A importância da avaliação anual para o RH

2022-01-10T13:04:38-03:0023 December, 2021|Gestão de Pessoas|

A avaliação anual é o momento de validação das ações do RH para se preparar para o novo ano. Entenda a importância dessa avaliação e porque sua empresa precisa adotá-la.

Cada novo ano é uma nova possibilidade. São cerca de 252 dias úteis que permitirão a construção de novas ações em gestão de pessoas, buscando o crescimento e desenvolvimento das empresas.

No entanto, antes de se iniciarem as ações para um novo ano, é preciso considerar o que foi feito no ano presente.

Afinal, nem todas as iniciativas propostas alcançam o resultado esperado e algumas ideias que podem ter sido desacreditadas para o presente, acabam se tornando excelentes alternativas diante de um novo cenário.

Contudo, ter o domínio sobre as informações da empresa no que tange o capital intelectual, é primordial para que o RH seja realmente estratégico.

Assim sendo, nesse artigo vamos te contar a importância da avaliação anual e você vai descobrir por que começar, ainda este ano, a avaliar as ações e estratégias do RH. Acompanhe com a gente.

Do que se trata a avaliação anual?

Periodicamente, os colaboradores são avaliados quanto a competência, habilidades e entregas. Essas avaliações servem para nortear os processos em gestão de pessoas, permitindo que o RH entenda onde é preciso investir ou quais habilidades e competências precisam ser desenvolvidas.

Essa é uma ação de extrema importância para que o RH conheça a equipe e saiba qual o melhor preparo da mesma, para atender os objetivos do planejamento estratégico da empresa.

No entanto, nem todo programa criado apresenta a eficiência esperada pelo RH e é nesse sentido que a avaliação anual se aplica.

Portanto, a avaliação anual é uma oportunidade de o RH revisar os processos aplicados ao longo do ano, no intuito de identificar aqueles que permitiram a equipe performar com excelência e aqueles que não surtiram o efeito esperado.

A importância da avaliação anual

Talvez você se pergunte: mas qual a importância disso?

Todo processo desenvolvido pelo RH na gestão de pessoas envolve um custo. Seja esse custo financeiro ou de disponibilidade de tempo, o que garante que ele é um bom investimento é sua eficiência em cumprir o fim para o qual foi proposto.

Só para exemplificar, quando o RH desenvolve um determinado processo de treinamento, o que aponta a eficiência desse processo são os índices de retrabalho envolvidos com a atividade para o qual esse treinamento foi proposto.
Nesse caso, os índices precisam apresentar queda em relação aos números anteriores ao processo de treinamento. Caso os índices continuem aumentando ou permaneçam estáveis, é possível que aquele processo não se adeque ao perfil da equipe.

Portanto, a avaliação anual servirá para diagnosticar todos os processos em gestão de pessoas e sua importância está exatamente nesse diagnóstico. Permitirá a identificação de quais processos são realmente eficazes e geram resultados para a organização.

Assim sendo, o RH poderá manter os processos eficientes e descartar ou remodelar aqueles que não atenderam a expectativa da organização.

Guia de Avaliação de Desempenho

E como realizar a avaliação anual?

A avaliação anual pode ser feita de diferentes formas. É possível aplicar uma avaliação 360 que permita ao RH colher informações dos diferentes stakeholders da organização no que tange as ações em gestão de pessoas.
Assim sendo, a avaliação 360 permite que tanto liderança, quanto colaboradores ou estagiários emitam suas opiniões sobre a efetividade dos processos. Inclusive apontem os pontos positivos e possíveis ações de melhoria.

Outra análise importante é a de indicadores. Assim sendo, é importante que o RH primeiramente tenha indicadores estabelecidos para cada processo implantado. E a partir da análise desses indicadores, consiga validar a eficácia de cada processo.

A avaliação se torna mais eficaz quando realizada a partir de diferentes pontos de vistas. Portanto, o ideal é que as informações colhidas tanto na avaliação 360, quanto na análise de indicadores sejam comparadas. Dessa forma, é possível extrair dados mais confiáveis, considerando tanto números, quanto a avaliação empírica de cada stakeholder.

Aproveite a tecnologia

Os processos em gestão de pessoas são inúmeros e isso acaba dificultando a análise minuciosa de todos eles.

Nesse sentido, utilizar uma ferramenta tecnológica agrega não só agilidade e confiabilidade aos dados colhidos, como permite uma abrangência maior de processos.

Portanto, contratar um software de RH e sua utilização no diagnóstico de processos do setor de recursos humanos, permite que a avaliação anual apresente informações de grande relevância para esse setor.

Além disso, a tecnologia propicia a automação da avaliação 360, permitindo que seus stakeholders imputem as informações diretamente no sistema. Com isso, a geração de relatórios e análise de dados cruzados com os indicadores do setor se torna mais rápida e eficiente.

Concluindo

Em suma, a avaliação anual tem a finalidade de diagnosticar a atuação do setor de recursos humanos, permitindo a validação de resultados e identificação de possíveis processos obsoletos nesse setor.

Sua aplicação anual visa permitir que o RH, promova a avaliação de desempenho do seu próprio setor, vez que ele passa a maior parte do ano validando e empreendendo esforços para aprimorar outros setores.

Assim sendo, essa avaliação anual mudará o foco desse setor, fazendo com que ele busque entender de que forma seus processos internos têm impactado o resultado da organização. E é exatamente essa mudança de foco que torna a avaliação anual uma estratégia de crescimento para o RH.

Entendeu a importância da avaliação anual para o setor de recursos humanos? Quer entender melhor como uma ferramenta tecnológica pode apoiar seu RH não só nesse, mas em todos os processos que ele desenvolve? Entre em contato conosco.

Com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de ferramentas tecnológicas em Gestão de Pessoas, a SER tem se dedicado ao desenvolvimento do seu Setor de Customer Sucess. Dessa forma, buscamos oferecer aos nossos clientes soluções personalizadas e atendimento humanizado e empático.

Ou seja, é a combinação da revolução tecnológica, à humanização de processos, respeitando a individualidade e a história de cada organização.

Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre processos de RH? Assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos em gestão de pessoas, diretamente em seu e-mail.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top