do colaborador.

Conclusão

Em suma, o LMS é um modelo de aprendizagem que chegou para impactar a gestão estratégica de pessoas. A facilidade de acesso, o conteúdo intuitivo e a integração com outros softwares de RH, fazem dessa, uma ferramenta de excelência na gestão do capital humano da empresa.

Além disso, o LMS é uma ferramenta que acompanha a estratégia de transformação nas organizações, a partir da automação e otimização das experiências dos colaboradores. E isso através de recursos tecnológicos que permitem não só maior interação, mas uma interação mais impactante, eficiente e até divertida.

O que garante o engajamento do colaborador e o resultado positivo para a organização.

São resultados tão significantes, que valem cada investimento.

E agora que você já sabe o que é LMS e qual a importância de sua implantação, que tal ficar por dentro de todas as novidades em gestão estratégica de pessoas? É só assinar nossa newsletter e se preparar para toda semana, receber os melhores insigths de RH, diretamente em sua caixa de e-mails.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top