Veja 6 maiores vantagens de investir na capacitação da equipe

2020-03-09T14:06:47-03:009 March, 2020|Talent Management|

A capacitação dos funcionários deve ser uma das primeiras preocupações dos gestores. Por se tratar um investimento que traz diversos retornos positivos e ajuda a alavancar a empresa, é uma ação que deve ser priorizada dentro do planejamento estratégico.

Quando não há um esforço real em trabalhar o desenvolvimento dos colaboradores, a organização tende a ser superada e pode até mesmo chegar à estagnação. Além disso, não se deve temer a perda desse investimento com a saída dos funcionários ― na realidade, profissionais que recebem esse incentivo tendem a apresentar um engajamento muito maior.

Conheça as vantagens de se investir na capacitação com este post!

O que significa a capacitação de funcionários na prática?

Quanto mais funcionários produtivos, engajados e que sabem exatamente o que devem fazer para entregar os melhores resultados a empresa tiver, mais longe chega. Ela começa a experimentar altos níveis de qualidade em seus produtos/serviços, conquista uma maior satisfação dos clientes, tem um melhor custo-benefício no processo produtivo e fortalece a sua reputação.

Nessa tentativa, várias empresas apostam apenas na experiência, concentrando essa capacitação em orientações passadas pelos colaboradores com mais tempo de casa e que dominam a rotina.

É uma tentativa válida, mas também é importante investir em treinamentos externos, para que haja uma atualização nos modos de produção e a organização consiga reciclar seus conhecimentos e manter-se relevante diante da concorrência.

O processo de capacitação deve se concentrar em promover o desenvolvimento dos colaboradores, e não se resume às habilidades técnicas. Também pode ser entendido como capacitação a melhora nas competências emocionais, aperfeiçoando pontos como inteligência emocional, capacidade de trabalho em equipe, escuta ativa, entre outros.

Quais são as vantagens do investimento na capacitação?

Ao apostar na capacitação dos colaboradores, a corporação alcança diversos benefícios, dentre os quais podemos destacar.

1. Diferencial competitivo

Organizações conscientes da importância do conhecimento em seus colaboradores conseguem sair à frente da concorrência, afinal, alcançam um produto final ou serviço de mais qualidade e ainda contam com pessoas mais engajadas.

Com isso, é possível tornar-se referência na área, obtendo uma posição de destaque diante das demais empresas do mesmo setor.

2. Redução de gastos

Os custos que envolvem a capacitação de profissionais são menores que os de contratação. Devemos considerar que, ao decidir pela busca de um novo funcionário, a empresa deve arcar não só com os custos do processo seletivo, mas também de integração e de adaptação até que os níveis de produtividade ideais sejam alcançados.

Além disso, essa nova contratação oferece riscos, afinal, não é garantido que ele será capaz de entregar os resultados desejados ou de que terá uma boa adaptação com a empresa.

3. Melhora do clima organizacional

Funcionários mais engajados e que conseguem apresentar um melhor desempenho são mais confiantes e capazes de trabalhar em equipe com fluidez. Isso traz um aumento considerável na qualidade do clima organizacional, sendo um dos benefícios do investimento na capacitação.

Guia completo sobre eNPS

Ao treinar os colaboradores, a empresa apresenta a melhor maneira de realizar as tarefas, diminuindo a incidência de erros e aumentando a clareza dentro do processo produtivo.

4. Retenção de talentos

As organizações que se preocupam em oferecer condições de desenvolvimento para seus colaboradores são vistas como um local de aprendizagem e crescimento. Os trabalhadores sabem que não são apenas números para a empresas, mas indivíduos importantes e valorizados.

Esses sentimentos fazem uma grande diferença na retenção de talentos, permitindo a construção de equipes coesas e que conhecem a fundo a cultura organizacional.

5. Motivação da equipe

Ao perceber o empenho da empresa em incentivar o crescimento individual e fornecer fontes de conhecimento e desenvolvimento, os colaboradores tendem a apresentar uma motivação maior.

Eles percebem que no local de trabalho têm espaço para crescer, além de saberem que têm condições para realizarem suas tarefas da melhor maneira possível.

6. Aumento da confiança

Os funcionários que passam por processos de capacitação sentem-se mais seguros em relação à sua importância para a empresa e aos processos que aplicam para a realização do trabalho.

Esse aumento na segurança traz uma melhora notável no nível de comprometimento. O colaborador passa a assumir uma maior responsabilidade, entende que faz a diferença para os resultados da empresa e procura entregar sempre com mais qualidade.

Quais são as melhores formas de capacitação da equipe?

Além dos treinamentos internos e externos, algumas práticas podem ser adotadas para capacitar a equipe de maneira efetiva.

Crie uma universidade corporativa

A educação continuada possibilita a evolução constante dos seus funcionários. Para isso, crie uma universidade corporativa, com conteúdos que podem ser acessados online somente pelos colaboradores, além de oficinas de reciclagem e aprimoramento.

Isso vai aproximar ainda mais os empregados e reforçar a cultura organizacional e o sentimento de pertencimento nos trabalhadores.

Dê feedbacks

Feedbacks são a melhor maneira dos trabalhadores compreenderem se estão realizando as tarefas de acordo com as expectativas. Esses retornos devem ser frequentes e sempre com o intuito de orientar o profissional.

Lembre-se de adotar uma postura empática e madura, conversando com a pessoa em particular para evitar situações constrangedoras.

Premie os bons resultados

Sempre que um colaborador tiver um desempenho acima da média, procure premiá-lo, a fim de reforçar esse comportamento positivo e orientar a todos em relação à postura profissional desejada.

Pessoas que trazem ideias inovadoras também podem receber esse reconhecimento. Isso incentivará ainda mais o desenvolvimento de novas soluções e estimulará os funcionários a buscarem mais conhecimento.

Tenha uma política consistente de gestão de pessoas

Com a gestão de pessoas, é possível acompanhar todos os resultados dos seus funcionários, avaliar as competências que eles têm ou que ainda precisam trabalhar, acompanhar o seu desenvolvimento e, principalmente, identificar as habilidades que faltam na organização e concentrar os treinamentos no aperfeiçoamento desses pontos.

Conhecendo as vantagens da capacitação dos funcionários, vale a pena preparar um planejamento bem estruturado para investir nesse aspecto da gestão de pessoas e promover o desenvolvimento dos colaboradores e da empresa.

E você, como percebe as programas de capacitação na sua corporação? Deixe um comentário no post!

Compartilhar este Artigo

4 Comments

  1. […] isso, são ministrados treinamentos e capacitações, bem como mentorias para garantir que o novo colaborador aprenda a realizar as suas atividades. O […]

  2. […] empresas precisam investir mais em seus funcionários, especialmente os talentosos. Elas devem observar o surgimento de um novo tipo de funcionário que […]

  3. […] invista em uma capacitação nesse aspecto para o seu time. Com isso, as relações ganham qualidade, uma vez que os […]

  4. […] aspecto, desenvolver a liderança é um fator central. É importante capacitar tanto os gestores quanto os profissionais do time para colocar uma liderança positiva em prática, principalmente quando se fala no gestor […]

Leave A Comment

Go to Top