Avaliação de desempenho? 5 dicas para acompanhar o sucesso da equipe

A avaliação de desempenho é uma estratégia valiosa de desenvolvimento de equipes. Acompanhe conosco nesse artigo, cinco dicas para auxiliar sua empresa na correta utilização dessa ferramenta para potencializar seus resultados.

Tornar a empresa competitiva no mercado, manter seu potencial de crescimento, ter uma equipe de alta performance. Esses são grandes desafios para o setor de recursos humanos.

Na busca por esse resultado, não é possível citar apenas uma ferramenta capaz de apoiar a gestão de desenvolvimento de uma organização, já que gestão e administração de capital intelectual englobam diversos processos.

No que tange a Gestão de Pessoas, um dos principais fatores que influenciam no crescimento da empresa, é o investimento feito na identificação de talentos e desenvolvimento de performance da equipe.

Um bom desempenho dos funcionários é fundamental para que o crescimento da empresa seja não só satisfatório, mas também constante. É preciso vencer os desafios que podem forçar a estagnação, frente as mudanças rápidas que o mercado sofre. Portanto, é importante estar sempre atento no acompanhamento da equipe, para garantir o cumprimento de prazos, realização de tarefas e entrega de resultados.

Nesse sentido, uma importante ferramenta que se pode utilizar é a avaliação de desempenho. Ela permite verificar os conhecimentos técnicos do colaborador, sua postura profissional, dentre outros importantes aspectos.

A avaliação de desempenho é uma grande aliada na gestão de pessoas. Afinal, entendendo-se os pontos fortes e fracos de cada colaborador, é possível eliminar ou incentivar determinados comportamentos, além de otimizar a performance deles.

Ter uma equipe de alta performance é um dos maiores desafios da liderança, uma vez que uma equipe que compartilha da mesma visão, objetivos, na mesma sintonia e com alto nível de confiança na organização e em seus pares, impulsiona o sucesso dos negócios, diminuindo custos, retrabalho ou aumentando a qualidade das entregas.

Avaliação de desempenho, uma ferramenta de excelência

A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta que propicia ao gestor a apreciação do desempenho dos colaboradores, baseando-se em indicadores como alcance de metas, entregas efetivadas e capacidade de desenvolvimento.

Através dela, a empresa pode mensurar qual a possibilidade de desenvolvimento de um determinado colaborador, e com isso montar um Plano de Desenvolvimento Individual, e até identificar as necessidades de programas de treinamento e desenvolvimento.

Além dos métodos tradicionais de avaliação de desempenho, existem outros recursos que permitem acompanhar a performance de sua equipe. Assim, fazer um acompanhamento adequado é muito importante para melhorar os resultados e garantir o sucesso de sua equipe.

Em suma, é esse acompanhamento que irá garantir a confiabilidade da avaliação de desempenho, permitindo a potencialização de seus resultados e a formação de uma equipe de alta performance.

Portanto, para te ajudar nisso, reunimos aqui 5 dicas para avaliar o desempenho de seus funcionários e acompanhar seu desenvolvimento. Acompanhe o texto para conhecê-las!

Guia completo de avaliação de desempenho

Faça reuniões de feedback

O feedback é uma das mais importantes estratégias na liderança de equipes. É uma ferramenta utilizada pelo gestor para direcionar o desenvolvimento do colaborador, fazendo apontamentos de comportamentos, atitudes e ações positivas e negativas.

Primeiramente, realizar reuniões de feedback pode ser muito eficiente para analisar o rendimento de seus colaboradores durante determinado período. Além disso, dessas reuniões podem partir orientações sobre tomar novas ações ou sobre medidas para maximizar o desempenho de sua equipe.

Esse tipo de reunião de feedback deve ser comum na equipe. Quanto mais encontros você tiver com sua equipe para alinhar os pontos a serem trabalhados, mais fácil será a avaliação de desempenho.

O resultado disso é uma equipe aberta as mudanças, acostumada a receber feedbacks e que trata com naturalidade as correções necessárias para seu desenvolvimento. A partir das informações obtidas será possível desenvolver sua equipe, incentivar cada funcionário e promover uma avaliação de desempenho mais justa.

Observe e conheça sua equipe

Nada é mais simples e eficaz do que observar sua equipe durante o trabalho. Com uma boa observação, fica fácil notar os pontos positivos e os problemas em relação ao desempenho de sua equipe — lembre-se, no entanto, de anotar problemas de rendimento para discutir com os funcionários posteriormente nas reuniões de feedback.

Além disso, é importante também conhecer as habilidades e dificuldades de cada colaborador. Busque entender como cada um se organiza para cumprir suas tarefas e em que situações geralmente encontram problemas.

Dê espaço para que sua equipe se expresse, contribua para solução de problemas e fale sobre as dificuldades do dia a dia. Além de contribuir para que sua empresa conheça cada colaborador, esse espaço de escuta estabelece um vínculo de confiança e promove o engajamento de sua equipe nos resultados. De quebra, fornece informações valiosas para enriquecer a avaliação de desempenho da equipe.

Conhecendo sua equipe, você é capaz de compreender o que manter e o que precisa fazer para otimizar o desempenho dela.

Solicite uma autoavaliação

Uma maneira de fazer os funcionários se sentirem como parte da avaliação de desempenho é solicitar que eles avaliem a si mesmo.  Esse modelo de avaliação é individual, isto é, só depende do próprio colaborador e sua autopercepção.

Geralmente, é feita com perguntas com múltiplas escolhas de resposta, por exemplo, “como enxerga seu desempenho na empresa?”, seguida pelas opções: ruim, regular, bom e ótimo. Essas são perguntas direcionadas por indicadores de desempenho.

A partir desses indicadores de desempenho propostos pelo setor de recursos humanos, o colaborador faz uma análise crítica do próprio trabalho e identificar seus pontos de melhoria.

Com isso, o colaborador passa a observar melhor seu lugar na empresa e a buscar maneiras de aprimorar seu rendimento. Além disso, é possível desconstruir falsas percepções ou vieses pessoais que podem estar comprometendo o trabalho do colaborador e influenciando a equipe.

Lembre-se de verificar se a autoavaliação feita condiz com a observação que você realizou. Caso negativo, é importante propor soluções que levem seu colaborador a ter um entendimento mais claro de sua participação nos resultados da empresa.

Além disso, é importante oferecer feedback apresentando os pontos positivos e negativos e propor novas soluções, caso seja necessário. No entanto, não espere as reuniões de feedback para reforçar os comportamentos positivos e acertos da equipe. Elogiar e reconhecer os avanços, pode e deve ser feito em todo o tempo.

Faça relatórios

Escreva relatórios que contenham dados sobre a atuação de cada funcionário, o andamento da equipe e dos projetos e o cumprimento de cronogramas. Acompanhar mais de perto é importante para identificar riscos ou problemas, o que permite fazer ajustes no desempenho da equipe.

Em suma, esse procedimento permite que o gestor tenha uma visão ampla do rendimento da equipe e do desenvolvimento das atividades. Além disso, permite verificar em que ponto ele deve intervir para melhorar a performance de seus colaboradores, antes da avaliação de desempenho.

Uma ferramenta que pode te auxiliar nesse processo é o Dossiê Profissional, que nada mais é que um agrupamento de todas as informações que fazem parte da carreira de seu colaborador. E, portanto, podem contribuir com informações relevantes na avaliação de desempenho.

Utilize ferramentas para gerenciar as tarefas

Certamente, essa pode ser uma maneira prática de estar sempre a par do que está acontecendo com seus funcionários. Partindo do princípio de que a sinergia entre colaboradores e processos garante mais eficiência econômica, é preciso ter em mente que a administração das pessoas, aliada à tecnologia, maximiza o resultado da organização e contribui para o melhor desempenho dos colaboradores.

Nesse sentido, esse tipo de ferramenta permite realizar um planejamento e monitorar as atividades de sua equipe e assim, se apropriar de informações relevantes para a avaliação de desempenho.

Existem gerenciadores de tarefas online que permitem acompanhar o desempenho de seus funcionários mesmo a distância. O importante é estar sempre atualizado sobre sua equipe e colaborar com o desenvolvimento dela.

Concluindo

A avaliação de desempenho é muito importante para a evolução pessoal dos colaboradores e para que a empresa possa alcançar os resultados que deseja. Por isso é tão importante buscar recursos que permitam acompanhar a atuação da sua equipe. No entanto, é importante que o setor de recursos humanos entenda sua importância e os cuidados necessários em sua aplicação.

O objetivo da avaliação de desempenho é direcionar o processo de autoconhecimento e desenvolvimento de seus colaboradores e gestores e nunca o de criar repreensões e punições. Afinal, esse tipo de comportamento pode gerar a desmotivação e consequentemente a queda de produtividade de sua equipe.

O mais importante é que o processo seja humanizado e garanta o desenvolvimento de uma equipe engajada, comprometida e coesa, respeitando os diferentes perfis profissionais.

E na sua empresa, como é feita a avaliação de desempenho? Deixe suas opiniões e dúvidas sobre o assunto nos comentários!

Se você precisa de ajuda para implementar ferramentas de avaliação de desempenho de equipe na sua empresa, entre em contato conosco. A equipe da SER está preparada para te auxiliar na escolha das melhores ferramentas em Gestão de Pessoas de forma a transformar seu setor de Recursos Humanos e trazer resultados exponenciais para sua empresa.

E se você gostou do nosso conteúdo, não deixe de assinar nossa Newsletter e ficar por dentro dos melhores conteúdos em Gestão de Pessoas.

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top