Fique por dentro das tendências do RH inteligente

2021-01-29T17:18:12-03:0027 January, 2020|Tecnologia para RH|

O RH inteligente traz uma nova abordagem da atuação do setor de Recursos Humanos. Leia o post e saiba mais sobre o assunto!

A indústria 4.0 trouxe diversas mudanças nos modos de produção e na maneira com que as empresas desenvolvem seus processos internos. Dessa forma, entre essas transformações está o RH inteligente, propondo uma nova abordagem na gestão de funcionários e visando resultados mais consistentes para a organização.

Afinal, o que é o RH inteligente e quais são suas principais tendências? Se você tem interesse em conhecer mais sobre o assunto, continue a leitura!

O que é RH inteligente?

O RH inteligente traz um novo tratamento do Recursos Humanos, automatizando processos burocráticos e percebendo o quadro de funcionários como o ativo mais valioso da empresa.

Nesse posicionamento, há a preocupação em oferecer as melhores condições possíveis para que haja motivação e engajamento dos colaboradores.

Como principais vantagens, o RH inteligente promove um crescimento mais estruturado da organização, afinal, profissionais engajados e mais preparados oferecem produtos e serviços com muito mais qualidade.

Além disso, há um aumento da eficiência e as habilidades dos funcionários são identificadas e aproveitadas, obtendo resultados mais positivos e maior satisfação desses profissionais.

Quais são as principais tendências do RH inteligente?

O RH inteligente traz novas práticas e tecnologias, que vão revolucionando a gestão de pessoas e mudando as relações entre empresa e empregados. Conheça as principais a seguir!

Mapeamento da jornada dos colaboradores

A jornada do colaborador é o caminho que um profissional percorre desde a participação no processo seletivo até o desligamento da empresa.

Guia completo sobre software para gestão de pessoas

Portanto, com a preocupação com o bem-estar dos funcionários, o RH tende a acompanhar e analisar essa jornada para proporcionar uma experiência mais positiva. Essa estratégia é importante tanto para a retenção de talentos, assim como para a construção de um bom employer branding.

Oferta de benefícios diferenciados

Ainda com foco no bem-estar e na motivação dos funcionários, cabe pensar que as equipes são compostas por pessoas de diferentes faixas etárias e formações, então compondo grupos com expectativas e necessidades diversas.

Nesse cenário, é importante oferecer benefícios flexíveis, permitindo aos empregados escolher aqueles que são mais adequados às suas necessidades e interesses.

Uso da inteligência artificial

A inteligência artificial favorece o uso de dados para que o RH tenha resultados mais precisos e possa compreender melhor as necessidades da empresa e dos colaboradores, com decisões mais acertadas.

Essa tecnologia vai ajudar no recrutamento e seleção, no planejamento de treinamentos eficientes, na estruturação de planos de carreira, entre outras aplicações.

Adoção de softwares

Uma gestão de pessoas alinhada à indústria 4.0 só é possível com o uso de softwares que favoreçam essa prática, fornecendo dados e permitindo o acompanhamento do desenvolvimento dos colaboradores.

Soluções de análise de dados e de automatização de tarefas permitirão aos profissionais do RH uma atuação mais estratégica e voltada para as necessidades atuais do mundo corporativo.

Para começar a mudar o Recursos Humanos da sua empresa é preciso pensar nas adaptações internas que devem ser feitas, em como a cultura organizacional absorve esse novo cenário e nas ferramentas que precisam fazer parte da rotina.

O RH inteligente depende de um software prático — e as soluções da SER vêm de encontro a essas demandas. Entre em contato conosco, conheça os nossos produtos e saiba como podemos ajudar você!

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top