Saiba o que é a Metodologia DISC e como pode aumentar a produtividade

2021-01-28T12:32:17-03:008 October, 2020|Gestão de Pessoas|

Não é de hoje que o comportamento humano é um assunto de grande interesse das pessoas e das organizações. Muitos procuram entender o motivo das reações, o que motivam as pessoas, assim como o jeito de cada indivíduo enxergar o universo e suas expectativas.

Ter conhecimento sobre nos mesmo é algo bastante valioso. Dessa forma, quando entendemos melhor nossas atitudes e comportamentos podemos ter melhores relacionamentos tanto pessoais quanto profissionais. Além disso, o autoconhecimento permite conhecer os pontos positivos e aqueles que precisam ser trabalhados no dia a dia.

Você já ouviu falar no DISC? A Metodologia DISC é uma metodologia bastante utilizada para avaliação de comportamento. Devido a sua grande eficiência, muitas organizações aplicam essa ferramenta em processos de recrutamento e seleção bem como no desenvolvimento de profissionais.

Quer saber mais sobre a Metodologia DISC? Continue a leitura do nosso post e veja como funciona e como ele pode ser útil no seu cotidiano.

O que é a Metodologia DISC?

A Metodologia DISC, usada para avaliação do comportamento das pessoas, surgiu através de estudos do Dr. William Moulton Marston. Dr. Willian queria compreender como o ser humano reagia ao ambiente em que esta inserido, suas ações e reações.

Em um ambiente corporativo, por meio da ferramenta DISC, os gestores conseguem identificar aqueles profissionais que estão mais alinhados com as expectativas da empresa. Além disso, conhecem o perfil predominante de cada indivíduo da equipe.

O DISC traça os pontos fortes e os a desenvolver por meio de um questionário simples. Dessa forma, o questionário possui diversas perguntas sobre características pessoais, de modo que o resultado indique uma das quatro matrizes: dominância, influência, estabilidade ou conformidade.

De forma mais simplificada, é um instrumento baseado em aspectos psicológicos. Ou seja, permite avaliar o comportamento dos indivíduos, levando em conta os perfis e padrões predominantes em determinados tipos de ambientes. Sendo assim, ao realizar o teste, a pessoa deve responder as perguntas honestamente para que tenha seu perfil traçado conforme a realidade.

No processo seletivo nas empresas, o DISC retrata as características de cada candidato. Então isso permite identificar em qual área ou cargo pode atuar de forma mais satisfatória. Dessa forma, é possível avaliar se o candidato tem o perfil ou não adequado para determinada vaga.

Perfis do teste DISC

O DISC foi elaborado a partir de quatro perfis comportamentais que são mais predominantes em cada um de nós. Vale ressaltar que, uma pessoa não vai reunir apenas uma dessas características, mas todas elas. A diferenciação está na predominância de uma delas. Sendo assim, veja a seguir os perfis comportamentais.

Dominância

Em primeiro lugar, as pessoas que possuem o perfil com alto índice de dominância gostam de desafios e respondem bem a eles. São muito ativos, esforçados e sempre atuam em busca da resolução de problemas e situações difíceis que enfrentam. Outro ponto de destaque, é que as pessoas com esse perfil são movidas a riscos e desafios. Elas se sentem encorajadas e acreditam em seu desempenho.

Devido a esses pontos positivos, as pessoas com esse perfil podem ter dificuldades de trabalho em equipe ou divisão de tarefas. São muito proativos, determinados, exigentes e querem domínio sobre a situação. A alta competitividade é uma das grandes características dos profissionais com traços de dominância e sentem-se mais a vontade em posições de comando e liderança. Isso deve ser avaliado, por exemplo em um processo seletivo ou de desenvolvimento.

Influência

Indivíduos com esse traço comportamental evidente, tendem a influenciar mais facilmente quem está ao seu redor. Com sua empatia, motivação e boa comunicação costumam serem pessoas populares entre os colegas e geram inspiração no ambiente de trabalho.

Sendo assim, pessoas com características de influência predominante possuem entusiasmo, poder de persuasão, otimismo e autoconfiança. Se comunicam muito bem com os outros e também gostam de trabalhar em equipe. Preferem uma situação favorável e mais amigável, onde ele consegue lidar com o que considera um cenário ideal para exercer suas funções.

Guia completo sobre eNPS

Estabilidade

Características como paciência e persistência são as principais desse perfil. São pessoas pacientes, confiáveis, leais e gentis. Lidam melhor com rotinas e padrões. São considerados bons ouvintes, agradáveis e têm um profundo espírito de equipe. Por outro lado preferem evitar mudanças, o que pode levar à falta de iniciativa no cotidiano.

Conformidade

Por fim, esse perfil ressalta o detalhe, perfeccionismo como principais características. Pessoas com esse perfil comportamental agem com cautela, sempre pensando nas consequências que as ações podem trazer. Profissionais com elevada conformidade são sistemáticos e sempre atuam em consonância com as regras e padrões preestabelecidos.

O senso analítico e a disciplina também são pontos fortes desse perfil. Entretanto, como pontos de atenção destacam-se a dificuldade em tomar decisões rápidas e delegação de tarefas.

A ferramenta DISC pode de diversas maneiras aumentar a produtividade na sua empresa. No processo seletivo de uma organização os índices de acertos são altíssimos com essa metodologia. Como o teste DISC, os candidatos podem responder o teste online, a organização consegue fazer uma triagem dos candidatos e realizar uma entrevista mais direcionada de acordo com os requisitos da vaga.

Em um processo de treinamento e capacitação de colaboradores, o DISC permite identificar pontos fortes e fracos de cada um. Desta forma, direcionam o conteúdo dos treinamentos para o desenvolvimento dos pontos levantados anteriormente, otimizando o tempo e trabalho.

Além disso, essa metodologia é muito utilizada para o desenvolvimento de lideranças. Quando um líder tem ciência e compreende seu perfil comportamental, ele procura melhoria, estabelece metas pessoais e monitora seu desenvolvimento ao longo do tempo. As chances são muito maiores de obter grandes conquistas no trabalho realizado.

Com a ferramenta DISC é possível identificar com clareza os perfis comportamentais dos colaboradores e formar equipes mais eficientes. Desta forma, se garante um melhor relacionamento profissional e ambiente organizacional harmonioso, promovendo a satisfação e maior engajamento da equipe.

Viu como o DISC pode ser vantajoso para sua empresa? Siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top