Como um sistema de avaliação de desempenho otimiza processos de RH?

2022-04-25T09:29:05-03:0016 março, 2020|Gestão de Desempenho|

A otimização de processos em gestão de pessoas, através de um sistema de avaliação de desempenho é uma ação estratégica no RH. Acompanhe o artigo e entenda o motivo.

As organizações procuram, cada vez mais, entender e avaliar como seus colaboradores estão exercendo suas atividades no dia a dia de trabalho. Essa é uma ação estratégica, ou seja, um sistema de avaliação de desempenho para desenvolver e proporcionar o crescimento, não somente da empresa, mas também dos indivíduos que a compõe, trazendo melhores resultados.

Certamente, diante desse mercado cada vez mais competitivo, não há mais tempo para remediar desempenhos que são insuficientes ou abaixo da média.

Portanto, para que a organização alcance seus objetivos dentro do prazo planejado, o desempenho dos colaboradores precisará ser excelente.

Assim sendo, muitas empresas procuram e utilizam da tecnologia para auxiliar na gestão de pessoas, agilizando seus processos e análises. É de grande importância ampliar as análises sobre essa gestão alinhando-a com a estratégia do negócio.

Assim sendo, essa análise irá resultar no aumento do desempenho dos colaboradores e, consequentemente, na lucratividade da organização.

A SER possui soluções e tecnologia para ajudar sua empresa a implantar todo o processo de avaliação de desempenho, gestão de competências, processo de feedback, gestão de contratos e metas e plano de desenvolvimento individual dos seus colaboradores. Continue a leitura e entenda melhor como funciona um sistema de avaliação e como a SER pode te auxiliar nesse processo.

Você sabe o que é avaliação de desempenho?

As organizações estão preocupadas com a medição, avaliação e monitoramento dos resultados, desempenho, competências e fatores críticos de sucesso. Elas tendem a definir o comportamento desejado de seus colaboradores no desenvolvimento das atividades e tarefas diárias.

Dessa forma, conhecer a distância entre o desempenho real e o esperado em relação a cada colaborador é essencial para identificar problemas de integração, gestão, motivação e aproveitamento do potencial.

Por esse motivo, as organizações estão cada vez mais interessadas na implantação de sistemas de avaliação de desempenho do seu pessoal.

Em resumo, a avaliação de desempenho é uma ferramenta estratégica para medir a performance dos indivíduos dentro da organização. Portanto, essa avaliação é um dos recursos mais valiosos para realizar a gestão de pessoas, pois permite diagnosticar e analisar o comportamento dos colaboradores pelo tempo que for necessário.

É importante para a empresa manter um sistema de avaliação bem elaborado, sendo ele, um meio de evitar que a avaliação seja unilateral e superficial do gestor em relação ao seu colaborador.

Isso permite um nível maior de profundidade, auxiliando a identificar possíveis causas do desempenho ineficaz e possibilita criar um plano de ação para melhorias, como um PDI por exemplo.

A avaliação de desempenho permite definir, o grau de contribuição de cada colaborador dentro da organização e identifica aqueles que possuem qualificações acima das requeridas pelo cargo ou até abaixo.

Dessa forma fica mais fácil para o RH propor planos e programas de treinamentos necessários para desenvolvimento de colaboradores, subsídio para remuneração e promoção. Com isso, torna a tomada de decisão mais assertiva.

Como funciona a implantação?

Entender as etapas da implantação de um sistema de avaliação de desempenho é de extrema importância para torná-lo eficiente. Por isso, separamos aqui para você, um passo a passo dessa implantação.

1- Análise dos cargos

Primeiramente, é necessário analisar os cargos, detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para que possa exercê-lo com excelência. Assim sendo, essa análise é feita por meio da descrição dos cargos.

A descrição dos cargos irá identificar os requisitos cognitivos, emocionais, físicos e até ambientais para a execução de determinada função.

No entanto, para que a análise de cargos tenha uma base concreta de comparação é necessário fundamentá-lo em fatores e competências. Portanto deverá levar em consideração os aspectos qualitativos necessários ao colaborador.

2- Método de avaliação

Existem diversos métodos que podem ser utilizados nesse processo. Sendo assim, para tornar o sistema de avaliação de desempenho de sua empresa mais eficiente, é preciso avaliar qual método vai possibilitar atingir o objetivo da empresa.

A definição de por onde começar o processo de avaliação de desempenho deve ser uma decisão bastante pensada, que afetará o sucesso da prática por um longo período. Dentre os tipos de avaliação é possível escolher entre a autoavaliação, avaliação 90º, 180º e 360º.

Por meio da autoavaliação, o colaborador realiza a avaliação do seu próprio desempenho. Na avaliação 90º somente o gestor, com o auxílio do RH, faz a avaliação dos colaboradores de sua equipe. Já a avaliação 180º, o gestor avalia os seus funcionários, mas também passa por avaliação, passando o mesmo processo com cada um deles. E por último, a avaliação 360º, considerada a mais ampla, engloba colegas da mesma função, clientes, gestores de outras áreas, subordinados e superiores imediatos.

O mais importante é que essa escolha leve em consideração o perfil da empresa, número de colaboradores e cultura organizacional. Afinal, uma escolha errada pode comprometer o engajamento dos colaboradores no processo de avaliação.

3- Definição dos formulários de avaliação

O formulário de avaliação de desempenho é uma espécie de mapa para orientar os seus colaboradores e gestores. Plataformas como a SER te auxiliam com formulários totalmente customizáveis, de acordo com as necessidades e idiomas da sua organização.

Além disso, a SER possui um método de atendimento high touch, que permite o acompanhamento de todo o processo de implantação do sistema de avaliação de desempenho de sua empresa. Com isso, permite que a aderência seja feita de acordo com as necessidades da sua equipe.

4- Realização da avaliação

Defina uma data ou período para realização da avaliação.

O planejamento é muito importante, principalmente para engajar os colaboradores a participarem e averiguar os resultados obtidos. Essa frequência na agenda de todos é essencial para que o evento seja uma formalidade na cultura da organização, e da qual todos devem participar.

Portanto, antes de iniciar o processo de avaliação, divulgue-o! Disponibilize canais que os colaboradores possam tirar dúvidas. É importante considerar que todo novo processo pode gerar ansiedade e insegurança.

Portanto, a comunicação transparente é uma estratégia que possibilita o engajamento dos colaboradores antes mesmo da implantação do sistema de avaliação de desempenho.

guia avaliação de desempenho

5- Análise de dados e feedback

Finalizado o período de avaliações, o setor de Recursos Humanos realiza a análise e tabulação dos resultados, com base no questionário de avaliação de desempenho utilizado.

Em seguida, os feedbacks devem ser realizados individualmente, para que cada colaborador entenda o que foi avaliado e quais foram os resultados identificados.

6- Plano de Desenvolvimento Individual

Com o resultado da avaliação, procure observar os pontos fortes e fracos de cada colaborador e trabalhe para que os positivos sejam reforçados e os negativos, melhorados. A partir disso, desenvolva junto com seu colaborador um plano de ação para seu desenvolvimento.

Nesse sentido, ter uma ferramenta que auxilie no acompanhamento do plano de desenvolvimento individual é muito importante. Software ou plataformas oferecem dados mais precisos e minuciosos sobre o desempenho do colaborador e seu progresso poderá ser estatisticamente calculado.

Além disso, o gestor e o colaborador podem fazer o acompanhamento do avanço de desempenho, podendo fazer interferências, sempre que for necessário.

Concluindo

Em suma, ter um sistema de avaliação de desempenho implantado traz diversos benefícios como um bom planejamento de metas, desenvolvimento das habilidades dos colaboradores, engajamento da equipe, melhoria da comunicação interna, aumento da produtividade, foco nos resultados, reconhecimento dos indivíduos e, principalmente alinhamento dos objetivos pessoais com os objetivos organizacionais.

Ufa! São tantos pontos positivos que é imprescindível que a empresa busque implementar esse sistema o quanto antes, para otimizar a gestão de pessoas e o desenvolvimento de talentos de alta performance.

O sistema de avaliação de desempenho melhora a performance e desenvolve o colaborador no cargo que ele atua e permite que ele alcance postos mais altos através da progressão de carreira.

Além disso, a organização adquire informações valiosas sobre o desempenho dos seus membros para buscar decisões estratégicas e garante o alcance dos resultados definidos no planejamento estratégico.

Hora de implantar um sistema de avaliação de desempenho em sua empresa né? Entre em contato com a SER, fale com um especialista e veja como ela pode trazer soluções para melhorar a gestão da sua equipe!

E se você quer ficar por dentro das melhores práticas para uma gestão de pessoas mais humanizada e eficiente, não deixe de assinar nossa Newsletter. Toda semana tem os melhores conteúdos para o RH da sua empresa diretamente em sua caixa de e-mails.

Compartilhar este Artigo

Um comentário

  1. […] avaliação de desempenho é um processo crítico do RH. Sua elaboração e aplicação é primordial para as empresas que […]

Deixar um comentário

Ir ao Topo