Você sabe o que é avaliação por competências?

2021-09-02T09:22:43-03:002 March, 2018|Gestão de Competências|

Entenda o que é e qual a importância da avaliação por competências e saiba como aplicá-la em sua organização, para alavancar os resultados de sua equipe.

Certamente, a gestão de pessoas é uma das responsabilidades mais complexas de uma organização. Afinal, ela envolve todo o acompanhamento de toda a jornada de cada colaborador e exige do setor de recursos humanos uma análise crítica e estratégica capaz de transformar essa jornada num caminho para a excelência.

Para isso é preciso dedicação na construção de um funil de recrutamento eficiente e um a construção de processos que possibilitem o desenvolvimento profissional dos talentos contratados. Afinal, o sucesso de uma organização está diretamente ligado à sua capacidade de atrair, contratar, desenvolver e reter talentos, e a competitividade do mercado tem exigido das organizações um empenho crescente na entrega de resultados que superem as expectativas de seus clientes.

Portanto, a excelência operacional garante não só a sustentabilidade do negócio, como também a obtenção de lucro e o crescimento da empresa.

Assim sendo, dentre os processos em gestão de pessoas que influenciam diretamente na formação de uma equipe de alta performance, preparada para as exigências desse mercado, estão as avaliações de desempenho.

Sua importância

O processo de avaliação de desempenho dentro das organizações é muito importante. Afinal, trata-se de uma ferramenta de análise do desempenho dos colaboradores em função de suas atividades, objetivos, resultados alcançados e de seu potencial de desenvolvimento. Através desse acompanhamento é possível contribuir para o desenvolvimento dos profissionais e da própria organização, fortalecendo sua marca no mercado.

Existem dois tipos principais de avaliação de desempenho, podendo levar em conta os objetivos e metas ou as competências. O modelo de avaliação por competências parte do pressuposto de que as competências profissionais podem ser observadas no cotidiano de trabalho, através do comportamento e do conhecimento em evidência.

Quer conhecer melhor a avaliação por competências? Nesse artigo vamos tratar sobre sua definição, como ela é feita e qual sua importância e impacto na organização. Confira!

O que é avaliação por competências?

O modelo de avaliação por competências é um sistema que busca impulsionar a performance dos colaboradores, acrescentando capacidades ou aumentando as já existentes.

Primeiramente é importante tratarmos do conceito de competências, que pode ser entendido como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que interfere na atividade de alguém e possui relação com seu desempenho.

a) Conhecimentos: são as capacidades técnicas de cada colaborador. Aquelas que ele adquiriu através de educação formal. São as chamadas hard skills.

b) Habilidades: é o conhecimento adquirido através da prática. E tem a ver com a forma pessoal que cada colaborador lida com os problemas e os soluciona. Aqui entra o saber fazer, a expertise de cada profissional.

Guia completo de avaliação de desempenho

c)Atitudes: Já as atitudes estão relacionadas com a vontade de fazer. São as características comportamentais de cada colaborador. Conhecidas como soft skills.

Essa ferramenta tem como objetivo avaliar o desempenho do profissional, corrigir possíveis desvios e definir ações para o desenvolvimento de novos conhecimentos e habilidades no futuro.

Nesse sentido, esse modelo de avaliação torna claro para o funcionário ou para a própria organização quais competências ele já apresenta e quais deverão ser desenvolvidas ou aprimoradas.

Em suma, por meio desse processo mensura-se a contribuição de cada colaborador para a organização e a qualidade da execução de suas tarefas. Assim, destacando seus pontos fortes e seu potencial de desenvolvimento.

Como ela é feita?

Todo processo de avaliação em gestão de pessoas começa antes da construção da avaliação em si.

Nesse caso, a avaliação por competências começa com um mapeamento das competências necessárias para um bom desempenho das atividades. Assim sendo, o primeiro passo é identificar quais competências técnicas, conceituais e interpessoais são essenciais dentro de cada função.

As competências conceituais tratam do domínio de teorias e conceitos que embasam as atividades; as técnicas se referem ao domínio dos métodos e ferramentas específicas de cada área, e as interpessoais se referem às competências que permitem uma comunicação e interação eficaz.

Posteriormente é elaborado um perfil de cada funcionário em relação a essas competências. Vale ressaltar que, dependendo da atividade realizada pelo colaborador, algumas competências assumem maior importância que outras. Portanto, é esperado que os profissionais avaliados tenham maior domínio delas.

Em seguida, a partir das lacunas identificadas na elaboração do perfil do colaborador é preciso priorizar seu desenvolvimento. E isso deve ser feito a partir de um plano de ação, que pode ser um PDI, um contrato e metas ou algo do tipo. O mais importante é que sejam propostas ações práticas e que haja empenho na efetivação delas.

Por fim, é de extrema importância que todo o processo de avaliação seja documentado e o desenvolvimento de seu colaborador monitorado. Esse monitoramento permitirá que o setor de recursos humanos entenda como se dá o processo de desenvolvimento de cada colaborador. Por fim, trace caminhos alternativos caso seja necessário.

Em suma é possível perceber que a avaliação por competências é um processo humanizado. Que leva em consideração as características singulares de cada colaborador e busca com isso permitir que eles se desenvolvam e performem com excelência.

Autoavaliação

Apesar de nem sempre fazer parte da avaliação por competência, a autoavaliação é uma excelente alternativa para facilitar o desenvolvimento do seu colaborador.

Portanto, antes de submetê-lo a avaliação por parte dos gestores, proporcione a ele a oportunidade de se autoavaliar utilizando os mesmos critérios que serão usados pelo gestor.

Esse momento de autoavaliação é uma oportunidade para seu colaborador reconhecer suas habilidades, entender de que forma suas entregas têm impactado à organização, qual seu nível de desenvolvimento profissional e as possibilidades que pode alcançar através do investimento em sua própria carreira.

Dessa forma, o momento do feedback será mais fácil e proporcionará ao seu colaborador a oportunidade de conhecer melhor seu próprio perfil. Dessa forma, junto com seu líder construir um bom plano de ação para o desenvolvimento de suas habilidades e competências.

Comunicação interna

Qual é a importância e o impacto dessa avaliação?

Esse tipo de avaliação de desempenho é importante porque permite ter uma visão geral do perfil de cada profissional. Através desse conhecimento, é possível contribuir para o desenvolvimento dos colaboradores e da organização, visando alcançar os objetivos propostos pela empresa.

Além disso, a avaliação por competências proporciona uma análise que pode fundamentar um sistema de reconhecimento e remuneração mais coerente, um planejamento de carreira, o recrutamento interno e recolocações.

Ela permite ainda ter um conhecimento mais amplo sobre as dificuldades da equipe, permitindo mais assertividade nos programas de treinamento.

Sem falar que aplicada de forma contínua e sistematizada, a avaliação por competências favorece o desenvolvimento de uma cultura de aprendizado e melhoria contínua na organização. Afinal, ela propicia a melhoria da comunicação entre gestores e colaboradores, promove uma cultura de feedback constante e fortalece os vínculos de confiança através da comunicação assertiva e transparente.

Já para seus colaboradores, a avaliação por competências permite que ele entenda qual seu papel na organização e de que forma suas entregas contribuem para o resultado coletivo. Isso propicia o aumento do trabalho colaborativo e o desenvolvimento de uma equipe mais coesa.

Além disso, através do autoconhecimento proporcionado pela avaliação, ele se responsabiliza pela busca do seu desenvolvimento profissional e impulsiona sua própria performance.

Esses são fatores que impactam diretamente tanto no crescimento da empresa quanto no clima organizacional, proporcionando engajamento e elevação dos níveis de satisfação dos colaboradores.

Portanto, o impacto da implantação desse modelo de avaliação é um aumento na motivação, na produtividade dos funcionários e a melhoria contínua de seu desempenho.

Concluindo

A avaliação de competências facilita a promoção de um ambiente mais participativo e colaborativo. Quando você define quais as necessidades, competências e objetivos de cada colaborador, cria um ambiente de segurança e engajamento.

Dessa forma, seus colaboradores se toram aliados do processo de crescimento individual e organizacional uns dos outros.

Sem falar que a partir do conhecimento das habilidades que seus talentos já possuem e o monitoramento do desenvolvimento das habilidades que são necessárias, é possível propor um programa de reconhecimento e valorização dos seus colaboradores. Consequentemente, que impactará diretamente a retenção de talentos.

Dessa forma é possível tornar a avaliação por competências uma ferramenta estratégica de alto impacto para a formação de uma equipe de alta performance, e principalmente para a fidelização dessa equipe.

Agora que você já sabe a importância da avaliação de competências e seu impacto na Gestão de Pessoas, se você gostou do nosso conteúdo, compartilha em suas redes sociais.

E se você precisa de ajuda para implementar ferramentas de avaliação de competências na sua empresa, entre em contato conosco. A equipe da SER está preparada para te auxiliar na escolha das melhores ferramentas em Gestão de Pessoas de forma a transformar seu setor de Recursos Humanos e trazer resultados exponenciais para sua empresa.

Gostou desse conteúdo? Ficou interessado em conhecer e implantar soluções inovadoras no seu departamento de RH? Assine nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail conteúdos similares para tornar seu RH mais estratégico!

Compartilhar este Artigo

Leave A Comment

Go to Top